Os alunos da Escola de Teatro da UFBA, no âmbito da disciplina TEA-259-Produção Teatral, ministrada pela Profa. Deolinda Vilhena contam com a participação de todos no encontro Produção Teatral: Diversidade e adversidades entre (re) encontros e despedidas, no dia 22 de junho, quarta-feira, das 9h às 12h30.
O encontro tem como objetivo compartilhar o processo vivido pelos estudantes de Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA em tempos adversos à arte, à educação e à cultura, quando, ainda assim, eles necessitam romper barreiras e encontrar os meios necessários para continuarem sua formação.
Três mesas foram formadas para compartilhar com o publico as angústias, as expectativas e as soluções encontradas ao longo desse semestre letivo. Um semestre atípico mais uma vez, por seu formato híbrido, onde as telas e os palcos precisam estar unidos e onde nascem soluções em terrenos os mais áridos possíveis.
Mais do que nunca é preciso fazer teatro e os alunos de TEA-259 – Produção Teatral desejam mostrar a vocês os milagres que eles andam operando, porque fazer teatro no Brasil de hoje, é operar milagre. Venham ao encontro deles. Participação especial das professoras Elisa Mendes e Fernanda Paquelet.
Mesa 1 – Elas encenam – Adversidades e contribuições na contemporaneidade. Participação: Letícia Aranha, Manu Moraes, Mirian Fonseca e Rafaella Tuxá
Mesa 2 – Produzindo no caos: desafios de uma pré-formatura em um cenário (pós? -) pandêmico
Participação: Beatriz Pinho, Caterine Barreto, Ivan Lopes e Fernanda Paquelet
Mesa 3 – Produzindo no caos: desafios de uma pré-formatura em um cenário (pós? -) pandêmico
Participação: Eddie Marques, Eduardo Santos, Vânia Pitanga, Luna Gonçalves e Elisa Mendes
Link: https://us02web.zoom.us/j/86097429459
Data: 22/06/2022 às 09:00
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Atriz, dançarina e instrutora de yoga. Beatriz é graduanda em Interpretação Teatral na UFBA e já atuou em diversas produções de teatro e audiovisual.
Pesquisadora e artista multidisciplinar – com atuação predominante no teatro e na música –, é cantora, compositora e estudante de Direção Teatral na Escola de Teatro da UFBA. Amante da cultura popular e atuante em múltiplas linguagens artísticas, possui experiência no desenvolvimento de projetos culturais e integra a equipe de diversos trabalhos, intercalados entre Sergipe e Bahia. Em seus principais trabalhos com o teatro, fez assistência de direção e operação de iluminação nos espetáculos “Os Enamorados” (2019), sob direção de Antonio Fábio; “O Jabuti e a Sabedoria do Mundo” (2019), "A Festa do Batismos das Coisas" (2020) e "Zumbindo" (2021), sob direção de Guilherme Hunder; e assistência de direção no espetáculo "Bella Cenci" (2021), sob direção de Elisa Mendes
Paulistana, residente em Salvador desde 2009, onde atua nas áreas da Saúde e das Artes. Graduanda em Artes Cênicas com ênfase em Direção Teatral, pela Escola de Teatro da UFBA. Já trabalhou como assistente de direção nos espetáculos: Mesmo Sem Te Tocar, de 2017; Violeta, de 2018; Pulsações, 2019-2020, tendo com este participado do 26° Janeiro de Grandes Espetáculos, Recife - 2020. No contexto da graduação encenou espetáculos de performance-arte, teatro e dança-teatro, além das peças audiovisuais “Baile de Fuga” e “Fluxo Presente”, em 2021, no contexto da pandemia. Atualmente cursa a pós graduação lato sensu em Psicomotricidade.
Graduanda em Artes Cênicas - Interpretação pela UFBA, Tem formação complementar em Artes Cênicas, pela Cia. de Teatro da Associação Cultural Brasil - Estados Unidos com curso Técnico de formação sob a direção de Fernando Guerreiro. Em 2013 ingressou no Curso Livre de Teatro da UFBA sob coordenação de Márcio Meirelles e Deolinda Vilhena. Integrou os elencos das peças: Amor Cruzado, dir. Fernando Guerreiro; Over Duplo, dir. Elisa Mendes; A Novela do Murro, dir Jorge Alencar, O Compadre de Ogum, dir. Edvard Passos, Monólogo - Carolina Maria de Jesus, A Vedete Da favela dir Alexandre Menezes, Orientação João Sanches; Pele Negra Máscaras Brancas, dir Onisajé, Interiores - Teatro Documentário, dir Thiago Romero; Serie de Tv O pequeno Gigante, 2020 dir Anderson Caldas.
