Informações

Os alunos da Escola de Teatro da UFBA, no âmbito da disciplina TEA-259-Produção Teatral, ministrada pela Profa. Deolinda Vilhena contam com a participação de todos no encontro Produção Teatral: Diversidade e adversidades entre (re) encontros e despedidas, no dia 22 de junho, quarta-feira, das 9h às 12h30.

O encontro tem como objetivo compartilhar o processo vivido pelos estudantes de Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA em tempos adversos à arte, à educação e à cultura, quando, ainda assim, eles necessitam romper barreiras e encontrar os meios necessários para continuarem sua formação.

Três mesas foram formadas para compartilhar com o publico as angústias, as expectativas e as soluções encontradas ao longo desse semestre letivo. Um semestre atípico mais uma vez, por seu formato híbrido, onde as telas e os palcos precisam estar unidos e onde nascem soluções em terrenos os mais áridos possíveis.

Mais do que nunca é preciso fazer teatro e os alunos de TEA-259 – Produção Teatral desejam mostrar a vocês os milagres que eles andam operando, porque fazer teatro no Brasil de hoje, é operar milagre. Venham ao encontro deles. Participação especial das professoras Elisa Mendes e Fernanda Paquelet.

Mesa 1 – Elas encenam – Adversidades e contribuições na contemporaneidade. Participação: Letícia Aranha, Manu Moraes, Mirian Fonseca e Rafaella Tuxá

Mesa 2 – Produzindo no caos: desafios de uma pré-formatura em um cenário (pós? -) pandêmico

Participação: Beatriz Pinho, Caterine Barreto, Ivan Lopes e Fernanda Paquelet

Mesa 3 – Produzindo no caos: desafios de uma pré-formatura em um cenário (pós? -) pandêmico

Participação: Eddie Marques, Eduardo Santos, Vânia Pitanga, Luna Gonçalves e Elisa Mendes

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Beatriz Pinho

Saiba mais

Letícia Aranha

Saiba mais

Maony Reis

Saiba mais

Manu Moraes

Saiba mais

Mirian Fonseca

Saiba mais

Rafaella Tuxá

Saiba mais

Catarine Barreto

Saiba mais

Eddie Marques

Saiba mais

Eduardo Santos

Saiba mais

Elisa Mendes

Saiba mais

Fernanda Paquelet

Saiba mais

Ivan Lopes

Saiba mais

Luna Gonçalves

Saiba mais

Vânia Pitanga

Evento online

Link: https://us02web.zoom.us/j/86097429459

Data: 22/06/2022 às 09:00

Turma de Produção Teatral da Escola de Teatro da UFBA

Beatriz Pinho

Universidade Federal da Bahia


Atriz, dançarina e instrutora de yoga. Beatriz é graduanda em Interpretação Teatral na UFBA e já atuou em diversas produções de teatro e audiovisual.

Letícia Aranha

Universidade Federal da Bahia


Pesquisadora e artista multidisciplinar – com atuação predominante no teatro e na música –, é cantora, compositora e estudante de Direção Teatral na Escola de Teatro da UFBA. Amante da cultura popular e atuante em múltiplas linguagens artísticas, possui experiência no desenvolvimento de projetos culturais e integra a equipe de diversos trabalhos, intercalados entre Sergipe e Bahia. Em seus principais trabalhos com o teatro, fez assistência de direção e operação de iluminação nos espetáculos “Os Enamorados” (2019), sob direção de Antonio Fábio; “O Jabuti e a Sabedoria do Mundo” (2019), "A Festa do Batismos das Coisas" (2020) e "Zumbindo" (2021), sob direção de Guilherme Hunder; e assistência de direção no espetáculo "Bella Cenci" (2021), sob direção de Elisa Mendes

Maony Reis

Universidade Federal da Bahia


Paulistana, residente em Salvador desde 2009, onde atua nas áreas da Saúde e das Artes. Graduanda em Artes Cênicas com ênfase em Direção Teatral, pela Escola de Teatro da UFBA. Já trabalhou como assistente de direção nos espetáculos: Mesmo Sem Te Tocar, de 2017; Violeta, de 2018; Pulsações, 2019-2020, tendo com este participado do 26° Janeiro de Grandes Espetáculos, Recife - 2020. No contexto da graduação encenou espetáculos de performance-arte, teatro e dança-teatro, além das peças audiovisuais “Baile de Fuga” e “Fluxo Presente”, em 2021, no contexto da pandemia. Atualmente cursa a pós graduação lato sensu em Psicomotricidade.

Manu Moraes

Universidade Federal da Bahia


Graduanda em Artes Cênicas - Interpretação pela UFBA, Tem formação complementar em Artes Cênicas, pela Cia. de Teatro da Associação Cultural Brasil - Estados Unidos com curso Técnico de formação sob a direção de Fernando Guerreiro. Em 2013 ingressou no Curso Livre de Teatro da UFBA sob coordenação de Márcio Meirelles e Deolinda Vilhena. Integrou os elencos das peças: Amor Cruzado, dir. Fernando Guerreiro; Over Duplo, dir. Elisa Mendes; A Novela do Murro, dir Jorge Alencar, O Compadre de Ogum, dir. Edvard Passos, Monólogo - Carolina Maria de Jesus, A Vedete Da favela dir Alexandre Menezes, Orientação João Sanches; Pele Negra Máscaras Brancas, dir Onisajé, Interiores - Teatro Documentário, dir Thiago Romero; Serie de Tv O pequeno Gigante, 2020 dir Anderson Caldas.

