Oficina “Desprincesando o Conto de Fadas”

com Rosângela Hilário

Faça sua inscrição
De 16 a 20 de agosto Todos os dias das 20h00 às 22h00

Sobre o Evento

ARTE DA PALAVRA - REDE SESC DE LEITURAS, CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA (ON-LINE)

Oficina "Desprincesando o Conto de Fadas", com Rosângela Hilário.

ATENÇÃO: SERÃO ACEITAS APENAS INSCRIÇÕES DE RESIDENTES EM ALAGOAS.

SE VOCÊ MORA EM OUTRO ESTADO, NÃO DESANIME. PROCURE A PROGRAMAÇÃO DO ARTE DA PALAVRA EM SUA CIDADE.

Carga horária:

10 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Plataforma:

Google Meet. É preciso que o aplicativo esteja instalado (e funcionando perfeitamente) em seu PC, notebook, tablet e/ou celular, além de conexão com a Internet.

Conteúdo:

A oficina tem como objetivo principal apresentar uma perspectiva contemporânea para o Conto de Fadas e, sem retirar o encantamento e magia que devem permear a vida de meninos e meninas pequenas, trazer novas possibilidades para a organização e construção das personagens femininas, tirando-as do papel de coadjuvante de suas vidas a espera de uma figura masculina redentora a lhes dar sentido a existência. Neste novo entendimento e releitura sobre o gênero, temas que precisam permear e se fazer presentes nas narrativas de professores e professoras, mães, cuidadoras, escritoras, pais, contadoras de história e todas e todos que se utilizam da literatura como uma das possibilidades de sensibilizar, dialogar e buscar estratégias para superação do silenciamento de meninas, do entendimento da masculinidade tóxica como uma das causas da violência doméstica e da superação de discursos machistas, moralistas e cerceadores; naturalizados em histórias onde a submissão de mulheres é premiada com um “final feliz” não muito bem explicado. Além de buscar a formação de leitores e leitoras, a oficina intenciona a valorização da Literatura como estratégia para empoderamento feminino, combate ao machismo, sexismo e racismo e o desenvolvimento de um olhar descolonizado sobre a infância que permita o semear de novas possibilidades de “estar sendo” no mundo. A oficina parte do conhecimento e ressignificação dos clássicos, passando pela literatura de cordel (com tradição em empoderar a figura feminina) reorganização de histórias e organização de novos finais com protagonismo feminino.

Sobre a autora:

Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo/FEUSP: Formação de Professores: Máximas Simplificadoras e a Crise na Identidade Docente. Possui Licenciatura em Letras, Graduação em Comunicação Social/Jornalismo/Universidade de Mogi das Cruzes (1989) e Mestrado em Educação (Políticas Públicas). Atualmente é Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde, com foco em pesquisas com a temática raça, gênero e classe. Atua principalmente nas áreas temáticas de Alfabetização, Letramento e Literatura, Políticas Públicas de Formação de Professores, Interseccionalidade e Feminismo Negro.

Público:

Interessados na Literatura como ferramenta de emancipação e empoderamento feminino: professoras, feministas, escritoras, contadoras de história, mulheres e homens interessados em ressignificar Contos de Fadas como estratégia contra a colonização do pensamento (a partir de 16 anos).

IMPORTANTE:

Serão disponibilizadas até 25 vagas para a oficina, mas haverá uma lista de suplência com até 10 pessoas, para o caso de alguma desistência no primeiro dia de aula.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas por este formulário on-line até 10/08/2021 (terça-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 13/08/2021 (sexta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail (é preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação) até 16/08/2021 (segunda-feira), 12h, para receber o LINK de acesso às aulas. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição.

Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

Boa sorte!

Sesc Alagoas

Organizador

Sesc Alagoas

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.