Palestra

Palestra "O sentido das Joias Religiosas"

Faça sua inscrição
Terça, 18 de agosto de 2020 Das 15:00 às 17:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

A prática religiosa é um ato antigo e existente em diversas culturas que pode ser expressa por seus devotos em símbolos que representam a crença em algo maior e trascendente. Os acessórios, feitos com metais como ouro e prata e pedras preciosas, carregam simbologia de fé, isto é, são as joias religiosas, tema da palestra on-line que será ministrada pela professora Me. Rosângela Gouvea (Universidade do Estado do Pará).

As joias religiosas trazem significados de adoração a entidades superiores e representam proteção contra as energias negativas, além de comunicar a fé de um indíviduo, seguindo uma tradição milenar, antes mesmo da era cristã. Com o passar dos séculos, símbolos foram relacionados às religiões, criando uma forma mais fácil de identificaçãodos fiéis.

As imagens da Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, são representações católicas que demonstram a pureza da mãe de Jesus, filho de Deus, na tradição católica. No Pará, não apenas Nossa Senhora de Nazaré se destaca nas joias religiosas, mas todos os ícones que remetem à procissão do Círio de Nazaré. Expressar a religiosidade por meio das joias, que pode ser usada no dia a dia e que também pode vir de uma herança familiar ou se tornar um presente especial é uma maneira de professar a fé individual.

Organizador

Espaço São José Liberto

É um espaço turístico, cultural e de economia criativa de Belém, Pará, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o Anfiteatro Coliseu das Artes, Espaço Gourmet, seis lojas de joias e o Espaço Moda. É um lugar de comercialização de joias, produtos de moda e artesanatos de designers, artesãos, microempresários e marcas genuinamente paraenses. É mantido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) em parceria com Instituto de Gemas e Joias do Pará (IGAMA).