Palestra: Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais: Importância para Ciência, Tecnologia e Inovação.

Faça sua inscrição
Terça, 15 de outubro de 2024 Das 15:00 às 16:00

Sobre o Evento

A Central Multiusuária de Análise e Caracterização Quimico-Biológica (CM-ACQuimBio) juntamente com a coordenação do curso de Ciências Biológicas do campus V, e a Comissão de Éticano uso de Animais (CEUA/UEPB) convidam a comunidade acdêmica para participar da palestra "Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais: Importância para Ciência, Tecnologia e Inovação", a ser ministrada pela Prof. Dra. Leila Bastos Leal - Representante Nacional dos Laboratóris Associados da RENAMA.

A Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais (RENAMA) é uma iniciativa que vem ao encontro do panorama internacional que fomenta e privilegia o princípio dos 3Rs. A proposição dos princípios dos 3Rs (Replacement, Reduction and Refinement) por Russel e Burch em 1953 foi um marco no desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais.

A criação da RENAMA permite a existência de uma infraestrutura laboratorial e de recursos humanos especializados capazes de implantar métodos alternativos ao uso de animais e de desenvolver e validar novos métodos no Brasil.

A RENAMA é composta por duas categorias de laboratórios (Laboratórios Centrais e Laboratórios Associados) e é supervisionada pelo Conselho Diretor da Renama. O objetivo é reduzir o uso de métodos que utilizem animais, substituir os métodos existentes por outros que sejam igualmente ou mais eficientes e refinar os métodos já consagrados para que se reduza o impacto das pesquisas no uso de animais.

Palestrante

  • Leila Bastos Leal

Carregando área de inscrição

Local

Auditório Pioneiros - Campus V - UEPB, 58071-470, Rua Horácio Trajano de Oliveira s/n, Cristo Redentor, João Pessoa, Paraíba
Ver no mapa

Organizador

CENTRAL MULTIUSUÁRIA DE ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICO -BIOLÓGICA

A Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica da UEPB (CM-ACQuimBio), é uma estrutura multiuso instalada no campus V – João Pessoa, da Universidade Estadual da Paraíba, que tem como foco de contribuição potencial as áreas prioritárias: Saúde, Desenvolvimento Regional Sustentável, e Arranjos Produtivos Locais elencadas pelo Governo do Estado da Paraíba. A CM-ACQuimBio também apresenta um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação, fornecendo à comunidade científica a possibilidade de realização de análises químicas, farmacêuticas, biológicas, entre outras, de acordo com a temática dos equipamentos disponíveis.

A CM-ACQuimBio, cadastrada no PNIPE através do site: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/9167, é a primeira estrutura multiusuária com equipamentos de médio e grande porte em funcionamento na Universidade Estadual da Paraíba. Sendo composta por um conjunto de laboratórios multiusuários interdisciplinares, planejados de forma racional, que não apresentam redundâncias dentro da Instituição, de forma a permitir atender diretamente às linhas de pesquisa e Programas de Pós-graduação das ICTs do Estado (UEPB, UFPB, UFCG, IFPB e INSA), bem como de outros estados e regiões do país nas mais diversas áreas do conhecimento: Farmácia, Química, Engenharia Química, Odontologia, Ciência e Tecnologia Ambiental, Biologia, Ecologia e Conservação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Nutrição, assim como outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Desde o início de seu funcionamento em 2022, a CM-ACQuimBio vem contribuindo para a maior independência científica e tecnológica da UEPB, ao mesmo tempo em que vem contribuindo para a diminuição das assimetrias regionais no que tange a distribuição da infraestrutura de pesquisa no país, além de contribuir para fixação de doutores no Estado e na região.