Processos Formativos em Produção e Gestão Cultural

Processos Formativos em Produção e Gestão Cultural

Faça sua inscrição
De 15 a 22 de fevereiro Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento

O Projeto "Processos Formativos em Produção e Gestão Cultural", oferece 04 diferentes oficinas conectadas ao tema Produção e Gestão Cultural, no formato online, pela plataforma Zoom, aberta a toda comunidade artística do Estado de Santa Catarina. Cada oficina terá 02 horas de duração e 30 vagas cada.

O trabalho de produção e gestão cultural é amplo e engloba diferentes profissionais e funções, desde o planejamento do projeto, passando pela viabilização e acompanhamento de todas as instâncias necessárias para a realização de uma obra artística ou proposta, até o processo de pós-produção e relatório de execução, quando se trata de ações aprovadas em Editais e Leis de Incentivo à Cultura.

Em muitos casos, fica a cargo da produção a sobrevivência/manutenção de grupos e as realizações artísticas. Os meios para isso são as Leis de Incentivo públicas e privadas ou a captação direta de recursos junto a empresas. Em qualquer um desses casos, o trabalho da produtora será o de apresentar um projeto bem fundamentado, com um orçamento condizente, muito bem escrito e estruturado dentro dos moldes do Edital, Lei ou visão da empresa.

É a partir desta realidade e pensando em como contribuir para o desenvolvimento cultural em Santa Catarina que este projeto foi elaborado para auxiliar na formação de artistas e produtoras que desejam compreender melhor sobre Produção e Gestão Cultural, possibilitando, de forma gratuita, 04 oficinas diferentes.

As oficinas são: “Gestão Criativa & Arte da Produção”, ministrada por THUANNY; “Como Organizar Materiais Artísticos para Projetos Culturais”, ministrada por Paula Gotelip; “Como Documentar Projetos Culturais”, ministrada por Letícia Souza e “Teatro: Acessibilidade, Inclusão e Diversidade”, ministrada por Robson Benta.

Cada uma das oficinas terá intérpretes de LIBRAS, garantido acessibilidade às pessoas surdas ou com diferentes deficiências auditivas. Além disso, o projeto conta com uma Assessora de Acessibilidade para acompanhar a criação de todo material gráfico do projeto pensando também na acessibilidade de pessoas neurodiversas, como transtorno de leitura (dislexia).

Acompanhe por aqui:

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura

I M P O R T A N T E - I M P O R T A N T E - I M P O R T A N T E - I M P O R T A N T E

Todas as oficinas são gratuitas.

As inscrições para as oficinas acontecerão através de formulários online específicos para cada dia, na Plataforma Google Forms, os links estarão disponíveis abaixo na data de cada oficina!

A triagem para participação respeitará a ordem de inscrição. Das 30 vagas de cada oficina, 33% serão reservadas para populações socialmente invisibilizadas: mulheres; população LGBTQIA+, priorizando travestis e/ou transexuais; população negra; e população indígena.

Palestrantes

  • THUANNY
  • Paula Gotelip
  • Letícia Souza
  • Robson Benta

Programação

19h00 - THUANNY OFICINA GESTÃO CRIATIVA & ARTE DA PRODUÇÃO Oficina
OFICINA GESTÃO CRIATIVA & ARTE DA PRODUÇÃO
Local: PLATAFORMA ZOOM

LINK DA INSCRIÇÃO: encurtador.com.br/bmFQX

Essa Oficina terá intérpretes de LIBRAS!

METODOLOGIA

A proposta será desenvolvida de forma intercalada com apresentação multimídia (PDF, vídeos e afins) que imagens que possam complementar a fala. Também será proposto que as pessoas inscritas enviem perguntas previamente para serem desenvolvidas e dialogadas no tempo previsto para a apresentação do conteúdo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Gestão Criativa;
- Noções de Elaboração de Projetos Culturais;
- Estruturação e Escrita de Projetos Culturais: resumo, descrição, objetivos, justificativa, metas,
cronograma e orçamento;
- Produção Executiva: pré- produção / produção / pós-produção;
- Fontes de Financiamento;
- Marketing e Comunicação.

