As experiências e vivências de quando fomos crianças não ficaram perdidas no passado : elas nos constituem. Brincar é uma forma de se relacionar com o mundo e, por meio da imaginação, significamos e criamos sentidos sobre ele. Sendo assim, é uma expressão legítima de existência que continua a nos habitar ao longo da vida, pelos sentidos que atribuímos às coisas do mundo por meio das brincadeiras. Caminhamos, portanto, sempre junto com nossa infância e brincadeiras, que seguem atravessando nossos modos de estar no mundo e, nossos modos de ser docente de bebês e crianças.
No dia 22 de maio, às 15h30, na Sala de Seminários do Centro de Educação, teremos um encontro especial para refletirmos sobre os sentidos do brincar na formação docente e na prática pedagógica com crianças.
Vamos conversar sobre como o brincar atravessa nossa docência e o que significa construir uma docência brincante, sensível aos modos de ser, sentir e imaginar das infâncias.
Nossa convidada será Karina Reis, pedagoga e mestranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), pesquisadora das infâncias, do brincar e das práticas pedagógicas na educação infantil.
A atividade terá duração de 3 horas e contará com certificação.
Venha refletir com a gente!
Professora Dra. Suzana Marcolino
Setor de Educação Infantil (CEDU/UFAL)
Ana Sara Amorim