Serão realizadas, no sábado (15/08), duas palestras abordando os temas pensamento computacional na educação e metodologias ativas. O evento on-line terá início às 14h e contará com certificação.
Serão proferidas as seguintes palestras:
Palestra 1: “O Pensamento Computacional na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”
Prof. Dr. André Raab - Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Palestra 2: "Como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual?"
Prof. Dr. José Moran - Universidade de São Paulo (USP)
Quando?
Dia 15 de agosto, sábado
Que horas?
Das 14h às 17h
Onde?
https://youtu.be/cOJF7KaSFYs
ATENÇÃO!
- Faça uma revisão de todos os campos do formulário para evitar erros de digitação.
- Seu certificado será emitido conforme os dados cadastrados.
- Se o e-mail for digitado incorretamente, não será possível enviar seu certificado.
Abertura Abertura · Herbert Lima
“O Pensamento Computacional na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” Palestra · André Raab
'Como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual?' Palestra · José Moran
Dia 15 de agosto de 2020 (sábado)
14h - no link: https://youtu.be/cOJF7KaSFYs
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005), tendo realizado pós doutoramento na Universidade de Stanford (2016). É Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996).
É professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali.
É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenou em 2017 uma comissão para elaboração de proposta da SBC para Computação na Educação Básica. É editor da revista International Journal on Computational Thinking. É membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação na Educação Brasileira. Desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Pensamento Computacional, Movimento Maker, Software Educacional e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes.
É servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.
É professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor na Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. Nasceu na Espanha e se naturalizou brasileiro. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora da USP.