Informações

O I Encontro Internacional é fruto do esforço da Coordenação Geral do Núcleo de Educação a Distância, dos coordenadores, professores e tutores dos cursos de graduação e dos funcionários.

Este ano concretizando o que buscamos, uma educação online mais ativa, estamos nos reinventando ainda mais. Vamos efetuar o lançamento de dois novos volumes 3 e 4 da Coleção “Educação a Distância – Desafios de uma Trajetória” que tratam da avaliação da aprendizagem.

Ao longo do ano de 2019 estudamos essa temática e apresentamos as nossas produções em comunicações como parte do encontro.

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Palestrantes

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Profª. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

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Profª Dra. Edméa Oliveira dos Santos

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Prof.ª Dra. Lúcia Amante

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Prof. Dr. Marco Silva

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Profª Dra. Adriana Rocha Bruno

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Prof. Dr. Luis Manuel Borges Gouveia

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Prof.ª Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

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Prof.ª Dra. Mariangela Camba

Programação:

Abertura Abertura · Profª. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

Mesa Redonda I Mesa-redonda · Prof. Dr. Marco Silva, Prof.ª Dra. Lúcia Amante, Profª Dra. Adriana Rocha Bruno

Almoço 01/10 Almoço

Comunicações I Apresentação

Comunicações II Apresentação

Almoço 02/10 Almoço

Mesa Redonda II Mesa-redonda · Prof. Dr. Luis Manuel Borges Gouveia, Prof.ª Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Prof.ª Dra. Mariangela Camba, Profª Dra. Edméa Oliveira dos Santos

Credenciamento

O III ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ONLINE

 

“AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE: NOVOS OLHARES, NOVAS PERSPECTIVAS”.

 

DIRETRIZES PARA INSCRIçÃO, SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

O III ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ONLINE é uma realização do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos, é um evento científico cujo objetivo principal neste ano é o incentivo e estímulo à pesquisa e ao compartilhamento de práticas relacionadas à avaliação da aprendizagem no contexto da educação online.

Para participar a inscrição é obrigatória, o evento contará com 1000 vagas por ordem de inscrição.

A edição de 2020 acontecerá nos dias 01 e 02 de outubro e será totalmente online, sendo que em cada um desses dias ocorrerá em um período uma mesa composta por pesquisadores na área e o outro período por comunicações orais de professores, tutores e funcionários do Núcleo de Educação a Distância e participantes inscritos.

Serão aceitos trabalhos científicos na modalidade Comunicação Oral resultantes de artigos científicos finalizados e de relatos de experiência em que os participantes fazem uma descrição resumida e objetiva da delimitação de uma situação problema, indicando a relevância para o contexto e a integração teoria-prática.  

Para submissão de artigo na modalidade Comunicação Oral, após inscrição, o autor deverá submeter o artigo para avaliação por meio do e-mail encontro.artigocientifico@unimes.br

Após a divulgação da aprovação do artigo, o autor apresentador terá 3 dias para confirmar a sua participação com apresentação. Os trabalhos apresentados nesta modalidade farão parte dos Anais do Evento com publicação online.

Período para submissão: De 01 a 20/09/2020

Para submissão o artigo deve ter de 8 (oito) a 12 (doze) páginas e apresentar os seguintes tópicos e atender aos critérios: 

  • Resumo (limitado a 1500 caracteres, contando os espaços) 
  • Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5) 
  • Introdução (apresentação do tema e objetivos)
  • Revisão bibliográfica
  •  Metodologia
  • Discussão dos resultados
  • Considerações finais
  • Referências
  • Número máximo de autores e coautores: 3
  • Número máximo de artigos por pessoa como autor: 1
  • Número máximo de artigos por pessoa como coautor: 1

O Comitê Científico avaliará os artigos a partir dos seguintes critérios: 

  • Diálogo com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado; 
  • Adequação às normas; e 
  • Correção linguística. 

