Práticas pedagógicas na educação online: interação e colaboração

Faça sua inscrição
De 18 outubro a 29 de novembro Todos os dias das 08h30 às 11h30

Sobre o Evento

O cenário pós-pandêmico determinou mudanças importantes no contexto educacional, inclusive com o aumento considerável de disciplinas com carga horária na modalidade EaD no âmbito da UFPR. No entanto, a capacitação de servidores docentes e técnicos para a atuação em estratégias pedagógicas online ainda não tem o alcance necessário. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, tais como o ChatGPT, coloca um desafio adicional para o uso de tecnologias educacionais e a produção de atividades autorais no ambiente online. Assim, este curso objetiva experimentar metodologias de aprendizagem interativa e colaborativa com foco na autoria online.

Do ponto de vista metodológico, o curso será desenvolvido em aulas síncronas no Teams e atividades assíncronas disponibilizadas UFPR Virtual. Em suma, trata-se de aulas expositivas dialogadas, com atividades síncronas e assíncronas utilizando sistemas interativos e colaborativos, como fóruns, laboratório de avaliação, wiki Moodle, Aplicativos Office e ChatGPT. Todas as aulas síncronas têm caráter teórico-prático e serão desenvolvidas em três etapas: abordagem conceitual, experimentação prática e compartilhamento da experiência. Isto é, as aulas iniciam com uma exposição dialogada a partir dos embasamentos teóricos selecionados. Após, os grupos de participantes serão segregados em salas simultâneas no Teams, onde devem desenvolver a atividade proposta de maneira colaborativa. Nesse momento, o instrutor transita entre todos os grupos, no sentido de orientar o andamento das atividades. Então, ao compartilhamento de experiência consiste na apresentação da atividade desenvolvida por cada grupo, de modo que instrutores e participantes possam conhecer e interagir com as produções dos grupos.

Período de realização: 18/10 a 29/11/2024

Período de inscrições: 01 a 07/10/2024

Carga horária: 20h (18h síncronas e 2h assíncronas)

Local: Microsoft Teams

Dia e horários: sextas-feiras, 8h30 às 11h30

Instrutor: Cleverson José dos Santos

Programação

A interação e a colaboração como dimensões da educação online e sua relação com os sistemas colaborativos de aprendizagem.

Apresentação do instrutor e dos participantes do curso.· Apresentação dos objetivos e conteúdo programático do cursoIntrodução teórica sobre a interação e colaboração como dimensões constitutivas da educação online. Introdução teórica sobre a interação e colaboração como dimensões constitutivas da educação online. As diferenças entre os modelos massivo-instrucional e pós-massivo na EAD, educação digital e educação online.  Experimentações coletivas com o uso de sistemas interativos e colaborativos.

Às08h30 - Microsoft Teams

Os princípios do desenho didático como estratégias de planejamento das práticas pedagógicas na educação online

Introdução teórica sobre os princípios do desenho didático (uso de diferentes sistemas computacionais, promoção da interatividade e da colaboração, ênfase em autoria e atividades práticas, avaliação formativa, tutoria ativa e curadoria de conteúdos online). Atividade colaborativa em grupos para elaboração de um planejamento de ação formativa (disciplina de graduação, curso de extensão, ação de desenvolvimento, etc.) considerando os princípios do desenho didático na educação online.

Às08h30 - Microsoft Teams

A avaliação formativa na educação online

Introdução teórica sobre avaliação formativa no contexto da educação online. Rubricas e critérios de avaliação como mecanismo de transparência na avaliação formativa. Atividade colaborativa em grupo para elaboração de rubricas conforme atividade direcionada (estudo de caso a ser elaborado pelo instrutor). Apresentação para o coletivo das rubricas elaboradas por cada grupo (1 orador por grupo) com devolutiva do instrutor e comentários dos demais participantes

Às08h30 - Microsoft Teams

O processo de autoria colaborativa no cenário da inteligência artificial e suas implicações éticas e pedagógicas

Introdução teórica sobre processos de autoria na educação online. Debate coletivo sobre as práticas de autoria e as implicações éticas e pedagógicas da inteligência artificial nesse processo. Orientações gerais para uso da Wiki Moodle. Atividade colaborativa em grupo, com autoria híbrida (humano + IA), de elaboração de um mapa de estratégias de enfrentamento das dificuldades na educação online (parte 1).

Às08h30 - Microsoft Teams

O processo de autoria colaborativa no cenário da inteligência artificial e suas implicações éticas e pedagógicas II

Atividade colaborativa em grupo, com autoria híbrida (humano + IA), de elaboração de um mapa de estratégias de enfrentamento das dificuldades na educação online (parte 2 – refinamento, reescrita e complementação das contribuições apresentadas por outro grupo). Apresentação para o coletivo dos mapas elaborados por cada grupo (1 orador por grupo) com devolutiva do instrutor e comentários dos demais participantes.

Às08h30 - Microsoft Teams

Os princípios do desenho didático como estratégias de planejamento das práticas pedagógicas na educação online II

Apresentação para o coletivo dos planejamentos elaborados por cada grupo (1 orador por grupo) com devolutiva do instrutor e comentários dos demais participantes. Finalização do curso com o feedback de cada participante e comentários gerais do instrutor.

Às08h30 - Microsoft Teams

Carregando área de inscrição

Organizador

Unidade de Capacitação e Qualificação - UCAQ