O desafio de mitigar os riscos climáticos é compartilhado por todos os envolvidos. A diminuição desses riscos, em nível regional, traz benefícios diretos, como a provisão de água, polinização e formação de solos, impactando positivamente as comunidades e municípios participantes. Com a criação de corredores contínuos, tornam-se mais tangíveis as oportunidades de obtenção de créditos de carbono e biodiversidade.
Somente por meio de esforços coletivos será possível reduzir os riscos de perdas de safra. Com os corredores regenerativos estabelecidos e os parceiros identificados, poderão ser implementadas ferramentas de incentivo, como o seguro rural, para mitigar os riscos de perdas. Um exemplo é o seguro paramétrico, especialmente voltado para pequenos e médios produtores, que pode ampliar o impacto coletivo dos corredores regenerativos.
A reunião em Brasília, no dia 15 de abril, de 8h30min às 12h, no Hotel San Marco, será uma oportunidade para compartilhar essa visão, buscar apoio de diversas instituições e avançar na consolidação dos corredores regenerativos no Cerrado Mineiro. Confira a programação:
08:30 - 09:00 - Recepção dos convidados e café
09:00 - 09:30 - Abertura
09:00 - 11:30 - Palestras
Palestra 1: Sobre o CCA Palestrante: Fabiane Sebaio - Bióloga e Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas
Palestra 2: Corredor de Expansão do CCA na Região do Cerrado Mineiro. Palestrantae: Michael Becker
10:45 - 11:45 - Mesas redondas
1ª mesa redonda - Vantagens de práticas regenerativas no café
2ª mesa redonda - Imporância da cooperação na paoisagem e nas cadeias produtivas para atingir resiliência climática.
Oportunidades de parcerias e investimentos
Abertura para perguntas e comentários do público.
11:45 - 12:00 - Encerramento