FORMATO: online com interatividade entre as participantes e a ministrante.
CARGA HORÁRIA: 02 horas.
NÚMERO DE VAGAS: até 30 participantes.

SOBRE A MINISTRANTE DA OFCINA THUANNY

Multiartista formada em Teatro. Trabalha com arte desde a infância, atuando também nas áreas de música, cinema, criação, gestão, produção, arte educação. Mestranda no programa de pósgraduação em teatro com pesquisa na área da arte negra, imagens políticas e decolonização.
É atriz e gestora de projetos do Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte). Além de atuar nas produções artísticas, também criou e produziu os projetos: @mulheres.negras.resistem (2017- 2020) e #AFROARTESCViajando com Arte Negra nas Escolas Catarinenses (2018).
Na produção também desenvolveu trabalhos representando o coletivo no Peru, Argentina e Colômbia.

19h00 - Paula Gotelip OFICINA COMO ORGANIZAR MATERIAIS ARTÍSTICOS PARA PROJETOS CULTURAIS Oficina
OFICINA COMO ORGANIZAR MATERIAIS ARTÍSTICOS PARA PROJETOS CULTURAIS
Local: PLATAFORMA ZOOM

LINK DE INSCRIÇÃO: encurtador.com.br/elzGQ

Essa Oficina terá intérpretes de LIBRAS!

METODOLOGIA
Os encontros são práticos e expositivos. Nele são demonstrados currículos de diversos artistas e grupos teatrais, previamente autorizados, apresentando a maneira como cada segmento da área da cultura tende a organizar seu material. A partir da demonstração dos materiais apresenta-se ao aluno plataformas e programas para auxiliar na elaboração do próprio portfólio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- A importância de manter uma "rotina" de cadastro de todas as ações que você faz ou já fez (formação e docência, participação em festivais ou mostras, fotos pessoais atualizadas e em boa resolução, etc.);
- Construção de currículo;
- Canais de comunicação;
- Criação de portfólio de um projeto ou espetáculo específico;
- Criação de portfólio pessoal da carreira para projetos culturais.

FORMATO: online com interatividade entre as participantes e o ministrante.
CARGA HORÁRIA: 02 horas.
NÚMERO DE VAGAS: até 30 participantes.

SOBRE A MINISTRANTE DA OFICINCA PAULA GOTELIP

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Artista e arteeducadora. Tem experiência na área de artes, atuando com produção e gestão cultural em projetos e festivais nacionais e internacionais.
Como gestora cultural atuou junto a equipe do Instituto Cultural Sergio Magnani com elaboração, execução, prestação de contas e gestão de projetos e espaços culturais.
Foi produtora executiva do Grupo Atrás do Pano ( 2014), da Cia Barbixas de Humor e Assistente de Coordenação Geral no Galpão Cine Horto- Centro Cultural do Grupo Galpão.

19h00 - Letícia Souza OFICINA COMO DOCUMENTAR PROJETOS CULTURAIS Oficina
OFICINA COMO DOCUMENTAR PROJETOS CULTURAIS
Local: PLATAFORMA ZOOM

LINK DA INSCRIÇÃO: encurtador.com.br/FHJN4

Essa Oficina terá intérpretes de LIBRAS!

METODOLOGIA
Durante esta oficina apresentaremos tópicos comuns a diversos editais e apresentaremos propostas de como se preparar para realizar uma prestação de contas eficiente e bem documentada. Serão apresentados modelos de contratos e planilhas que facilitam a produção executiva e preparam para a etapa final. Serão demonstrados modelos de relatórios de prestação de contas para empresas e para secretarias de cultura. Ao final da oficina o participante receberá um modelo de planilha para auxilia-lo na etapa de prestação de contas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Funções Excel para Planilha;
- Construção da Planilha;
- Material Artístico;
- Organização e Registro;
- Relatório de Execução de Projetos e Prestação de Contas.

FORMATO: online com interatividade entre as participantes e o ministrante.
CARGA HORÁRIA: 02 horas.
NÚMERO DE VAGAS: até 30 participantes.

