O cenário pós-pandêmico determinou mudanças importantes no contexto educacional, inclusive com o aumento considerável de disciplinas com carga horária na modalidade EaD no âmbito da UFPR. No entanto, a capacitação de servidores docentes e técnicos para a atuação em estratégias pedagógicas online ainda não tem o alcance necessário. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, tais como o ChatGPT, coloca um desafio adicional para o uso de tecnologias educacionais e a produção de atividades autorais no ambiente online. Assim, este curso objetiva experimentar metodologias de aprendizagem interativa e colaborativa com foco na autoria online.
Do ponto de vista metodológico, o curso será desenvolvido em aulas síncronas no Teams e atividades assíncronas disponibilizadas UFPR Virtual. Em suma, trata-se de aulas expositivas dialogadas, com atividades síncronas e assíncronas utilizando sistemas interativos e colaborativos, como fóruns, laboratório de avaliação, wiki Moodle, Aplicativos Office e ChatGPT. Todas as aulas síncronas têm caráter teórico-prático e serão desenvolvidas em três etapas: abordagem conceitual, experimentação prática e compartilhamento da experiência. Isto é, as aulas iniciam com uma exposição dialogada a partir dos embasamentos teóricos selecionados. Após, os grupos de participantes serão segregados em salas simultâneas no Teams, onde devem desenvolver a atividade proposta de maneira colaborativa. Nesse momento, o instrutor transita entre todos os grupos, no sentido de orientar o andamento das atividades. Então, ao compartilhamento de experiência consiste na apresentação da atividade desenvolvida por cada grupo, de modo que instrutores e participantes possam conhecer e interagir com as produções dos grupos.
Período de realização: 18/10 a 29/11/2024
Período de inscrições: 01 a 07/10/2024
Carga horária: 20h (18h síncronas e 2h assíncronas)
Local: Microsoft Teams
Dia e horários: sextas-feiras, 8h30 às 11h30
Instrutor: Cleverson José dos Santos