Paulo Freire: educação dialógica e contemporaneidade

30 de junho de 2024, 19h00 - 20h30

Informações

O minicurso visa apresentar o conceito e as caraterísticas, segundo Paulo Freire, do educador dialógico. Além disso, suscitar reflexão sobre a prática docente e os temas geradores como uma metodologia de ensino libertadora, eficaz na atuação na sala de aula, repleta de desafios próprios da contemporaneidade.

Carregando área de inscrição

Alex Santana Figueirêdo

Bacharelando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - ICHS/UFOP. Licenciado em História e Pedagogia. Especialista em: História do Brasil; Psicopedagogia Institucional; Gestão Escolar, Orientação e Supervisão; Teologia e Pensamento Religioso; Política e Sociedade; Metodologias do Ensino de História; e em Filosofia Ética e Cidadania. Técnico em Administração. Membro dos Grupos de Estudo História da América Latina e Império em Pauta, ambos vinculados à PUC-MG e integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI, na Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, vinculado ao Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais - NEPHE/UEMG. Pesquisa História da Educação, Planejamento Pedagógico, Didática e Ensino de História.

Dezessete anos de experiência em Educação, atuando como professor, coordenador pedagógico, secretário escolar e tutor em curso técnico (IFPR). Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos Educação Freiriana e dialogicidade.