Sobre

22 de outubro de 2020
15h-17h

Webinar "Acesso Aberto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

De 19 a 25 de outubro de 2020 será comemorada a Semana Internacional do Acesso Aberto 2020 e a 23ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP

O tema da Semana Internacional do Acesso Aberto de 2020 tem como objetivo anunciado a frase “Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”. O Acesso Aberto pode ser uma ferramenta poderosa para construir sistemas mais equitativos de compartilhamento de conhecimento. A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para a comunidade mais ampla se coordenar na tomada de medidas para tornar a abertura o padrão para a pesquisa e para garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho.

Diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas de forma consistente durante todo o ano e integradas à estrutura da comunidade aberta, desde como nossa infraestrutura é construída até como organizamos as discussões da comunidade até as estruturas de governança que usamos. A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar este co-design e avançar o progresso para construir fundações mais equitativas para abrir o conhecimento – discussões e ações que precisam ser continuadas, ano após ano”.

Tendo esse contexto como ponto de partida, o tema deste ano na Universidade de São Paulo intitula-se “Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que evidencia a importância da universidade, da produção científica em relação aos ODS, bem como o papel das Bibliotecas como catalisadoras destes movimentos, seja a partir da aquisição e oferta de recursos e espaços de conhecimento, registro e disponibilização de conteúdos digitais, acolhimento e apoio ao usuário e ao pesquisador, seja estudante, docente ou profissionais em geral, em todas as suas atividades.

== Programação ==

15h00 - 15h30 | O Futuro-Agora e os Desafios do Contemporâneo Hiperconectado - Profa. Brasilina Passarelli - Vice-Presidente da AGUIA
15h30 - 16h00 | Bibliotecas Digitais, Virtuais e Repositórios Institucionais: instrumentos para o acesso à Informação - Profa. Rosaly Favero Krzyzanowski - Coordenadora da Biblioteca Virtual Fapesp
16h00 - 16h30 | Produção USP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - uma análise bibliométrica - Dra. Elisabeth Dudziak - AGUIA
16h30 - 17h00 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade - Prof. Pedro Roberto Jacobi - Professor Titular do IEE/USP

Mediação: Waldo de Oliveira - AGUIA

Público alvo: pesquisadores, docentes, discentes, bibliotecários, editores de revistas, administradores, dirigentes, jornalistas, público em geral. Evento aberto com inscrições gratuitas.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

Local do evento

Evento online
Link: https://meet.google.com/epw-mdhw-mhu

Palestrantes

  • Brasilina Passarelli

    Brasilina Passarelli - Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

    Professora Titular pela ECA/USP desde  2007 e foi Chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD/ECA/USP) nos períodos de 2006-2007, 2009-2011 e 2011-2013. Eleita Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes – ECA para o período 2017-2020. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela USP (1993) com internship na Michigan State University (bolsista Sandwich do CNPq). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1976). Coordenadora Científica do NACE – Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP. Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

    22/10 - 15h00 Acesso Aberto na USP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: oportunidades e desafios

  • Rosaly Favero Krzyzanowski

    Rosaly Favero Krzyzanowski - Fapesp

    Graduada em Biblioteconomia; Especialização em Ciência da Informação, na Área da Saúde (sob o patrocínio da CAPES/MEC). Pós-Graduada em “Elaboração de Projetos” pela FIA/FEA/USP. Assessora Técnica da Diretoria da Presidencia do CTA/FAPESP, para a coordenação técnica do Projeto” Divulgação Cientifica do Estado de São Paulo, por meio da Biblioteca Virtual.  

    22/10 - 15h30 Bibliotecas Digitais, Virtuais e Repositórios Institucionais : instrumentos para o acesso à Informação

  • Elisabeth Adriana Dudziak

    Elisabeth Adriana Dudziak - Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

    Doutora em Engenharia de Produção pela EP-USP (2007), ênfase TTO - Trabalho, Tecnologia e Organização. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2001), Bacharel em Biblioteconomia pela ECA-USP (1984). É professora titular da Universidade Paulista - UNIP no Instituto de Ciências Humanas desde 2006. Foi Coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCI-FESPSP (2007-2008). Foi Chefe da Biblioteca de Engenharia Elétrica da EPUSP (1998-2010). Foi Chefe Técnica da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação (DGDI) - 2011-2014/2016-2019 e Divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos/Serviços (DGCD) - 2018-2019 do DT-SIBIUSP. Atualmente, chefia a Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação - Coordenadoria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

    22/10 - 16h00 Produção USP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - uma análise bibliométrica

  • Pedro Roberto Jacobi

    Pedro Roberto Jacobi - Instituto de Energia e Ambiente - USP

    Possui graduação em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela USP (1986). Livre Docente em Educação -USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Projeto Temático (FAPESP- 2017-2022). Professor Titular Senior do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil. Editor da revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Membro da Diretoria Anppas 2019-2022 como Diretor de Publicações. 

    22/10 - 16h30 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade

  • Waldo Cardoso de Oliveira

    Waldo Cardoso de Oliveira - Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

    Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção científica, comunicação científica, indicadores científicos, gestão de sistemas de informação, vocabulário controlado e análise documentária. Chefe Técnico da Divisão de Gestão de Projetos (DGPJ) e Assessor Técnico da Presidência da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

    22/10 - 17h00 Mediação

Programação

Inscrições

Organizador

  • Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)
    A Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA) é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.

    A Agência dá continuidade às atividades anteriormente desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP), ao mesmo tempo que incorpora novas frentes e amplia seu escopo de atuação.

    A missão da AGUIA é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Esta promoção se concretiza por meio da assistência especializada, administração, difusão e preservação do conhecimento registrado.
    Entre em contato