O Projeto "Processos Formativos em Produção e Gestão Cultural", oferece 04 diferentes oficinas conectadas ao tema Produção e Gestão Cultural, no formato online, pela plataforma Zoom, aberta a toda comunidade artística do Estado de Santa Catarina. Cada oficina terá 02 horas de duração e 30 vagas cada.
O trabalho de produção e gestão cultural é amplo e engloba diferentes profissionais e funções, desde o planejamento do projeto, passando pela viabilização e acompanhamento de todas as instâncias necessárias para a realização de uma obra artística ou proposta, até o processo de pós-produção e relatório de execução, quando se trata de ações aprovadas em Editais e Leis de Incentivo à Cultura.
Em muitos casos, fica a cargo da produção a sobrevivência/manutenção de grupos e as realizações artísticas. Os meios para isso são as Leis de Incentivo públicas e privadas ou a captação direta de recursos junto a empresas. Em qualquer um desses casos, o trabalho da produtora será o de apresentar um projeto bem fundamentado, com um orçamento condizente, muito bem escrito e estruturado dentro dos moldes do Edital, Lei ou visão da empresa.
É a partir desta realidade e pensando em como contribuir para o desenvolvimento cultural em Santa Catarina que este projeto foi elaborado para auxiliar na formação de artistas e produtoras que desejam compreender melhor sobre Produção e Gestão Cultural, possibilitando, de forma gratuita, 04 oficinas diferentes.
As oficinas são: “Gestão Criativa & Arte da Produção”, ministrada por THUANNY; “Como Organizar Materiais Artísticos para Projetos Culturais”, ministrada por Paula Gotelip; “Como Documentar Projetos Culturais”, ministrada por Letícia Souza e “Teatro: Acessibilidade, Inclusão e Diversidade”, ministrada por Robson Benta.
Cada uma das oficinas terá intérpretes de LIBRAS, garantido acessibilidade às pessoas surdas ou com diferentes deficiências auditivas. Além disso, o projeto conta com uma Assessora de Acessibilidade para acompanhar a criação de todo material gráfico do projeto pensando também na acessibilidade de pessoas neurodiversas, como transtorno de leitura (dislexia).
Acompanhe por aqui:
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura
I M P O R T A N T E - I M P O R T A N T E - I M P O R T A N T E - I M P O R T A N T E
Todas as oficinas são gratuitas.
As inscrições para as oficinas acontecerão através de formulários online específicos para cada dia, na Plataforma Google Forms, os links estarão disponíveis abaixo na data de cada oficina!
A triagem para participação respeitará a ordem de inscrição. Das 30 vagas de cada oficina, 33% serão reservadas para populações socialmente invisibilizadas: mulheres; população LGBTQIA+, priorizando travestis e/ou transexuais; população negra; e população indígena.