Pomar do Quintal

Pomar do Quintal

Faça sua inscrição
Quarta, 1 de setembro de 2021 Das 19:00 às 21:00

Sobre o Evento

A live será realizada pelo QUINTAL - Coletivo Experimental do Habitar Político vinculado à Faculdade de Artes Visuais da UFG-Goiânia que irá apresentar o projeto "Práticas de Assessoria Técnica Universitária: Diálogos entre Quintal e os Bairros Orlando de Morais e Antônio Carlos Pires", que está sendo elaborado por meio do edital de patrocínio de ATHIS 2021 promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás – CAU/GO. O projeto tem como principal objetivo oferecer à comunidade dos bairros Antônio Carlos Pires e Orlando de Morais assessoria técnica no desenvolvimento de projeto urbano-paisagístico para a praça pública localizada nos respectivos bairros.

Carregando área de inscrição

Realização

Patrocínio

Gestão

Apoio

Organizador

QUINTAL

O QUINTAL nasceu no segundo semestre de 2017 a partir da inquietação de alguns estudantes no tocante à função social do arquiteto e da cidade/espaço, numa tentativa de aprofundar assuntos e temas para além da sala de aula. Essa inquietação surge a partir da participação dos membros no XLI Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - ENEA, ocorrido em Goiânia no ano de 2017, e o contato com pessoas, discussões e realidades antes não conhecidas. Dessa maneira, o QUINTAL toma corpo, primeiramente, como um EMAU”, e partindo de diversas indagações e discussões, tanto individuais quanto coletivas, na transição do ano de 2018 para 2019, o grupo deixa de se intitular Escritório Modelo e passa a tomar forma como Coletivo Experimental do Habitar Político.
Desde a sua fundação, o QUINTAL se propõe ao debate da função social da Arquitetura e do Urbanismo, dando relevância aos estudos teóricos e experimentais como meio para o trabalho de ação extensionista. Desse modo, parte-se de um aprofundamento dos debates no que tange à assessoria técnica para que seja possível sua concretização, além do desejo de promover a desconstrução da hierarquia dos saberes técnicos. Uma assessoria técnica que minimize as assimetrias entre os “detentores de saber técnico” e outros participantes que por vezes são “portadores da força de trabalho” e não participam do processo (VILAÇA; CONSTANTE, 2015).