Esta oficina tem como objetivo fortalecer o processo de aprimoramento do SUAS no Estado de Rondônia por meio da elaboração de diagnósticos socioterritoriais pelas equipes municipais da vigilância socioassistencial.
As oficinas são metodologias de trabalho onde produzem-se encontros de formações coletivas, interagindo e trocando saberes a partir de uma horizontalidade. Estrutura-se em diferentes momentos que proporcionam o conhecimento mútuo e a interação entre os participantes, refletindo sobre as questões levantadas e problematizadas ao longo dos encontros das oficinas. Sustenta-se que as oficinas regionalizadas possibilitam um processo de aprendizagem e discussão pertinente no sentido da produção dos diagnósticos situacionais, compondo sensibilizações, compreensões, análises e reflexões em torno das propostas em questão. Essa forma de trabalho permite uma liberdade de criação e construção dos projetos pautados por práticas críticas, participativas e criativas.
A partir da implantação da vigilância em 80% dos municípios de Rondônia, identificou-se a necessidade de avançar no processo de implementação dessa função, sendo que uma das principais atribuições da vigilância socioassistencial consiste na elaboração periódica do diagnóstico socioterritorial, um instrumento que tem o intuito de contribuir com a gestão no processo de planejamento das ações em políticas públicas. Assim, a equipe estadual da vigilância socioassistencial, no intuito de contribuir com esse desenvolvimento, ofertará oficina aos técnicos da vigilância dos 52 municípios de Rondônia de modo regionalizado.