Pré-Open Data Day Maceió 2018

Pré-Open Data Day Maceió 2018

Faça sua inscrição
Quarta, 21 de fevereiro de 2018 Das 19:30 às 21:30
Maceió, AL Estácio de Alagoas - FAL

Sobre o Evento

Seja Bem-Vindo(a) ao Pré-Open Data Day Maceió 2018!

Para aquecer o público para a 3ª edição do Dia Internacional dos Dados Abertos em Maceió (ODDMCZ2018), o pré-evento será o momento para você estar em contato com especialistas em Dados Abertos e tirar todas as suas dúvidas sobre este ecossistema digital.

Se você está pensando ou quer participar do ODDMCZ2018, este evento é para você! Caso não queira participar do evento principal, não tem problema... você pode vir e curtir também o Pré-Evento.

Esteja conosco para discutir o potencial dos Dados Abertos para geração de novas soluções, novos negócios, projetos inteligentes e outras potencialidades do ecossistema dos dados.

---

O que são dados abertos?

Segundo a definição da Open Knowledge Internacional, dados são considerados abertos, quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura. Sendo, os dados, publicados em formato e licença aberta.

O que é o Open Data Day?

O Dia dos Dados Abertos é uma celebração internacional dos dados abertos que ocorre anualmente em todo o mundo. Onde grupos de todas as partes do mundo criarão eventos locais no dia em que usarão dados abertos em suas comunidades.

O Open Data Day será realizado pela 3ª vez em Maceió nos dias 2 e 3 de Março, onde os participantes serão apresentados a conceitos e portais de dados abertos, seguido do hackathon(maratona de programação) no qual serão separados equipes, para apresentar suas propostas, como também, a apresentação do MVP(produto mínimo viável), para que assim, a mesa avaliadora possa selecionar a melhor proposta.

Será uma oportunidade para: mostrar os benefícios dos dados abertos, encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, empresas e na sociedade civil, como tambem, despertar o interesse das pessoas para o desenvolvimento de novos negócios utilizando Dados Abertos.

Para Quem é?

Se você tem uma ideia que usa dados abertos, quer encontrar um projeto interessante para o qual contribuir, aprender como visualizar ou analisar dados ou simplesmente quer ver o que está acontecendo, então definitivamente é para você! A participação é um valor essencial do Dia dos Dados Abertos. Todo mundo é livre para dar suas opiniões de uma maneira construtiva. Não importa quais são as suas habilidades ou interesses, nós estamos encorajando os organizadores a propiciar oportunidades para você aprender e ajudar a comunidade global de dados abertos a crescer.

Palestrantes

  • Thayron Sabino
  • Helio Teixeira

Programação

19h30 - Thayron Sabino Uso de dados abertos com o Excel Palestra
Local: Mini Auditório

O objetivo da palestra é fazer com que os participantes possam entender que acessar e trabalhar com dados abertos, não precisa apenas de ferramentas complexas ou saber programar. Serão apresentados recursos importantes do Excel para que o profissional possa acessar, modelar e estruturar estes dados, para extrair informações e gerar insights para tomar decisões com assertividade.

20h30 - Helio Teixeira Inteligência Artificial para cidades realmente inteligentes: os novos sistemas sociotécnicos e as nossas escolhas individuais e coletivas Palestra
Local: Mini Auditório

Nesta palestra vamos discutir os principais avanços ocorridos nos últimos anos nos campos da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial para a construção de cidades e comunidades realmente inteligentes.

Local

Estácio de Alagoas - FAL - 57035-560, Avenida Pio XII, Jatiúca, Maceió, Alagoas,

Patrocinadores

Apoio

Realização

Organizador

ODD MCZ 2018