SOBRE A MINSTRANTE DA OFICINA LETÍCIA SOUZA

Letícia Souza é dançarina, atriz, pesquisadora, curadora e produtora cultural. Desenvolve a escrita e a produção executiva de projetos e ações culturais em colaboração com diversxs artistas e produtorxs brasileirxs, com foco em: criação e circulação de obras de teatro e de dança, ações formativas de dança, pesquisa/registro de dança e mediação cultural. Foi contemplada com prêmios nacionais, estaduais e municipais.
É Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com pesquisa sobre as relações entre dança, memória e subversão. Entre 2017 a 2019 atuou como Conselheira da Setorial de Dança do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville.

19h00 - Robson Benta OFICINA TEATRO: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E DIVERSIDADE Oficina
OFICINA TEATRO: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Local: PLATAFORMA ZOOM

LINK DA INSCRIÇÃO: encurtador.com.br/yEKP3

Essa Oficina terá intérpretes de LIBRAS!

METODOLOGIA
A proposta vai ser desenvolvida de forma dialogada com compartilhamento de slides para ilustrar os conteúdos. Ao final será disponibilizado arquivo pdf com os conteúdos abordados e alguns links para ampliar conhecimentos sobre o tema. Partimos da acessibilidade para o teatro. Nossa fala contempla a escuta das PCDs que é o primeiro e mais importante aspecto a ser considerado para fazermos acessibilidade plena.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Diversidade e inclusão: princípios Arte para Todos;
- Conceitos e sentidos: preconceito, capacitismo, estética, diversidade, inclusão e diversidade;
- Pessoas são pessoas: características, limitações e potencialidades;
- Práticas inclusivas em teatro:
* Sala de aula e espaços de formação;
* Espaço cênico e a relação com o público;
* Fotografia, vídeo e comunicação para todos;
- Conviver e aprender a fazer junto.

FORMATO: online com interatividade entre as participantes e o ministrante.
CARGA HORÁRIA: 02 horas.
NÚMERO DE VAGAS: até 30 participantes.

SOBRE O MINISTRANTE DA OFICNA ROBSON BENTA

Ator, diretor e professor de teatro, com 37 anos de experiência. É diretor do Grupo de Teatro Arte para Todos, Grupo de Teatro Louco é Pouco e integrante do Coletivo Impar de Teatro, fundador e professor de teatro do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, mantido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR, desde 2012;
Integra a equipe do programa que ministra workshops de sensibilização e formação em arte inclusiva para profissionais das áreas de educação, cultura, saúde e assistência social; e que promove os encontros didáticos Diálogos Arte para Todos.
Além de professor de teatro na Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. e no Colégio Bom Jesus, em Joinville/SC.

Carregando área de inscrição

Organizador

Camila Pimenta

É Produtora Cultural com 12 anos de experiência. É formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali, 2006). É Diretora de Projetos da Federação Catarinense de Teatro - FECATE (2020 – 2022); Assumiu a Presidência do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (2021-2023) faz parte do Movimento TBT - Temporada Blumenauense de Teatro, participa da construção de políticas públicas para a cultura, por meio de conferências de cultura, fóruns e outras ações organizadas do setor cultural em Blumenau e Santa Catarina, como editais e curadorias. Efetuou a produção executiva e logística de mais de 30 projetos, entre eles produções de festivais de teatro, como o FITUB - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Rosa dos Ventos FECATE, temporadas, apresentações, atividades de formação, projetos de montagem de espetáculos, exposições e feiras literárias. Estabeleceu parcerias com Sesc de Blumenau e com diversas companhias de teatro. Atualmente é produtora do Grupo Detalhe Teatro (Blumenau). Realizou o curso de Produção Cultural (EAD) do Observatório Itaú Cultural (SP - 2016), Gestão Cultural em Tempos de Crise da BFV Cultura e Esporte (RJ - 2021) entre outras formações na área, no ano de 2021 é  uma das pesquisadoras do Projeto TBT Trajetória - Capítulo 1 e 2,  e está na produção geral do Projeto Temporada Blumenauense de Teatro – Descentralização, Mediação e Formação – Ano 2 do Movimento TBT.