O artigo deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato .doc, segundo as normas indicadas para o e-mail encontro.artigocientifico@unimes.br sendo que os trabalhos serão avaliados por revisores convidados pela Coordenação do Comitê Científico do evento. 

Somente os trabalhos aceitos poderão ser apresentados.

Os trabalhos e conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade dos autores, e poderão não expressar a opinião da Comissão Organizadora do evento. 

Os autores aceitam que a organização do evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo divulgá-los tanto online como impresso, sem o pagamento de qualquer remuneração; 

No caso de o trabalho avaliado ter recebido recomendação para modificação, o autor deverá efetuar novamente sua submissão, no prazo de até 3 dias.

Caso o artigo seja aprovado, o participante fará a apresentação por web conferência na data e horário estabelecidos pela comissão organizadora.

Somente serão emitidos certificados aos trabalhos cujo (s) autor(es) comparecer(em) à interação. 

Os certificados serão emitidos apenas no formato eletrônico. 

 

Para submissão de relato de experiência para apresentação na modalidade Comunicação Oral, após inscrição, o autor deverá submeter o relato de experiência para avaliação por meio do e-mail encontro.relatodeexperiencia@unimes.br Após a divulgação da aprovação, o autor apresentador terá 3 dias para confirmar sua participação e apresentação.

Os relatos de experiência terão também farão parte da publicação dos Anais do Evento em formato online.

Período para submissão: De 01 a 20/09/2020

por meio do e-mail encontro.relatodeexperiencia@unimes.br

O relato deve ter de 3 a 7 páginas e apresentar, no mínimo, os seguintes tópicos: 

  • Resumo (limitado a 1500 caracteres, contando os espaços)
  • Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5)
  • Introdução (apresentação do tema e objetivos)
  • Contexto e realidade investigada
  • Diagnóstico da situação-problema e/ou oportunidade
  • Análise da situação-problema e propostas de inovação ou intervenção ou recomendação
  • Conclusões e contribuição tecnológica/social

Como se trata de um trabalho de cunho científico, o Relato de Experiências em Ensino Remoto deve apresentar as bases teórico metodológicas que lhe dão suporte. Embora não exijam um capítulo à parte de fundamentação teórica, elas devem aparecer ao longo do trabalho, podendo estar diluídas nos itens anteriormente citados, com ênfase nos itens:

  • Diagnóstico da situação-problema e/ou oportunidade e
  • Análise da Situação-problema e propostas de inovação/intervenção/recomendação. 

O Comitê Científico avaliará os relatos a partir dos seguintes critérios: 

  • Relevância e contribuições do trabalho para o eixo temático; 
  • Diálogo com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado; 
  • Adequação às normas; e 
  • Correção linguística. 
  • Número máximo de autores e coautores:
  • Número máximo de artigos por pessoa como autor: 1
  • Número máximo de artigos por pessoa como coautor: 1

O relato de experiência deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato .doc, segundo as normas indicadas. Os trabalhos serão avaliados por revisores convidados pela Coordenação do Comitê Científico do evento. 

Os trabalhos e conceitos emitidos nos relatos de experiência são de responsabilidade dos autores, e poderão não expressar a opinião da Comissão Organizadora do evento; 

Os autores aceitam que a organização do evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo divulgá-los tanto online como impresso, sem o pagamento de qualquer remuneração; 

No caso de o trabalho avaliado ter recebido recomendação para modificação, o autor deverá efetuar novamente sua submissão, no prazo de  até 3 dias;

Caso o relato de experiência seja aprovado, o autor deverá estar disponível no momento da apresentação para interação com os participantes da sala, por meio de web conferência, em link enviado previamente. Somente serão emitidos certificados aos trabalhos cujo autor comparecer à interação. 

