O objetivo desse PET Debate é fazer um resgate da memória de uma das mulheres pretas mais relevantes, não apenas no cenário brasileiro como também internacional, no que diz respeito ao debate sobre racismo e movimentos como o MNU, feminismo na america latina, envolvimento na política partidária e entre outros temas que marcaram a trajetória da vida de Lélia Gonzalez. A proposta do encontro é discorrer sobre as particularidades da vida pessoal e pública e as questões que a perpassavam enquanto uma mulher preta no contexto histórico de uma sociedade que exercia o racismo velado, encoberto como "democracia racial".
Convidadas da Roda de conversa:
Sawan Alves: Graduada em Serviço Social pela UFSC e especialização em Africanidades e Cultura Afro-brasileira, Metodologia do Ensino da Língua Port. e Literatura na Ed. Básica e Serviço Social e Saúde Mental (cursando) pela Unopar/Anhanguera. Educadora Social no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Autora do livro Menina de Oiá.
Vitória Gabriele Carvalho Diniz: Educadora Social por formação, estudante da 4ª fase do curso de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina e militante do movimento negro pelo coletivo Alicerce.