Pluraliza: comunicação para diversidade e inclusão

Faça sua inscrição
De 1 a 2 de dezembro Todos os dias das 14h00 às 19h00

Sobre o Evento

O Pluraliza acontece nos dias 1 e 2 de dezembro de 2025, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. O evento é um espaço de encontro, reflexão e criação voltado a pensar novas formas de comunicar, incluir e existir. Ancorado na tríade diversidade, inclusão e processos comunicacionais, o Pluraliza propõe um diálogo entre pesquisa, arte e práticas sociais, reafirmando o potencial da comunicação como prática de resistência e transformação.

Em um contexto em que os discursos sobre diversidade e inclusão são frequentemente apropriados e esvaziados por lógicas tecnocráticas e neoliberais, o evento convida a retomar o sentido político e afetivo dessas pautas, recolocando-as como instrumentos de mudança social e cultural.

A programação contará com mesas temáticas, mostras audiovisuais e expressões artísticas, reunindo pesquisadores, artistas, ativistas e pessoas que vivenciam diferentes marcadores sociais de diferença — étnico-raciais, de gênero, sexualidade, deficiência, entre outros.

O Pluraliza é aberto a toda a sociedade e convida o público a participar dessa construção coletiva por uma comunicação mais plural, ética e comprometida com a justiça social.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Soraya Barreto (PPGCom/UFPE)
  • Profa. Dra. Emanuelle Rodrigues (PPGCom/Ufal)
  • Prof. Dr. Robson Guedes da Silva (PPGEdu/UFPE)
  • Profa. Dra. Andréa Karinne dos Santos (PPGC/UFPB)
  • Profa. Dra. Flávia Mayer (PPGC/UFPB)
  • Prof. Dr. Sérgio Rodrigo Ferreira (PPGC/UFPB)
  • Doutoranda Jayane Souza (PPGPS/UFPB)
  • Ma. Ana Clara Reis (PPGC/UFPB)
  • Mestranda Andreza Apolonio (PPGC/UFPB)
  • Mestranda Bianca Domingos (PPGC/UFPB)
  • Mestrando Davi Batista (PPGC/UFPB)
  • Mestranda Maria Iasmin Soares (PPGC/UFPB)
  • Mestranda Rhariette Lima (PPGC/UFPB)
  • Mestrando Túlio Rodrigues (PPGC/UFPB)

Programação

14h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Cine Aruanda

Credenciamento

14h30 Memórias silenciadas, vozes em jogo: gênero, mídia e a construção da diversidade no esporte Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Profa. Dra. Soraya Barreto (PPGCom/UFPE)

Pós-doutorado na McGill University, Institute of Gender,Sexuality and Feminisms (IGSF), Montreal, Canadá. Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da UFPE. Professora e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM / UFPE. Pesquisadora em temáticas ligadas aos Estudos de Gênero, Feminismos, Esportes e Mídia. Bolsista Produtividade do CNPq Coordenadora dos GPs CNPq Obmidia/UFPE: Observatório de Mídia: gênero, democracia e direitos humanos da UFPE e do Fegeccap - Núcleo de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo. Coordenadora do ReMuFut - Rede de Mulheres Pesquisadoras de Futebóis do Brasil.

15h30 Mulheres não brancas no mercado comunicacional: do apagamento à inclusão Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Mestranda Maria Iasmin Soares (PPGC/UFPB)

Realizadora audiovisual, jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Mulher indígena em retomada da cidade de Santa Rita (PB), do povo Karirí, desenvolvendo sua pesquisa sobre cinema de mulheres indígenas.


Mestranda Rhariette Lima (PPGC/UFPB)

Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas e bacharela em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisa sobre sobre comunicação, raça, gênero e relações de trabalho.

17h00 Diversidade e organizações em contextos neoliberais: lógicas e desafios contemporâneos Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Profa. Dra. Emanuelle Rodrigues (PPGCom/Ufal)

Professora Adjunta do Curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Baleia - Laboratório de Estudos em Comunicação, Organizações e Narrativas do Capitalismo.

18h00 Mostra audiovisual Apresentação
Local: Cine Aruanda

-

14h00 Deficiência e questões de gênero em instituições do ensino superior Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Profa. Dra. Flávia Mayer (PPGC/UFPB)

Professora Adjunta do Curso de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Projeto Somos Diversas — Processos comunicacionais e estratégicos sobre a deficiência em universidades brasileiras.

Profa. Dra. Andrea Karinne Albuquerque dos Santos (PPGC/UFPB)

Docente do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (UFPB), Doutora em Ciência da Informação (UFPB), Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UEPB), Relações Públicas e Jornalista (UFPB). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa CACTO, Gepsci e Grujordi, atua com os temas: Divisão Sexual do Trabalho, Gênero, Resiliência Informacional, Relações de Trabalho, Práticas Informacionais, Relações Públicas, Folkcomunicação, Desenvolvimento Local, Jornalismo Cultural e Cultura Underground.

15h00 Caminhos para uma comunicação acessível Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Mestranda Andreza Apolonio (PPGC/UFPB)

Mestranda em Comunicação pelo PPGC, atualmente desenvolvendo pesquisa na área de Acessibilidade Comunicacional e Bacharela em Relações Públicas pela UFPB.

Mestranda Bianca Domingos (PPGC/UFPB)

Graduada em Cinema & Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.

Mestrando Túlio Rodrigues (PPGC/UFPB)

Assessor Técnico de Acessibilidade do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB). Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do OCINEA - Observatório do Cinema Acessível e do Plano Conjunto - Laboratório de Cinema, Educação e Acessibilidade, projeto vencedor do Prêmio de Boas Práticas em Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL. Audiodescritor e pesquisador dos campos do audiovisual, da audiodescrição e da acessibilidade cultural.

16h30 O corpo da mulher gorda: das relações de trabalho às redes sociais Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Doutoranda Jayane Souza (PPGPS/UFPB)

Jornalista, Mestra em Comunicação e doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do trabalho e de corporeidade. Ativista científica gorda. Profissional com experiência laboral em televisão, jornalismo policial e entretenimento, assim como, atuação em marketing de saúde.


Mestra Ana Clara Reis (PPGC/UFPB)

Diretora de programa da TV Universitária da UFPE, mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB e jornalista. Pesquisa sobre sobre comunicação, corpos dissidentes e Instagram.

17h30 Trajetórias LGBTQIA+ entre educação e trabalho Mesa Temática
Local: Cine Aruanda

Prof. Dr. Robson Guedes da Silva (PPGEdu/UFPE)

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (DME/CE-UFPB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu-UFPE). Líder do Laboratório de Educação, Processos de Subjetivação e Sexualidades (ELÃ-UFPB/CNPq). Coordenador do Observatório LGBTQIAPN+ da UFPB (PROEX-UFPB).


Mestrando Davi Batista (PPGC/UFPB)

Mestrando em Comunicação (PPGC/UFPB), possui MBA em Gestão de Projetos (USP/Esalq) e bacharelado em Relações Públicas (UFPB). É integrante do grupo de pesquisa CACTO, colaborando com estudos nas áreas de comunicação organizacional, relações de trabalho e diversidade sexual e de gênero.

Carregando área de inscrição

Local

CCTA UFPB, 58050-585, Centro de Comunicação, Turismo e Artes - Universidade Federal da Paraíba Campus I, Jardim Cidade Universitária, João Pessoa, Paraíba
Ver no mapa

Organizador

PPGC/UPFB | PPGCOM/Ufal | PPGCOM/UFPE | CACTO | Projeto Somos Diversas