Baiana, Laurofreitense, Produtora Sociocultural e Facilitadora de Projetos. Estudante de Artes Cênicas-Habilitação em Direção Teatral na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia- ETUFBA. Possui formação em Mobilização Comunitária e Transformação Social pelo Instituto Elos (SP) e formação complementar em produção e captação de recursos. Integra como pesquisadora voluntária o Grupo de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento e Natureza (DSN/UCSAL) e o COATO Coletivo. Entre os Trabalhos de Direção se destaca os espetáculos ‘’As filhas do Ar (2019); Experimento Cênico Minha História Conto eu! (2019) Oeste Verdadeiro (2019), APÓS- Memórias, perdas e lutos (2021), ambos resultados dos componentes do curso de Direção teatral e INIMIGOS-Espetáculo game do Coato Coletivo (2021).
Nasceu em Recife, é indígena, preta e formanda em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Atua nos campos da direção teatral, canto, poesia, dramaturgia e atuação. Nos últimos anos trabalhou em espetáculos como Protocolo Cidade 2017 (sonoplastia), Não Me Segue 2018 (direção), Morte e vida Severina - O fragmento 2020 (direção), Interiores 2019 (assistência de direção), Pele negra máscaras brancas 2019/2020 (atuação). Desde meados do ano passado tem vivenciado fazer arte fora de sua terra, encontrando-se em Paris/França onde desenvolveu o espetáculo Híbrida e a performance Um corpo híbrido em trânsito / trajetória.
Graduanda em Artes Cênicas, formada também pelo Curso Livre - UFBA. Cursou TV e Cinema na Escola de Atores Wolf Maya. Estagiou no Teatro NetRio. Atuou em diversos espetáculos (SSA/Rio), um deles vencedor do prêmio Braskem: Avesso (melhor espetáculo infantil).
Relações Públicas, Mestre em Administração (UNIFACS) e graduando em Interpretação Teatral (UFBA). Sócio-diretor da Casa do Sapateado Ltda. Tem formação de ator no Vánacontramão Espaço Aberto com o Diretor Walter Rozadilla, Formação em Palhaçaria com o Diretor/Palhaço João Lima. Masterclass Tennessee Williams e Masterclass Bertolt Brecht com Harildo Déda. Curso de Interpretação o Ator e A Câmera com Gustavo Pace pelo CAL; Oficina com Jean-Jacques Lemêtre, do Théâtre du Soleil; Esquetes de Humor com Ísis Baião; Dramaturgia da Memória com Ed Anderson; Dirigiu o musical Assis Não Fez Bobagem. Como ator trabalhou com Walter Rozadilla em Labirinto Constante; com Elisa Mendes em Idiotas Úteis; com Daniel Marques em Pequenos Burgueses.
Psicólogo e graduando em Interpretação Teatral (UFBA), sócio-diretor da Arvorar Desenvolvimento Humano. Atuou em diversos espetáculos com a Companhia Interart, atuou e produziu a peça “Não Apresse o Rio, ele corre sozinho…”, com a Cia. Solta a Minha Orelha, e atuou em “Hécuba” e “Macbeth”, com a Universidade Livre do Teatro Vila Velha.
Diretora Teatral e Atriz (DRT 908), Pós Doutora pela Universidade La Sapienza – Itália, com Doutorado na de Artes Cênicas pela UFBA, instituição que atua como professora de artes desde 2009. Como encenadora dirigiu espetáculos como A Vida de Galileu, Lampião e Maria Bonita, Joana D`Arc, Ave de Areia, Decamerão, Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, Eu Sou a Tempestade, Olorum, Bella Cenci, O Caminhos dos Mascates, dentre outros. Participou como diretora de cena nas Óperas Carmem, Pagliacci e O Guarani. Destaca-se ainda, que em mais de quatro décadas de atuação no campo das artes, participou como diretora artística de shows e eventos culturais realizados em espaços cênicos de diferentes arquiteturas, em projetos que partiram de pesquisas em múltiplas linguagens artísticas.
Mestre em teatro e doutora em administração. Ao longo de 30 anos de carreira vem desenvolvendo um trabalho como atriz, diretora, professora e produtora. É sócia fundadora do Coletivo4 e do Galpão Wilson Melo, um espaço de desenvolvimento artístico do grupo e de outros artistas de Salvador. Atualmente é professora substituta da Escola de Teatro da UFBA e também consultora pedagógica do CESA/OSID
Bacharel Interdisciplinar em Artes e Graduando em Artes Cênicas, tendo realizado alguns trabalhos nas áreas de atuação e produção de espetáculos teatrais.
Atriz, graduanda em Interpretação Teatral (UFBA). Atuou também como operadora de iluminação, assistência de direção e direção.
Graduanda em Artes Cênicas (UFBA), atuou em diversos espetáculos como "Como Falar aos Leões" (Cia da Laje) e "Cordel de Santo Antônio" (Direção: Nauzina Santos). Concorreu ao prêmio de melhor atriz e melhor curta-metragem brasileiro no 47° Festival de Cinema de Gramado com "E o que a gente faz agora?" (Direção: Marina Pontes).