XII Semana da Pedagogia da FBN

XII Semana da Pedagogia da FBN

"Experiências pedagógicas em tempo de pandemia na pluralidade amazônica"

Faça sua inscrição
De 26 a 27 de maio Todos os dias das 18h30 às 22h00
Manaus, AM Faculdade Boas Novas (Anexo II)

Sobre o Evento

A XII Semana de Pedagogia com a temática: “Experiências pedagógicas em tempo de pandemia na pluralidade amazônica" será realizado nos dias 26 e 27/05/2022 na Faculdade Boas Novas, Manaus, AM.

O evento é realizado no âmbito das experiências pedagógicas e na relação com o curso de Pedagogia reunindo temáticas próprias e sobretudo, oportunizando o diálogo entre o fazer pedagógico e os desafios da pós-pandemia, sob a dimensão da formação emancipatória do ser humano, refletindo o tempo presente da sociedade em que vivemos.

O evento reúne o Corpo Docente e Discente do curso de Pedagogia da Faculdade Boas Novas contando com a participação direta de alguns professores especialistas nas áreas e temas abordados, bem como com alguns professores convidados.

Além de mesas e exposições, o evento contará com a realização de 5 STs - Simpósios Temáticos com submissão para apresentações de trabalhos que abordam a dimensão pedagógica no campo da educação básica e seus desafios, são eles:

ST1: A Saúde mental na educação básica e superior em tempos de pandemia
Prof. Dr. Cláudio José da Silva e Profª Esp. Lívia Dourado

ST2: Ensino e aprendizagem para a educação emancipatória
Profª Ma. Larissa Barros e Profª Ma. Soraya Neves

ST3: Diálogos educacionais sobre as mídias na pandemia e novas perspectivas para a prática docente
Profª Esp. Wilce Jane Reis

ST4: Direitos humanos, Diversidade e Interculturalidade
Prof. Me. Reyth Ribeiro e Profª Ma. Lindalva Sâmela

ST5: Educação e Tecnologias
Profª Esp. Elane Alves

Acesse agora a inscrição desejada. Se "Inscrição Simples" ou "Inscrição com Apresentação de Trabalho", para ambas você deverá escolher um Minicurso (já incluso no valor da inscrição).

Para inscrição com Apresentação de Trabalho em ST, após a confirmação do pagamento, você deve acessar no Menu o ambiente de Submissão de Trabalhos e submeter um resumo contendo: título do trabalho; área temática; resumo do trabalho (max. de 250 palavras) e nome do autor ou autores.

Haverá a certificação de 10hs para quem participar integralmente do evento. Também haverá certificados de apresentação nos STs - Simpósios Temático.

Se inscreva e participe desse grande evento!

Profª Ma. Larissa Barros / Prof. Me. Reyth Ribeiro / Profª Ma. Lindalva Sâmela / Profª Ma. Wilce Jane Reis
Organizadores do Evento

“Educação não tranforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Paulo Freire

Palestrantes

  • Profª Ma. Larissa Barros
  • Prof. Me. Reyth Ribeiro
  • Profª Ma. Lindalva Sâmela
  • Profª Esp. Wilce Jane Reis
  • Prof. Dr. Cláudio José
  • Profa. Ma. Soraya Neves
  • Profª Esp. Lívia Dourado
  • Profª Esp. Elane Alves
  • Profª Ma. Emaluci Reis
  • Profª Roze Trovão
  • Profª Ma. Alexandra de Andrade

Programação

18h30 - Profª Esp. Elane Alves, Profª Ma. Alexandra de Andrade, Profª Ma. Larissa Barros, Profª Ma. Lindalva Sâmela, Profª Roze Trovão Mesa I: 'Mudanças na educação: ressignificando o presencial e o virtual' Mesa-redonda
Local: Auditório Ana Lúcia Câmara (Anexo II)

Palestrantes: Profª Ma. Lindalva Sâmela (FBN) / Profa. Esp. Elane Alves (FBN) / Profª Roze Trovão (Convidada) / Profª Ma. Alexandra Andrade (Convidada)

Mediação: Profª Ma. Larissa Barros

21h00 - Profª Ma. Emaluci Reis Mostra/Exposição: 'Educação mediada por tecnologias' Exposição
Local: Auditório Ana Lúcia Câmara (Anexo II)

Expositora: Profª Roze Trovão

Coordenação: Profª Ma. Emaluce Reis

16h00 - Profa. Ma. Soraya Neves, Profª Ma. Larissa Barros ST2: Ensino e aprendizagem para a educação emancipatória - Profª Ma. Larissa Barros e Profª Ma. Soraya Neves Simpósio Temático
Local: SALA 2

Ementa: Este simpósio opotuniza a apresentação de tranalhos acerca dos seguintes temas: Didática. Práticas de ensino. Metodologias de ensino. Alfabetização. Processos educativos e especificidades no ensino e aprendizagem em diferentes etapas, níveis e modalidades. Ensinar e aprender na escola pública/privada democrática. Currículo e emancipação. Impasses para uma educação emancipatória no contexto da pandemia.

