Oficina "Criação de Mundos Ficcionais"

com Thiago Tizzot

Faça sua inscrição
De 9 a 13 de novembro Todos os dias das 20h00 às 22h00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

ARTE DA PALAVRA - REDE SESC DE LEITURAS, CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA (ON-LINE)

Oficina "Criação de Mundos Ficcionais", com Thiago Tizzot

ATENÇÃO: SERÃO ACEITAS APENAS INSCRIÇÕES DE RESIDENTES EM ALAGOAS.

SE VOCÊ MORA EM OUTRO ESTADO, NÃO DESANIME. PROCURE A PROGRAMAÇÃO DO ARTE DA PALAVRA EM SUA CIDADE.

Carga horária:

10 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Plataforma:

Google Meet. É preciso que o aplicativo esteja instalado (e funcionando perfeitamente) em seu PC, notebook, tablet e/ou celular, além de conexão com a Internet.

Conteúdo:

Através da criação de um mundo ficcional, pretende-se trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama.

Sempre que se fala em literatura fantástica é impossível não pensar no mundo em que a história se passa. Uma das características desta literatura é a criação de mundos, às vezes próximos do nosso e muitas vezes completamente diferentes. Contudo, os leitores muitas vezes não percebem a importância que o mundo criado desempenha na história, sempre somos impactados pelos heróis, monstros e vilões e o universo que abraça todos estes elementos é esquecido.

Sobre o autor:

Thiago Tizzot é apaixonado por livros de fantasia e J.R.R Tolkien. Autor de Três viajantes, de 2014, A ira dos dragões, de 2009, e Segredo da guerra, de 2005, comanda também a livraria e editora Arte & Letra, em Curitiba. “Quando conheci a obra de JRR Tolkien, algo me marcou profundamente. Aquele universo, a Terra-Média. Um mundo criado por uma pessoa e que parecia estar vivo. Fiquei fascinado com aquilo e decidi conhecer mais sobre o assunto. Li tudo que tinha disponível do Tolkien em português e depois fui ler sobre a criação de mundos.”, conta o autor, que já contribuiu com suas histórias para diversas antologias e periódicos literários.

A ideia de criar a Editora Arte & Letras surgiu no início dos anos 2000 diante da recusa das editoras do país, que, na época, não valorizam o gênero Fantasia. Logo depois de publicar O Segredo da guerra, Thiago decidiu abrir também uma livraria. “Foi uma das coisas decisivas para minha formação de escritor, para poder montar o acervo da loja, entrei em contato com diversos autores e livros que talvez de outra forma não conhecesse.”, explica o escritor.

Público:

Estudantes, professores, profissionais liberais interessados em literatura, universitários, escritores e público em geral (interessado em escrever um livro).

IMPORTANTE:

Serão disponibilizadas até 25 vagas para a oficina, mas haverá uma lista de suplência com até 10 pessoas, para o caso de alguma desistência no primeiro dia de aula.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas por este formulário on-line até 05/11/2020 (quinta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 06/11/2020 (sexta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail (é preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação) até 09/11/2020 (segunda-feira), 12h, para receber o LINK de acesso às aulas. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição.

Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

Boa sorte!

Sesc Alagoas

Programação

Aula 01

O que é o mundo ficcional / Definição dos elementos que formam sua estrutura / Exemplos de como o mundo ficcional pode auxiliar no processo da escrita.

Às20h00- Google Meet

Aula 02

Exercício sobre o impacto que cada palavra tem no momento que o leitor começa a imaginar a sua história. Leitura e comentários.

Às20h00- Google Meet

Aula 03

Criação de um mundo ficcional coletivo / Indicação de regras para a escrita / Escolha de pontos geográficos a serem trabalhados / Ligação dos elementos para que estejam no mesmo mundo.

Às20h00- Google Meet

Aula 04

Definição das regras que vão ditar o mundo ficcional / Criação de uma história curta, ambientada no mundo ficcional concebido.

Às20h00- Google Meet

Aula 05

Discussão: uso dos elementos do mundo ficcional (escolhas narrativas e possibilidades) / Como o mundo ficcional incentivou os participantes a escreverem e como ajudou no processo de escrita.

Às20h00- Google Meet

Organizador

Sesc Alagoas

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.