OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE FOGUETES - MOBFOG -PLANETÁRIO E CASA DA CIÊNCIA DE ARAPIRACA

Faça sua inscrição
Quinta, 25 de abril de 2024 Das 08:00 às 12:00

Sobre o Evento

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma iniciativa que visa estimular o interesse dos estudantes pelas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) através de atividades práticas e competitivas. Dessa forma, tendo em vista o grande desepenho dos professores e alunos da rede municipal de Arapiraca nessa olimpiada científica, foi organizada a oficina de construção de foguetes e bases de lançamentos.

Público: Professores/monitores

Programação:

7h45min - Credenciamento no Hall do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca.

8h - Abertura da atividade

8h10min às 12h - Oficina de construção de foguetes e bases de lançamento para MOBFOG.

Cada participante deverá levar seu material para a construção da sua base e foguete

(Link: CLIQUE AQUI E VEJA LISTA DE MATERIAIS PARA OFICINA)

Objetivos do evento:

Promover o aprendizado interdisciplinar: A oficina de foguete proporciona oportunidade de aplicar conhecimentos de diversas áreas, como ciências, de forma prática.

Desenvolver habilidades técnicas e práticas: Os participantes aprendem a construir foguetes de maneira prática, o que envolve desde o entendimento dos princípios de aerodinâmica e propulsão até habilidades de construção e experimentação.

Encorajar o trabalho em equipe: A oficina de construção de foguetes requer que os paricipantes trabalhem em grupos, promovendo habilidades de colaboração, comunicação e liderança.

As oficinas de construção de foguetes são, portanto, uma excelente maneira de combinar educação com entretenimento, proporcionando aos jovens uma experiência de aprendizado rica e motivadora.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente (em 2025 provavelmente teremos modalidades para lançamentos verticais), foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas neste site no link CADASTRO DE ESCOLAS. O cadastro é único para participar da OBA e ou MOBFOG.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no REGULAMENTO DA MOBFOG. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, temos também
distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.

A MOBFOG de 2024 tem como data limite para inscrição de alunos até o dia 01/05/24, porém, a inscrição é única para alunos que participarão da OBA e ou da MOBFOG. A inscrição para participar da MOBFOG é exatamente a mesma dos alunos que só participarão da OBA, ou seja, se o aluno vai participar da OBA e ou da MOBFOG, ele só precisa estar inscrito uma vez e não precisa indicar em qual das duas ele vai participar. Depois do dia 17/05/24 a plataforma fica aberta para receber as notas dos alunos se participaram da OBA ou os alcances dos foguetes se eles participaram da MOBFOG, ou nota e alcance se participaram da OBA e da MOBFOG.

Em 2024 a data limite para os alunos lançarem os seus foguetes, em suas escolas, é até o dia 17/05/24, que é a mesma data em que ocorrerão as provas da OBA nas escolas.

RECORD DE PARTICIPANTES E MEDALHAS DA MOBFOG em 2023. Graças aos esforços dos professores representantes da OBA e da MOBFOG tivemos um recorde de participações na MOBFOG de 2023, pois participaram 288.984 alunos (54% mais do que em 2022). Entre eles distribuímos 21.949 medalhas. Os participantes estavam distribuídos por 4.890 escolas de todos os estados. Tivemos a colaboração de 28.951 professores (25% mais do que em 2022). Em 2023 distribuímos 1.488 medalhas de HONRA AO MESTRE, para os professores representantes das escolas que tiveram alunos medalhistas na MOBFOG de 2023.

Recomendamos a atenta leitura do REGULAMENTO DA MOBFOG, bem como as Instruções sobre como fazer os foguetes, bases de lançamentos e os lançamentos (veja a seção de DOWNLOADS. Enfatizamos que esta atividade é extremamente prazerosa para alunos, professores e familiares, mas contêm riscos, principalmente nos níveis 3, 4 e no nível 5 (permitido só para alunos do ensino médio, tal como o nível 4, mas cujos foguetes são movidos por propulsão sólida), pois envolve o lançamento de foguetes constituídos de garrafas PET, logo, podem danificar bens e pessoas se colidirem com estes. Assim sendo, estas atividades devem sempre estar supervisionadas por adultos. A Comissão Organizadora da MOBFOG não se responsabiliza por acidentes ocorridos com seus participantes.

JORNADAS DE FOGUETES. Aproveitamos para informar que os alunos (ou equipes) que lançarem os foguetes dos níveis 3, 4 ou 5, a mais de 100 metros de distância serão convidados para participarem das JORNADAS DE FOGUETES, a serem realizadas na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024, porém, convidaremos, de cada escola, só as três equipes que lançaram mais distantes (desde que além dos 100 metros) os seus foguetes.

http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=29&pag=conteudo&m=s\

Apoio:

Prefeitura Municipal de Arapiraca
Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca - Núcleo de Educação Integral

Local

Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca - Lago da Perucaba, S/N. , Zélia Barbosa Rocha, Arapiraca, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

PLANETÁRIO E CASA DA CIÊNCIA

Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca