O Rio Grande do Sul vive um momento de reconstrução, adaptada e resiliente. As enchentes de 2024 e as secas consecutivas ensinaram que a natureza é soberana e que medidas imediatas no presente são necessárias para a manutenção da vida.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgãos ambientais do Governo do Estado, acreditam que reconstruir um Rio Grande do Sul mais forte para os gaúchos exige a união de todos.
Um dos pilares para a reconstrução de um novo Rio Grande tem como base a educação ambiental e o conhecimento. A imprensa tradicional está inserida no processo, informando a população com apuração e imparcialidade.
Dessa forma, o Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental chega à terceira edição em 2025 com o tema Construindo juntos um futuro mais forte para o RS.
A iniciativa pretende incentivar a produção jornalística e prestigiar trabalhos veiculados que retratem as ações que tenham conexão com o meio ambiente, mudanças climáticas, uso consciente dos recursos naturais, energias limpas, entre outros.
Por meio do conhecimento, será possível alcançarmos a adaptação, a resiliência e a mitigação, superando os desafios impostos pelos efeitos das mudanças climáticas.