Tendências para um novo cenário na moda

Tendências para um novo cenário na moda

Faça sua inscrição
Terça, 22 de setembro de 2020 Das 16:00 às 18:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

Palestra “Do global ao local: tendências para um novo cenário da Moda” e Desfile: “Pará, o Território da Moda”.

Palestrantes:

Fernando Hage foi vencedor em 2012 do Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura na categoria Gestão de Empreendimentos Criativos, com o projeto Caixa de Criadores. Possui graduação em Design (UEPA), Mestrado em Moda (SENAC/SP), é doutorando em Arte (UFPA) e atualmente professor da FAAP-SP, localizada em São Paulo.

Yorrana Maia possui graduação em Bacharelado em Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), pós graduação em Moda e Criação pela faculdade Santa Marcelina (2006), especialização em Moda como factor cultural pelo IADE-Marcelina (2006) e Mestado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2013). Atualmente é professora da Universidade da Amazônia. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisas Bordas Diluídas – CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenvolvimento de coleção, processo de criação, acervos de moda e cultura.

A palestra “Do Global ao Local: tendências para um novo cenário da moda” que ocorrerá no dia 22/09/2020, no horário de 16h às 17h é uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – IGAMA.

A iniciativa propõe diálogos entre a geração de uma experiência de moda autoral/vestuário no Território de Belém/Pará e as reflexões sobre o estudo de tendências para o negócio de moda autoral, tendo como referência o Coletivo do Arranjo Produtivo Local de Moda e Design do Estado do Pará que funciona no Espaço São José Liberto, território criativo da cidade de Belém.

O Desfile apresentará a Coleção Pará, o Território da Moda/ 4ª Edição das seguintes marcas autorais: Donna Fran, Fábio Purificação, Lilia Lima, Ludimila Heringer, Madame Floresta, Micantê, Murilo Maia, Patchoulli, Prado e TuCrias, integrantes do Coletivo APL de Moda, Design do Estado do Pará, segmento vestuário.

Programação

16h00 Palestra "Território da Moda" Apresentação
Local: Bloco 1

Moda Autoral Paraense

Necessidades

Fortalecer marcas de vestuário dentro do ESJL

Estimular a oferta de mini coleções com maior periodicidade

Estabelecer o ESJL como referência de compras de marcas autorais

Território da Moda

Identidade Criativa

Identidade do lugar

Metodologia - Acompanhamento - Consultoria Criativa

Desenvolvimento de conceito

Planejamento do produto

Engenharia do processo

Produto piloto

Lançamento

Palestrante Profº. MSC. Fernando Hage (SP)

16h20 Palestra "Do global ao local: tendências para um novo cenário na moda" Palestra
Local: Bloco 2

Palestra: "Do global ao local: tendências para um novo cenário da Moda"

As tendências são instrumentos que ajudam a controlar o risco, diminuem a incerteza em relação ao futuro e que é permitem a identificação de forma antecipada dos sinais, que podem ser o indício da incubação de uma nova tendência ou, traduzindo, de um novo nicho de negócios. Elas são ferramentas de antecipação, algo que pode ser previsto através de alguns sinais.

Esses e outros aspectos que discutiremos na palestra estão mudando o cenário da Moda global e consequentemente na Moda local. Queremos apontar quais os aspectos mais relevantes para que as marcas autorais estejam conectadas e informadas para tomarem as decisões mais assertivas para os seus negócios nos próximos meses e ano. E por fim, pretendemos apontar um estudo estratégico com oportunidades desse novo contexto para o mercado de moda autoral local.

  • Compreender a importância do estudo das tendências para a tomada de decisões mais assertivas para um negócio de Moda autoral.

  • Refletir sobre o novo cenário da Moda no pós pandemia

  • Discutir sobre as principais tendências apontadas pelos bureaus de pesquisa.

  • Apontar algumas oportunidades de negócios, produtos e serviços para a moda autoral local a partir das reflexões anteriores.

Palestrante: Profª Yorrana Maia

17h00 Desfile "Pará o território da Moda Apresentação Artística
Local: Bloco
Direção Criativa: Fernando HageStyling: Diogo CarneiroO Desfile apresentará a Coleção Pará, o Território da Moda/ 4ª Edição das seguintes marcas autorais: Donna Fran, Fábio Purificação, Lilia Lima, Ludimila Heringer, Madame Floresta, Micantê, Murilo Maia, Patchoulli, Prado e TuCrias, integrantes do Coletivo APL de Moda, Design do Estado do Pará, segmento vestuário.

Organizador

Espaço São José Liberto

É um espaço turístico, cultural e de economia criativa de Belém, Pará, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o Anfiteatro Coliseu das Artes, Espaço Gourmet, seis lojas de joias e o Espaço Moda. É um lugar de comercialização de joias, produtos de moda e artesanatos de designers, artesãos, microempresários e marcas genuinamente paraenses. É mantido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) em parceria com Instituto de Gemas e Joias do Pará (IGAMA).