Oficina "Mulheres que dão medo" (on-line)

com Lélia Almeida (RS)

Faça sua inscrição
De 29 julho a 2 de agosto Todos os dias das 18h30 às 21h30

Sobre o Evento

ARTE DA PALAVRA - REDE SESC DE LEITURAS, CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA (ON-LINE)

Oficina "Mulheres que dão medo", com Lélia Almeida (RS).

Carga horária:

15 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Plataforma:

Google Meet. É preciso que o aplicativo esteja instalado (e funcionando perfeitamente) em seu PC, notebook, tablet e/ou celular, além de conexão com a Internet.

Conteúdo:

“Mulheres que dão medo”: as mulheres que dão medo na literatura de autoria feminina podem ser consideradas aquelas que produzem literatura fantástica, de horror, de terror, de realismo mágico, as insólitas, as de fantasia e as de mistério. Os nomes que são atribuídos a estas autoras são vários e esta discussão também faz parte das conversas teóricas propostas na oficina. O oferecimento desta oficina quer atualizar nomes e pontos de vista teóricos da Crítica Literária Feminista, aproveitando o momento em que várias destas autoras voltam a ser estudas, publicadas, traduzidas e revisitadas. Vários autores clássicos na literatura do gênero também serão analisados, a partir de suas personagens femininas, num procedimento comparativo estre autores. Vamos trabalhar tanto com autoras e autores que contemplem os principais temas – em módulos separados – da literatura insólita:

1- Malditas casas tristes;

2- Barba Azul;

3- Rebecca, a mulher inesquecível;

4- As noivas mortas.

Sobre a autora:

Lélia Almeida é gaúcha, de Santa Maria e criada em Livramento, escritora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Foi professora universitária e editora, e consultora da UNESCO no Ministério da Educação e no Ministério da Justiça. Criou e coordenou o projeto Mulheres da Paz no Ministério da Justiça. É cronista e ensaísta em diversos periódicos eletrônicos e coordenadora, desde 2014, da Escola de Leitoras: grupo de pesquisa permanente de literatura de mulheres. Participou de várias antologias, sendo finalista de alguns prêmios literários e vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura – Narrativa longa em 2013 com “O amante alemão”. Livros publicados:

“Antonia”, Editora Tchê, 1987.

“Senhora Sant’Ana”, EDUNISC, 1995.

“50 ml de Cabochard: crônicas sobre mulher e literatura”, EDUNISC, 1995.

“A sombra e a chama: uma interpretação da personagem feminina em O tempo e o vento de Erico Verissimo”, EDUNISC/UFRGS, 1996.

“As mulheres de Bankog”, EDUNISC, 1997.

“Querido Arthur”, EDUNISC/WS Editora, 1999.

“As gregas do mangue, esquetes”, Clube do autor, 2011.

“As meninas más da literatura de autoria feminina”, Clube do autor, 2011.

“O amante alemão”, IEL/CORAG, 2013.

“Este outro mundo que esquecemos todos os dias”, Confraria do Vento, 2014.

“Numa estrada sem fim que carrego aqui dentro”, Casa Verde, 2019.

“A consulente sou eu”, Confraria do Vento, 2021.

Público:

Estudantes, professores, profissionais liberais, universitários, escritores e público em geral interessado em literatura, a partir de 18 anos.

IMPORTANTE:

Serão disponibilizadas até 25 vagas para a oficina, mas haverá uma lista de suplência com até 10 pessoas, para o caso de alguma desistência no primeiro dia de aula.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas por este formulário on-line até 25/7/2024 (quinta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 26/7/2024 (sexta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail. É preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação até 29/7/2024 (segunda-feira), 12h, para receber o LINK de acesso às aulas. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição.

Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

Boa sorte!

Sesc Alagoas.

Carregando área de inscrição

Organizador

Sesc Alagoas

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.