Os certificados serão emitidos apenas no formato eletrônico, para tanto, ao fazer a sua inscrição preencha as informações corretamente. 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS 

  • Todas as condições elencadas anteriormente são exigências obrigatórias para aceitação do trabalho pela Comissão Científica;
  • Não serão aceitos apenas resumos, no caso dos trabalhos submetidos para comunicação oral;
  • Se o resumo ou artigo tiver recebido aceite condicional, os autores receberão a notificação por e-mail e deverão providenciar as correções necessárias no prazo estipulado, ou seja, em até 3 dias. 
  • O participante pode enviar somente 1 (um) trabalho para o evento na condição de autor e 1 (um) na condição de coautor.
  • O participante deverá elaborar os slides para apresentação do seu trabalho, se aprovado, no template do encontro.
Evento online

Link: https://youtu.be/s2QDnEVWG2w

Data: 01/10/2020 - 02/10/2020 às 09:00

Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNIMES

Designer Gráfico : Alexandre Salgado (UNIMES)
Criação Página : Luiz Felipe Silva dos Reis (UNIMES)

Profª. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

UNIMES


Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). Atuação por 25 anos na Educação Básica como professora, diretora de escola, supervisora de ensino e delegada de ensino de Santos. Atualmente é colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor titular do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, membro do Conselho Universitário da Universidade Metropolitana de Santos, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos e coordenadora institucional do PIBID. Atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Avaliação de Sistemas, Formação de Professores, Tecnologia e educação.

Profª Dra. Edméa Oliveira dos Santos

Universidade Federal Rural do Rural do Janeiro (UFRRJ)


Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais"). Editora-chefe da Revista Docência e Ciberculria (Proped/UERJ)., link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2019, recondução até a presente data). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Prof.ª Dra. Lúcia Amante

Universidade Aberta de Portugal (UAb)


Lúcia Amante é Doutora em Ciências da Educação (2004). Mestre em Comunicação Educacional Multimédia e gaduada em Psicologia. É Professora na Universidade Aberta (UAb), no Departamento de Educação e Ensino a Distância, onde coordena o mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais. É investigadora no Laboratório de Educação a Distância e e-learning da UAb, na área da psicologia e pedagogia da educação on-line, designadamente sobre avaliação em contextos de e-learning. Interessa-se ainda sobre a utilização das tecnologias digitais por crianças e jovens em contextos educativos, formais e não formais. E-mail: Lucia.Amante@uab.pt / Orcid: 0000-0003-3210-7980.

Prof. Dr. Marco Silva

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)


Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1992), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutor em Educação na Universidade do Minho, Portugal (2014). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde leciona e pesquisa. Seus temas de docência, pesquisa e publicação são: cibercultura, interatividade, educação online, b-learning, formação de professores para docência online e no b-learning, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e online, avaliação da aprendizagem nas modalidade online e no b-learning e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

Profª Dra. Adriana Rocha Bruno

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)


É pós doutora em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT, Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. Foi coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) de 2016 a 2019, membro do NDE - Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia - UFJF. de 2014 a 2019. Foi professora do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de agosto de 2008 a setembro de 2019. É Professora de Educação online e cibercultura, de Didática e de Currículo. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com pesquisadores e estudiosos envolvidos em investigações sobre as Docências contemporâneas, a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente em meio à Cultura Digital.

Prof. Dr. Luis Manuel Borges Gouveia

Universidade Fernando Pessoa (UFP)


Possui graduação em Licenciatura em Matemáticas Aplicadas/Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1989), mestrado em Engenharia Electrotecnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1994) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Lancaster (2002). Atualmente é professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação e da comunicação, sociedade da informação, distance learning, information technologies e cidades e regiões digitais.

Prof.ª Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)


Formada em Licenciatura em Ciências e Matemática (1974), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN Brasil), pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Projeto UCA da SEB-MEC. Membro do Comitê Científico Pedagógico do Projeto Educação na Cultura Digital do Programa Proinfo/MEC. Desenvolve trabalhos de consultoria e de pesquisas com publicações nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática, Tecnologia e Mídias na Educação e Educação a Distância.

Prof.ª Dra. Mariangela Camba

Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)


Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental. Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.