O minicurso visa apresentar o conceito e as caraterísticas, segundo Paulo Freire, do educador dialógico. Além disso, suscitar reflexão sobre a prática docente e os temas geradores como uma metodologia de ensino libertadora, eficaz na atuação na sala de aula, repleta de desafios próprios da contemporaneidade.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Bacharelando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - ICHS/UFOP. Licenciado em História e Pedagogia. Especialista em: História do Brasil; Psicopedagogia Institucional; Gestão Escolar, Orientação e Supervisão; Teologia e Pensamento Religioso; Política e Sociedade; Metodologias do Ensino de História; e em Filosofia Ética e Cidadania. Técnico em Administração. Membro dos Grupos de Estudo História da América Latina e Império em Pauta, ambos vinculados à PUC-MG e integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI, na Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, vinculado ao Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais - NEPHE/UEMG. Pesquisa História da Educação, Planejamento Pedagógico, Didática e Ensino de História.
Dezessete anos de experiência em Educação, atuando como professor, coordenador pedagógico, secretário escolar e tutor em curso técnico (IFPR). Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos Educação Freiriana e dialogicidade.