PBL2025 International Conference

Faites votre inscription
Du 29 outubro au 1 novembro Tous les jours de 08h00 à 12h30

À propos de l'événement

O congresso discutirá como o PBL e as metodologias ativas de aprendizagem podem promover a inclusão e a equidade nos ambientes acadêmicos e escolares. Tendo o protagonismo dos estudantes como um dos pressupostos desse modelo de aprendizagem, entende-se que sua implementação nos espaços educativos favorece a diversidade e o respeito às diferenças nas relações de ensino e aprendizagem. Complementarmente, reforçar o papel ativo das pessoas na sociedade é uma maneira de incentivar a cidadania ativa que busca a construção de um mundo mais sustentável, solidário, justo e feliz.

The conference will explore how PBL and active learning methodologies can foster inclusion and equity within academic and school environments. Given that student agency is a fundamental principle of this learning model, its application in educational settings promotes diversity and nurtures respect for differences in teaching and learning relationships. Furthermore, empowering individuals to take an active role in society contributes to fostering engaged citizenship, ultimately working towards a more sustainable, compassionate, fair, and fulfilling world.

El congreso discutirá cómo el ABP y las metodologías activas de aprendizaje pueden promover la inclusión y la equidad en los espacios académicos y escolares. Teniendo el protagonismo de los estudiantes como uno de los presupuestos de este modelo de aprendizaje, se entiende que su implementación en los nos espacios educativos favorece la diversidad y el respeto de las diferencias en las relaciones de enseñanza y aprendizaje. De manera complementaria, refuerzan el papel activo de las personas en la sociedad como una forma de incentivar la ciudadanía activa que busca la construcción de un mundo más sustentable, solidario, justo y feliz.

TAXAS DE INSCRIÇÃO

CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO INSCRIÇÕES ANTECIPADAS:
(01/07 até dia 10/10)
TAXA DE INSCRIÇÃO PADRÃO
(a partir de 11/10)
1) Taxa para participantes de países de alta renda R$ 1.800,00 R$ 1.980,00
2) Taxa para participantes de países de baixa renda R$ 990,00 R$ 1.200,00
3) Taxa para docentes e gestores de instituições públicas de ensino básico de países de alta renda e para alunos de graduação de IES públicas ou privadas de países de alta renda R$ 900,00 R$ 1.080,00
4) Taxa para docentes e gestores de instituições públicas de ensino básico de países de baixa renda e para alunos de graduação de IES públicas ou privadas de países de baixa renda R$ 650,00 R$ 720,00
5) Taxa para estudantes de graduação e pós-graduação com trabalhos aprovados no evento e com comprovante de matrícula ou declaração assinada pelo Coordenador do Curso ou Secretaria da IES R$ 590,00 R$ 720,00
6) Taxa para estudantes de pós-graduação sem trabalhos aprovados com comprovante de matrícula ou declaração assinada pelo Coordenador do Curso ou Secretaria da IES. R$ 790,00 R$ 990,00

Consulte nossa política de inscrição aqui: https://acesse.one/pbl2025registrationpolicy

REGISTRATION FEES

REGISTRATION CATEGORIES Early registration:
(From July 1st; until October 10th)
Standard
registration fee
(From October 11th)
1) Fee for participants from high-income countries R$ 1.800,00 R$ 1.980,00
2) Fee for participants from low-income countries R$ 990,00 R$ 1.200,00
3) Fee for teachers and managers of public basic education institutions in high-income countries and for undergraduate students of public or private higher education institutions in high-income countries R$ 900,00 R$ 1.080,00
4) Fee for teachers and managers of public basic education institutions in low-income countries and for undergraduate students of public or private higher education institutions in low-income countries R$ 650,00 R$ 720,00
5) Fee for undergraduate and graduate students with approved papers at the event, upon presentation of proof of enrollment or a declaration signed by the Program Coordinator or the Academic Office of the Higher Education Institution. R$ 590,00 R$ 720,00
6) Fee for graduate students without approved papers, upon presentation of proof of enrollment or a declaration signed by the Program Coordinator or the Academic Office of the Higher Education Institution. R$ 790,00 R$ 990,00

Please refer to our registration policy here: https://acesse.one/pbl2025registrationpolicy

