Inscrição

Informações

A Oficina de Danças Afro Brasileiras desde 2009 que desenvolve o estudos dos rutmos afro brasileiros no intuito de conhecimento e promoção da cultura afro brasileira através da dança , hoje trazendo também o emponderamento de auto afirmação da descendência africana.

A Oficina será dividida em oito módulos que terão como objetivo estudar e enteder historicamente o contexto e aprender os movimento executados em cada ritmos ancestrais, expressões negras de cultura afro brasileira. Neste Módulo estudaremos o Ritmo Samba Reggae.

Samba-reggae é um gênero musical nascido no estado da Bahia criado e difundido pelo maestro Neguinho do Samba. Como o próprio nome sugere, é uma fusão entre o samba brasileiro e o reggae jamaicano, representado fortemente na figura do negro. Por ser um gênero de origem baiana, é erroneamente chamado de axé music.

Como precursores do ritmo que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo, principalmente com as batidas do grupo Olodum, estão Margareth MenezesDaniela MercuryCarlinhos BrownTimbaladaBanda MelBanda Reflexus.

O samba-reggae, nasceu da fusão do samba duro (uma variante do samba de roda) com o reggae e o funk apresentando dois tambores, um pandeiro, um atabaque, uma guitarra ou viola eletrônica no lugar do cavaquinho e instrumentos da música latina, com forte influências do merengue, da salsa e de candomblé

A Oficina é aberta a todos os interesados em trazer para o seu cotidiano o convivio da cultura afro brasileira e obter o conhecimento de dança nesse segmento , assim resgatando suas identidades ainda não auto afirmadas. Os ritmos desenvolvidos nos módulos : Ijexá, Afoxé, Maracatu, Samba - Reggae, Dança dos Orixás, Dança Afro Primitiva, Dança Afro Contemporânea e Samba.

Ações Realizadas pela Cia. De Teatro e Dança Afro Aiê Orum:

2009 - Oficinas de Danças Afro Brasileiras em escolas públicas do CEPA de Maceió/AL;

2009 - Oficinas de Danças Afro na Grota Alto da Alegria no Bairro do Benedito Bentes em Maceió/AL;

2011a 2014 - Oficina de Dança Afro Brasileira na Sede do Coletivo Afro Caeté no Bairro do Jaraguá – Maceió - AL;

2012 – Oficina de Danças Afro Brasileira com Jovens da Pastoral da Terra na Barra de São Miguel – AL;

2012 – Oficina de Danças Afro Brasileira na Mostra de Dança de São Miguel/AL;

2012 – Participação na Mostra Alagoana de Dança na cidade de Coruripe-AL;

2014 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Cras da cidade de Matriz de Camaragibe/AL; 

2014 - Oficina de Danças Afro Brasileira para Casas de Axé em Maceió/AL;

2014 – Workshop de Danças Afro Brasileira no 6ºViva Zumbi na Serra da Barriga em União dos Palmares/AL;

2015 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Centro Espirita de Mãe Rosa na Cidade de Arapiraca/AL; 

2015 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Centro Espirita Santa Barbara na Cidade de Santana do Ipanema/AL;

2015 – Oficina de Dança Afro Brasileira no Povoado Quilombola Poços do Lunga na Festa de Meados de Agosto em Taquarana/AL;

2015 –Curso de Extensão de Danças Afro Brasileira na Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL na Cidade de Santana do Ipanema/AL;

2015 a 2017- Oficina de Danças Afro Brasileira no Complexo Cultural do Teatro Deodoro na Cidade de Maceió – AL;

2016 – Workshop de Danças Afro Brasileira na Ocupação do IPHAN; 

2016- Oficina de Danças Afro Brasileira na Ong. No Conjuto Denisson Menezes;

2016 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Projeto Ocupe a Praça no Bairro do Vergel, Maceió /AL;

2016 - Oficina de Danças Afro Brasileira na Unidade Feminina de Reeducandas em Maceió /AL;

2016 – Oficina de Danças Afro Brasileira com o Grupo de Capoeira Angola Palmares em Riacho Doce , Maceió/AL;

2017 – Oficina de Danças Afro Brasileira na sala de dança do Complexo Cultural do Teatro Deodoro , Maceió / AL.

 

Comente

Local e Data

CESB - Centro Espirita Santa Barbara

Rua Durvalina Vieira da SIlva,26, Domingos Acácio

Santana do Ipanema - Alagoas

Data 27/05/2017 - 28/05/2017 às 00:00

Organizador

A Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum surgiu em 2009, com o objetivo de democratizar e desmistificar a história e a cultura afro-brasileira de jovens de comunidades periféricas, áreas centrais e de povoados quilombolas, além de contribuir no resgate e valorização da cultura negra alagoana. Desde então, estamos construindo com as Oficinas de Danças Afro Brasileira, onde através da dança levantamos alguns questionamentos à cerca de nossas origens e cotidiano. E é justamente por esta que criamos outra Oficina de ação imediata no reconhecimento de nossas origens a Oficina Cabelo Afro & Consciência que tem como proposta a disseminação da cultura afro através da estética dos cabelos e da pele , contudo viemos atuando ao longo do tempo de existência da Cia. o empoderamento de se reconhecer como afrodescentes dos participantes e artistas já envolvidos com os trabalhos realizados pela Aiê Orum e os parceiros já firmados durante esses anos. Este ano avançamos por outra área, o Afroemprendendorismo na realização do I CENAFRO evento voltado para o estimulo de ações empreendedoras, econômia criativa e inovação em negócios comandados por negros e negras em Alagoas.

Página no facebook