Oficina de Micronarrativas “Poucas Palavras Portáteis”

com Daniel Viana

Faça sua inscrição
De 21 a 25 de outubro Todos os dias das 18h às 22h
Maceió, AL Sala de Treinamento NDT, Sesc Poço

Sobre o Evento

ARTE DA PALAVRA - REDE SESC DE LEITURAS, CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

Oficina de Micronarrativas “Poucas Palavras Portáteis”, com Daniel Viana

Carga horária:

20 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Conteúdo:

A atividade visa estimular a investigação de possibilidades para a escrita criativa de micronarrativas e autoficção, partindo de elementos como oralidade popular, fotografias, cartas, cartões-postais, observação do cotidiano, personagens e palavras soltas. O objetivo é oferecer aos participantes uma coletânea de dispositivos para a produção de textos literários.

Sobre o autor:

É poeta, escritor contista, ator e dramaturgo. Graduando em licenciatura em Letras pelo Instituto Singularidades (desde 2017). Cursou Direção teatral pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André (2010-2012). Pesquisador em micronarrativas brasileiras, criou em 2014 a [CUBO] – Biblioteca Portátil de Micronarrativas, sendo a primeira biblioteca com acervo exclusivamente dedicado à produções de micronarrativas, o acervo é ambulante e disponível para consulta. Criador do projeto Guardanapos Poéticos que une literatura com intervenções em espaços urbanos, trabalha com criação ao vivo de poesias à partir de depoimentos do público. Foi considerado uma das revelações literárias da contemporaneidade participando da exposição Poesia Agora, do Museu da Língua Portuguesa em 2015, a exposição continua em circulação por outras capitais. Participou das duas últimas Bienais do Livro de São Paulo como escritor convidado. Professor de cursos, oficinas e workshops em produção literária tendo como base a memória do escritor. É escritor contista da Revista Opaua, assina a coluna Canto do Conto. Publicou livros de poesias e microcontos, participando de antologias e publicações em revistas digitais de literatura e arte. Dentre as publicações, destaca os livros 100 contos por 10 contos trocados (2013); Baseado em causos reais (2014) e Quase um livro para crianças (2015).

Público:

Estudantes, professores, profissionais liberais interessados em literatura, universitários, escritores e público em geral.

IMPORTANTE:

Serão disponibilizadas até 20 vagas para a oficina, mas haverá uma lista de suplência com até 10 pessoas, para o caso de alguma desistência no primeiro dia de aula.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas por este formulário on-line até11/10/2019 (sexta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 16/10/2019 (quarta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail (é preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação) até 18/10/2019 (sexta-feira), 12h. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição.

Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

Boa sorte!

Sesc Alagoas

Local

Sala de Treinamento NDT, Sesc Poço - 57025-340, Rua Pedro Paulino, 40, Poço, Maceió, Alagoas,

Organizador

Sesc Alagoas

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.