INSCRIPCIONES

CATEGORÍAS DE INSCRIPCIÓN Inscripción anticipada:
(Del 01/07 al 10/10)
Cuota de inscripción estándar:
(A partir del 11/10)
1) Tarifa para participantes de países de renta alta R$ 1.800,00 R$ 1.980,00
2) Tarifa para participantes de países de renta baja R$ 990,00 R$ 1.200,00
3) Tarifa para docentes y directivos de instituciones públicas de educación básica en países de renta alta y para estudiantes de grado de IES públicas o privadas de países de renta alta R$ 900,00 R$ 1.080,00
4) Tarifa para docentes y directivos de instituciones públicas de educación básica en países de renta baja y para estudiantes de grado de IES públicas o privadas de países de renta baja R$ 650,00 R$ 720,00
5) Tarifa para estudiantes de pregrado y posgrado con trabajos aprobados en el evento y con comprobante de matrícula o declaración firmada por el Coordinador del Curso o la Secretaría de la Institución de Educación Superior (IES) R$ 590,00 R$ 720,00
6) Tarifa para estudiantes de posgrado sin trabajos aprobados, con comprobante de matrícula o declaración firmada por el Coordinador del Curso o la Secretaría de la Institución de Educación Superior (IES) R$ 790,00 R$ 990,00

Consulte nuestra política de inscripción aquí: https://acesse.one/pbl2025registrationpolicy

Conférenciers

  • Alcielle Santos
  • Alexandre Magno Diniz
  • Alexandre Sampaio
  • Carlos Longo
  • Carlos Vega
  • Carolina Cavalcante
  • Danny Zahreddine
  • David Santos
  • Diana Dolmans
  • Diogo de Azevedo Miranda
  • Fei Jiang
  • Gilliat Falbo
  • Gisele Diniz
  • Herco Fonteijn
  • Julia Andrade
  • Kelly Cristina Martins Faêda
  • Krista Glazewski
  • Laura Hamdan de Andrade
  • Lilian Bacich
  • Luis Bretel
  • Marco Antonio Morgado
  • Maria Lívia de Castro
  • Maria Portes
  • Mark Serva
  • Michael Rowe
  • Miguel Angelo Andrade
  • Patrick Marinho Duarte
  • Paulo Andrade
  • Paulo Marcondes Carvalho Junior
  • Rafael Aredes Couto
  • Raquel Sampaio Jacob
  • Rejane Cantoni
  • Renata Alencar
  • Renate Fruchter
  • Sandro Jerônimo
  • Sara Pimenta
  • Soraya Grossman
  • Tailze Melo
  • Thaís de Azevedo
  • Ulisses Araujo
  • Valeria Arantes
  • Valéria Camargo de Lacerda Carvalho
  • Viviane Pinheiro
  • Woei Hung
  • Anette Kolmos
  • Glen O'Grady
  • Juliene Ferreira
  • Marcos Kutova
  • Lea Sulmont
  • Paulo Blikstein
  • Kelly Gomes
  • Rosina Pérez
  • Henrik Worm Routhe
  • Samson Tan
  • Reinhold Steinbeck
  • Tereza Peres
  • Wan Ying Tay
  • Ana Maria Chagas Sette Câmara
  • Antônio Márcio de Freitas
  • Dora Kaufman
  • Felipe de Souza Abreu
  • Mario Neto Borges
  • Elke Berenice Kölln

Programme

09h00 - Renate Fruchter Conferência: Transformative learning journeys through PBL Conferência
Lieu: Teatro São João Paulo II

Jornadas de aprendizagem transformadoras por meio do PBL

10h30 - Mark Serva, Michael Rowe, Samson Tan, Sandro Jerônimo, Woei Hung Painel de Discussão: Artificial Intelligence in Higher Education Panneau
Lieu: Teatro São João Paulo II

Mark Serva (University of Delaware) USA - Mediador Michael Rowe (University of Lincoln) UK Samson Tan (SUSS) Singapore Sandro Jerônimo (PUC Minas) Brasil Woei Hung (UND) USA

10h30 - Alexandre Sampaio, Diogo de Azevedo Miranda, Gilliat Falbo, Paulo Marcondes Carvalho Junior Painel de Discussão: O uso de metodologias ativas na educação de médicos e profissionais de saúde Panneau
Lieu: Multimeios – Sala 112 – Prédio 14

