Informações

Serão promovidas, no sábado (15/08), duas palestras abordando os temas pensamento computacional na educação e metodologias ativas. O evento on-line terá inicío às 14h e contará com certificação.

Serão proferidas as seguintes palestras:
Palestra 1: “O Pensamento Computacional na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”
Prof. Dr. André Raab - Universidade do Vale do Itajaí (Univali)


Palestra 2: "Como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual?"
Prof. Dr. José Moran - Universidade de São Paulo (USP)



Quando?
Dia 15 de agosto, sábado


Que horas?
Das 14h às 17h


Onde?
https://youtu.be/cOJF7KaSFYs



ATENÇÃO!
- Faça uma revisão de todos os campos do formulário para evitar erros de digitação.
- Seu certificado será emitido conforme os dados cadastrados.
- Se o e-mail for digitado incorretamente, não será possível enviar seu certificado.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

André Raab

Saiba mais

Herbert Lima

Saiba mais

José Moran

Programação:

Abertura Abertura · Herbert Lima

“O Pensamento Computacional na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” Palestra · André Raab

"Como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual?" Palestra · José Moran

Credenciamento

Dia 15 de agosto de 2020 (sábado)
14h - no link: https://youtu.be/cOJF7KaSFYs

Evento online

Link: https://youtu.be/cOJF7KaSFYs

Data: 15/08/2020 às 14:00

Laboratório de Tecnologias Educacionais da UFC

André Raab

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)


Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005), tendo realizado pós doutoramento na Universidade de Stanford (2016). É Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996). 

É professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. 

É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenou em 2017 uma comissão para elaboração de proposta da SBC para Computação na Educação Básica. É editor da revista International Journal on Computational Thinking. É membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação na Educação Brasileira. Desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Pensamento Computacional, Movimento Maker, Software Educacional e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes.

Herbert Lima

Secretário de Educação de Sobral


É servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

José Moran

Universidade de São Paulo (USP)


É professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor na Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. Nasceu na Espanha e se naturalizou brasileiro.  Suas ideias estão no blog Educação Transformadora da USP.