16h00 - Profª Esp. Wilce Jane Reis ST3: Diálogos educacionais sobre as mídias na pandemia e novas perspectivas para a prática docente - Profª Esp. Wilce Jane Reis Simpósio Temático
Local: SALA 3

Ementa: Este simpósio recebe trabalhos que tratam sobre: Diálogos voltados para a maior interação entre professor e aluno, afim de amenizar problemas que ocorrem no ensino aprendizagem, com o agravante da pandemia. Valorização da profissão docente, como facilitador desse desafio educacional. Formação do cidadão participante em todas as instâncias da vida social e contemporânea, o que implica articular os objetos convencionais da escola ,às exigências postas pela sociedade comunicacional, informática e globalizada: maior competência reflexiva, interação crítica com as mídias e multimídias, conjunção da escola com outros universos culturais, conhecimento e uso da informática, formação continuada (aprender a aprender), capacidade de diálogo e comunicação com os outros, reconhecimento das diferenças, solidariedade, qualidade de vida, preservação ambiental”.

16h00 - Prof. Me. Reyth Ribeiro, Profª Ma. Lindalva Sâmela ST4: Direitos humanos, Diversidade e Interculturalidade - Prof. Me. Reyth Ribeiro e Profª Ma. Lindalva Sâmela Simpósio Temático
Local: SALA 4

Ementa: Este simpósio recebe apresentação de temas que envolvam a Educação inclusiva. Políticas afirmativas. Educação das Relações Étnico-Raciais, Afro-brasileira e Africana, Quilombola e Indígena. Identidades, interseccionalidade. Movimentos culturais. Gênero, Sexualidade e Educação.

16h00 - Profª Esp. Elane Alves ST5: Educação e Tecnologias - Profª Esp. Elane Alves Simpósio Temático
Local: SALA 5

Ementas: Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Integração das TDIC aos currículos. Impasses e desafios entre o Ensino remoto e o ensino presencial. Educação a Distância. Implicações, riscos e impactos para os processos educativos do: ensino remoto, ensino híbrido e educação domiciliar (homeschooling). Tecnologias e o empresariamento da Educação.

16h00 - Prof. Dr. Cláudio José, Profª Esp. Lívia Dourado ST1: A saúde mental na educação básica e superior em tempos de pandemia - Prof. Dr. Cláudio José da Silva e Profª Esp. Lívia Dourado Simpósio Temático
Local: SALA 1

Ementa: Esse simpósio temático oportuniza a apresentação de trabalhos e a reflexão de temas que envolvam os Efeitos da pandemia e das medidas de contingenciamento sobre a saúde mental dos professores da educação básica e do ensino superior. Trabalho e saúde mental dos professores durante e após a pandemia de Covid-19. Impactos da pandemia na saúde mental da criança, adolescente e jovens. Mudanças no ritmo de aprendizagem. Perdas e lutos no contexto da pandemia e a saúde mental dos professores.

19h00 - Prof. Me. Reyth Ribeiro, Profª Ma. Larissa Barros, Profª Ma. Lindalva Sâmela, Profª Roze Trovão Mostra Cultural e Exposição de Talentos - Acadêmicos e Convidados Encerramento
Local: Estacionamento - Anexo II

O encerramento da XII Semana de Pedagogia se dará no estacionamento do Anexo II da FBN com apresentações diversas de músicas e peças de teatro entre acadêmicos e convidados do curso.

Local

Faculdade Boas Novas (Anexo II) - 69077-000, Avenida Rodrigo Otávio, 1655, Japiim - Fone: 92 98121-2373, Manaus, Amazonas,

Organizador

Comissão Organizadora

A coordenação e o corpo docente do curso de Pedagogia são os responsáveis pela organização e realização da XII Semana de Pedagogia.

Faculdade Boas Novas onde o conhecimento traz liberdade!