Alexandre Sampaio (Faculdade Santa Casa BH) Gilliat Falbo (Faculdade Pernambucana de Saúde) Diogo de Azevedo Miranda (PUC Minas) Paulo Marcondes (Educater) – Mediador

10h30 - Rejane Cantoni Lounge: Arte com e [contra] os algoritmos: O que é arte? O que são os algoritmos? Quem são os artistas? Como estes se relacionam? Atelier
Lieu: Sala 207 – Prédio 14

Rejane Cantoni (Artista)

10h30 - Patrick Marinho Duarte, Ulisses Araujo Lounge: ATIVAR! Metodologias ativas por Whatsapp Atelier
Lieu: Sala 208 – Prédio 14

Patrick Marinho Duarte (UNESP) e Ulisses Araujo (USP)

14h00 - Anette Kolmos, Laura Hamdan de Andrade, Mario Neto Borges, Renate Fruchter Painel de Discussão: Different Approaches of PBL in Engineering Education Panneau
Lieu: Teatro São João Paulo II

Anette Kolmos (Aalborg University) Dinamarca Renate Fruchter (Stanford University) USA Mario Neto Borges (ABENGE) Brazil Laura Hamdan de Andrade (PUC Minas) Brazil – Moderadora

14h00 - Alexandre Magno Diniz, Carolina Cavalcante, David Santos, Viviane Pinheiro Painel de Discussão: Metodologias ativas e desenvolvimento profissional Panneau
Lieu: Multimeios – Sala 112 – Prédio 14

Carolina Cavalcante (Fundação Dom Cabral) David Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana) Viviane Pinheiro (USP) Alexandre Magno Diniz (PUC Minas) – Moderador

14h00 - Carlos Longo, Marcos Kutova Lounge: Picos e Vales do Ensino Superior: um bate papo sobre o futuro qualitativo e inclusivo dos novos formatos de oferta do Ensino Superior de 2026 em diante Atelier
Lieu: Prédio 14 - Sala 207

Carlos Longo (Universidade Católica de Brasília) e Marcos Kutova (PUC Minas)

14h00 - Luis Bretel Lounge: Diseño de escenarios y problemas; como diseñar currículo universitario para el desarrollo de competencias; enseñanza universitaria ajustada al cerebro adolescente Atelier
Lieu: Prédio 14 - Sala 208

Luis Bretel (International Institute for a Quality Education) Perú

16h00 - Dora Kaufman, Paulo Andrade, Paulo Blikstein, Rejane Cantoni Painel de Discussão: Inteligência Artificial e Metodologias Ativas de Aprendizagem Panneau
Lieu: Teatro São João Paulo II

Paulo Blikstein (Columbia University) Dora Kaufman (PUC SP) Rejane Cantoni (Artista) Paulo Andrade (Instituto Iungo) – Mediador

16h00 - Carlos Longo, Marcos Kutova, Sara Pimenta, Ulisses Araujo Painel de Discussão: Metodologias Ativas e Educação à Distância: a busca por inclusão e qualidade Panneau
Lieu: Multimeios – Sala 112 – Prédio 14

Carlos Longo (ABED) Ulisses Araujo (Universidade de São Paulo) Marcos Kutova (PUC Minas) Sara Pimenta (PUC Minas) – Mediadora

16h00 - Krista Glazewski, Woei Hung Lounge: IJPBL – Interdisciplinary Journal of Problem-Based: How to publish in English Atelier
Lieu: Prédio 14 - Sala 207

Krista Glazewski (North Carolina State University) e Woei Hung (University of North Dakota)

16h00 - Miguel Angelo Andrade Lounge: Programa ONE HEALTH – Ação integrada de saúde humana, animal e ambiental Atelier
Lieu: Prédio 14 - Sala 208

Miguel Angelo Andrade (PUC Minas)

09h00 - Michael Rowe Conferência: From banking to liberation: How AI can democratise knowledge construction in active learning Conferência
Lieu: Teatro São João Paulo II

Michael Rowe University of Lincoln, (UK)

10h30 - Fei Jiang, Juliene Ferreira, Krista Glazewski, Paulo Andrade, Wan Ying Tay Painel de Discussão: Active Learning and Teacher’s Professional Development in the World Panneau
Lieu: Teatro São João Paulo II

Fei Jiang (Northeast Normal University) (China) Juliene Ferreira (Tampere University) (Finlandia) Krista Glazewski (North Carolina State University) (USA) Wan Ying Tay (Singapore University of Social Sciences) (Singapore) Paulo Andrade (Instituto IUNGO) (Brazil) - Mediador

10h30 - Alcielle Santos, Kelly Gomes, Renata Alencar, Tereza Peres Painel de Discussão: Amazônias nas salas de aula da Amazônia: transformar para conhecer! Panneau
Lieu: Multimeios – Sala 112 – Prédio 14

Alcielle Santos (Instituto Iungo) ?Kelly Gomes (Universidade do Estado do Amapá) ?Tereza Peres (Roda Educativa) Renata Alencar (Instituto Iungo) – Mediador

10h30 - Renate Fruchter Lounge: Developing and Implementing Multi-Disciplinary Distributed PBL: Why, What, How, and So What Panneau
Lieu: Prédio 14 - Sala 207

Renate Fruchter (Stanford University) USA

10h30 - Lilian Bacich Lounge: STEAM e a formação de Professores Atelier
Lieu: Prédio 14 - Sala 208

Lilian Bacich (Triade Educacional) Brasil

14h00 - Diana Dolmans, Gilliat Falbo, Henrik Worm Routhe, Woei Hung Painel de Discussão: Multi, Inter and Transdisciplinary Learning: It’s Characteristics and Challenges Ouverture
Lieu: -

-

14h00 - Julia Andrade, Lilian Bacich, Tailze Melo Painel de Discussão: Metodologias ativas na educação básica brasileira: experiências e perspectivas Ouverture
Lieu: -

-

14h00 - Ulisses Araujo, Valeria Arantes Lounge: Sentir e Pensar: o uso de metodologias ativas na educação socioemocional Ouverture
Lieu: -

-

14h00 - Mark Serva Lounge: Teaching in the Age of AI: Faculty Perspectives on What’s Change Ouverture
Lieu: -

-

16h00 - Danny Zahreddine, Herco Fonteijn, Marco Antonio Morgado, Reinhold Steinbeck Painel de Discussão: Active Learning to promote citizenship and a more equitable world Ouverture
Lieu: -

-

16h00 - Carlos Vega, Lea Sulmont, Luis Bretel, Rosina Pérez, Valeria Arantes Painel de Discussão: Metodologías Activas y Desarrollo Profesional Docente en Latino América Ouverture
Lieu: -

-

16h00 - Krista Glazewski Lounge: SceneCraft: Creating engaging, AI-powered, narrativedriven learning experiences for students Ouverture
Lieu: -

-

16h00 - Paulo Marcondes Carvalho Junior, Valéria Camargo de Lacerda Carvalho Lounge: Como elaborar prompts eficientes em Inteligência Artificial com foco em metodologias ativas de ensino-aprendizagem Ouverture
Lieu: -

-

09h00 - Ulisses Araujo Conferência: PBL and active methods for a more inclusive and equitable world Ouverture
Lieu: -

-

10h30 - Anette Kolmos, Diana Dolmans, Glen O'Grady, Luis Bretel, Mark Serva, Ulisses Araujo, Woei Hung Painel de Discussão: The Future of PBL and Active Methods in Education Ouverture
Lieu: -

-

10h30 - Paulo Andrade Painel de Discussão: Pedagogia de projetos, Design Thinking e Cultura Maker: a perspectiva dos estudantes Ouverture
Lieu: -

-

10h30 - Michael Rowe Lounge: AI to support student learning Ouverture
Lieu: -

-

10h30 - Kelly Cristina Martins Faêda Lounge: Óscar da Física Ouverture
Lieu: -

-

14h00 - Ana Maria Chagas Sette Câmara, Gisele Diniz, Paulo Marcondes Carvalho Junior, Soraya Grossman, Valéria Camargo de Lacerda Carvalho PBL Autêntico: Aprendizagem em projetos: como incluir a curricularização da extensão no cuidado coletivo em saúde Immersion
PBL Autêntico: Aprendizagem em projetos: como incluir a curricularização da extensão no cuidado coletivo em saúde
Lieu: Clínica de Odontologia da PUC MG

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Resumo: Como planejar e realizar atividades de curricularização da extensão, utilizando a sala de espera da clínica de odontologia como espaço de cuidado integral em saúde e estratégia de promoção da saúde no SUS. Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL – Project Based Learning) para a identificação de problemas de saúde e a construção de soluções participativas na forma de cuidado coletivo. Após a realização da experiência planejada, os participantes realizarão um debriefing refletindo sobre a vivência.

