OFICINA: Teoria e Prática sobre Comunicação Alternativa para Estudantes com TEA

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Segunda, 14 de abril de 2025 Das 07:00 às 18:00

Sobre o Evento

Teoria e Prática sobre Comunicação Alternativa para Estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva e Dia Mundial de Sensibilização do Autismo

  • Data: 14/04/2025 (Segunda-feira)

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é parte de um conjunto de práticas baseadas em evidências para a população com TEA. Muitos pais e pessoas cuidadoras buscam entender qual a ligação entre CAA e autismo, já que existe uma grande parcela de autistas não vocais ou que precisam de algum tipo de suporte para conseguirem se comunicar.

Essa estratégia é utilizada para possibilitar que pessoas que não conseguem se comunicar de maneira efetiva passem a ter como estabelecer relações de aprendizado, sociais e afetivas mais produtivas e saudáveis.

Assim, a Comunicação aumentativa e alternativa é uma ferramenta voltada para auxiliar pessoas com TEA que enfrentam dificuldades na comunicação verbal e buscam desenvolver suas habilidades de fala e linguagem.

Objetivo Geral: Entender a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), levando em conta sua definição e os conceitos essenciais, à luz das teorias da CAA no ambiente escolar. Considerando os aspectos da linguagem, comunicação e aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro de uma abordagem inclusiva no contexto das salas de aula. Aplicando estratégias, adaptações e flexibilizações no planejamento pedagógico.

Objetivos Específicos:

  • Introduzir a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA);
  • Reconhecer os princípios e modelos teóricos que fundamentam o uso da CAA;
  • Estabelecer as perspectivas inclusivas e abordagens centradas no aluno;
  • Entender as estratégias para integrar a CAA no planejamento pedagógico e as adaptações de atividades para promover a comunicação de alunos com TEA;
  • Verificar os desafios e possibilidades do uso da CAA.

Público-alvo: Professores de classes regulares de educação (municipal e estadual) do estado da Paraíba.

Carga Horária: 4 horas.

Vagas: 100 (Dividida em duas turmas manhã e tarde, 50 participantes em cada turma).

Local: Auditório Antônio Paulino, Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência/FUNAD. Rua Dr - R. Orestes Lisboa, s/n - Pedro Gondim, João Pessoa - PB, 58031-090.

Horário:

  • Turma- Manhã: 07h30min ás 11h30min;
  • Turma- Tarde: 13h30 ás 17h.

Data: 14/04/2025 (Oficina Presencial)

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Local

FUNAD/ Auditório Antônio Paulino , 58031-090, Rua Orestes Lisboa, Pedro Gondim, João Pessoa, Paraíba
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Organizador

FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência

A FUNAD, através da AEE é a referência da Secretaria de Estado da Educação, para promover as ações que visam o fortalecimento da política nacional de educação especial na perspectiva de educação inclusiva, através do assessoramento, gestão e acompanhamento das escolas da Rede Pública Estadual e formação de professores de acordo com as diretrizes emanadas pela SECADI/MEC. A assessoria é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais da área de educação que apoiam os municípios, profissionais, serviços, educandos e familiares no fortalecimento da educação mais inclusiva.