Oficina de Leitura Paleográfica com Inteligência Artificial

Faça sua inscrição
Segunda, 21 de julho de 2025 Das 09:00 às 12:00

Sobre o Evento

Ministrante: Tayná Ladislau Rangel | Gerente Operacional de Gestão de Documentos Físicos e Digitais. Arquivista pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Gestão de Acervos e Unidades de Informação pelo Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco. Formação complementar em Web Design. Pesquisadora na área de Gestão de Tecnologias da Informação, Mediação Algorítmica e Inteligência Artificial.


Esta oficina tem como objetivo demonstrar o uso de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio à leitura paleográfica. Os participantes aprenderão a utilizar plataformas de IA para analisar documentos, identificar possíveis acertos e erros, e aprimorar a leitura manual de manuscritos.


  • Público-Alvo: Ex-voluntários do Projeto: Higienização e Acondicionamento – Arquivo Público do Estado da Paraíba: organização, conservação, restauração e disseminação documental.


  • Requisitos para os participantes:

    • Celular e/ou Notebook (levar para oficina).

    • Acesso às seguintes ferramentas (instalar ou favoritar):

      • GEMINI (gemini.google.com): Plataforma de Inteligência Artificial (IA).

      • POE (poe.com): Plataforma de Inteligência Artificial (IA).

      • CamScanner: Aplicativo para digitalizar e salvar em PDF. (Obs: Estudantes universitários podem utilizar o e-mail acadêmico para obter acesso à conta Pro).

      • Smallpdf (smallpdf.com/pt/pdf-ocr): Ferramenta para aplicar OCR em arquivos PDF.

Carregando área de inscrição

Local

Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB) | 1º Andar | Rampa 3, 58042-900, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa, Paraíba
Ver no mapa

Organizador

Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB)