Ministrante: Tayná Ladislau Rangel | Gerente Operacional de Gestão de Documentos Físicos e Digitais. Arquivista pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Gestão de Acervos e Unidades de Informação pelo Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco. Formação complementar em Web Design. Pesquisadora na área de Gestão de Tecnologias da Informação, Mediação Algorítmica e Inteligência Artificial.
Esta oficina tem como objetivo demonstrar o uso de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio à leitura paleográfica. Os participantes aprenderão a utilizar plataformas de IA para analisar documentos, identificar possíveis acertos e erros, e aprimorar a leitura manual de manuscritos.
-
Público-Alvo: Ex-voluntários do Projeto: Higienização e Acondicionamento – Arquivo Público do Estado da Paraíba: organização, conservação, restauração e disseminação documental.
-
Requisitos para os participantes:
-
Celular e/ou Notebook (levar para oficina).
-
Acesso às seguintes ferramentas (instalar ou favoritar):
-
GEMINI (gemini.google.com): Plataforma de Inteligência Artificial (IA).
-
POE (poe.com): Plataforma de Inteligência Artificial (IA).
-
CamScanner: Aplicativo para digitalizar e salvar em PDF. (Obs: Estudantes universitários podem utilizar o e-mail acadêmico para obter acesso à conta Pro).
-
Smallpdf (smallpdf.com/pt/pdf-ocr): Ferramenta para aplicar OCR em arquivos PDF.
-
-