Docentes: Paulo Marcondes Carvalho Junior, Valéria Camargo de Lacerda Carvalho, Ana Maria Chagas Sette Câmara, Soraya Grossman, Gisele Diniz.

14h00 - Antônio Márcio de Freitas, Elke Berenice Kölln, Felipe de Souza Abreu, Laura Hamdan de Andrade, Rafael Aredes Couto, Raquel Sampaio Jacob PBL Autêntico: Desafios Reais na Catedral Cristo Rei Immersion
PBL Autêntico: Desafios Reais na Catedral Cristo Rei
Lieu: Catedral Cristo Rei, Belo Horizonte

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Resumo: Nesta oficina de PBL autêntico, os participantes terão a oportunidade de vivenciar desafios reais em uma das maiores obras em andamento em Belo Horizonte: a Catedral Cristo Rei, projetada por Oscar Niemeyer. A partir de situações relacionadas especialmente a gestão de obras, estruturas, materiais e design review, os grupos serão convidados a discutir e propor soluções colaborativas. Mais do que uma visita, é uma experiência prática de aprendizagem ativa, aberta a todas as áreas da Engenharia, Arquitetura e também a outros campos do conhecimento.

Docentes: Antônio Márcio de Freitas, Felipe de Souza Abreu, Laura Hamdan de Andrade, Rafael Aredes Couto, Raquel Sampaio Jaco.

14h00 - Maria Lívia de Castro, Tailze Melo PBL Autêntico: Sal da Terra: conexões entre experiência sensível e PBL Immersion
PBL Autêntico: Sal da Terra: conexões entre experiência sensível e PBL
Lieu: Praça da Liberdade

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Resumo: Ao defender a "experiência" como uma metodologia ativa, reconhecemos que o conhecimento mais transformador é aquele que emerge da vivência plena e do engajamento crítico das pessoas com o mundo. A proposta deste PBL autêntico é oportunizar que os participantes vivenciem uma experiência sensível com ênfase na resolução de problemas. O local será o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e o objetivo é que o grupo identifique questões relevantes emergentes desses espaços culturais e seus territórios, considerando o recorte da relação entre arte, cidade e educação. A proposta é, portanto, construir uma experiência colaborativa de resolução de problemas, com ênfase na interdisciplinaridade e na arte como caminho para a construção do pensamento crítico-criativo fundante de modelos de ensino que permitem aos estudantes se colocarem de forma engajada na construção de conhecimentos significativos para eles e para o mundo.

Docentes: Maria Lívia de Castro e Tailze Melo.

14h00 - Maria Portes, Thaís de Azevedo PBL Autêntico: Criatividade, Colaboração e Cidadania no Mercado Central de Belo Horizonte Immersion
PBL Autêntico: Criatividade, Colaboração e Cidadania no Mercado Central de Belo Horizonte
Lieu: Mercado Central de BH

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Resumo: A construção de conhecimentos, a vivência de atitudes e o desenvolvimento de competências e habilidades significativas e relevantes para a vida social, pessoal e profissional saudável, ética e sustentável pode ser alcançada pela excelência interdisciplinar. Esta experiência autêntica de PBL pretende promover esses objetivos por meio do desenvolvimento de um projeto coletivo “mãos na massa” dentro do mercado municipal de Belo Horizonte, onde os participantes irão interagir com comerciantes, usuários e questões de usabilidade nos espaços, identificando problemas reais e propondo soluções para o seu enfrentamento.

Docentes: Thaís de Azevedo e Maria Portes

Carregando área de inscrição

Lieu

PUC Minas - Campus Coração Eucarístico, 30535-901, Avenida Dom José Gaspar, número 500, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, Minas Gerais
Voir sur la carte

Organisateur

PANPBL Association of PBL and Active Learning Methods

The PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies aims to promote educational forums for professionals representing a wide variety of positions and knowledge on Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies, as well as communication, cooperation and scientific research for individuals and institutions.