Mirian Fonseca

Universidade Federal da Bahia


Baiana, Laurofreitense, Produtora Sociocultural e Facilitadora de Projetos. Estudante de Artes Cênicas-Habilitação em Direção Teatral na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia- ETUFBA. Possui formação em Mobilização Comunitária e Transformação Social pelo Instituto Elos (SP) e formação complementar em produção e captação de recursos. Integra como pesquisadora voluntária o Grupo de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento e Natureza (DSN/UCSAL) e o COATO Coletivo. Entre os Trabalhos de Direção se destaca os espetáculos ‘’As filhas do Ar (2019); Experimento Cênico Minha História Conto eu! (2019) Oeste Verdadeiro (2019), APÓS- Memórias, perdas e lutos (2021), ambos resultados dos componentes do curso de Direção teatral e INIMIGOS-Espetáculo game do Coato Coletivo (2021).

Rafaella Tuxá

Universidade Federal da Bahia


Nasceu em Recife, é indígena, preta e formanda em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Atua nos campos da direção teatral, canto, poesia, dramaturgia e atuação. Nos últimos anos trabalhou em espetáculos como Protocolo Cidade 2017 (sonoplastia), Não Me Segue 2018 (direção), Morte e vida Severina - O fragmento 2020 (direção), Interiores 2019 (assistência de direção), Pele negra máscaras brancas 2019/2020 (atuação). Desde meados do ano passado tem vivenciado fazer arte fora de sua terra, encontrando-se em Paris/França onde desenvolveu o espetáculo Híbrida e a performance Um corpo híbrido em trânsito / trajetória.

Catarine Barreto

Universidade Federal da Bahia


Graduanda em Artes Cênicas, formada também pelo Curso Livre - UFBA. Cursou TV e Cinema na Escola de Atores Wolf Maya. Estagiou no Teatro NetRio. Atuou em diversos espetáculos (SSA/Rio), um deles vencedor do prêmio Braskem: Avesso (melhor espetáculo infantil).

Eddie Marques

Universidade Federal da Bahia


Relações Públicas, Mestre em Administração (UNIFACS) e graduando em Interpretação Teatral (UFBA). Sócio-diretor da Casa do Sapateado Ltda. Tem formação de ator no Vánacontramão Espaço Aberto com o Diretor Walter Rozadilla, Formação em Palhaçaria com o Diretor/Palhaço João Lima. Masterclass Tennessee Williams e Masterclass Bertolt Brecht com Harildo Déda. Curso de Interpretação o Ator e A Câmera com Gustavo Pace pelo CAL; Oficina com Jean-Jacques Lemêtre, do Théâtre du Soleil; Esquetes de Humor com Ísis Baião; Dramaturgia da Memória com Ed Anderson; Dirigiu o musical Assis Não Fez Bobagem. Como ator trabalhou com Walter Rozadilla em Labirinto Constante; com Elisa Mendes em Idiotas Úteis; com Daniel Marques em Pequenos Burgueses.

Eduardo Santos

Universidade Federal da Bahia


Psicólogo e graduando em Interpretação Teatral (UFBA), sócio-diretor da Arvorar Desenvolvimento Humano. Atuou em diversos espetáculos com a Companhia Interart, atuou e produziu a peça “Não Apresse o Rio, ele corre sozinho…”, com a Cia. Solta a Minha Orelha, e atuou em “Hécuba” e “Macbeth”, com a Universidade Livre do Teatro Vila Velha.

Elisa Mendes

Universidade Federal da Bahia


Diretora Teatral e Atriz (DRT 908), Pós Doutora pela Universidade La Sapienza – Itália, com Doutorado na de Artes Cênicas pela UFBA, instituição que atua como professora de artes desde 2009. Como encenadora dirigiu espetáculos como A Vida de Galileu, Lampião e Maria Bonita, Joana D`Arc, Ave de Areia, Decamerão, Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, Eu Sou a Tempestade, Olorum, Bella Cenci, O Caminhos dos Mascates, dentre outros. Participou como diretora de cena nas Óperas Carmem, Pagliacci e O Guarani. Destaca-se ainda, que em mais de quatro décadas de atuação no campo das artes, participou como diretora artística de shows e eventos culturais realizados em espaços cênicos de diferentes arquiteturas, em projetos que partiram de pesquisas em múltiplas linguagens artísticas.

Fernanda Paquelet

Universidade Federal da Bahia


Mestre em teatro e doutora em administração. Ao longo de 30 anos de carreira vem desenvolvendo um trabalho como atriz, diretora, professora e produtora. É sócia fundadora do Coletivo4 e do Galpão Wilson Melo, um espaço de desenvolvimento artístico do grupo e de outros artistas de Salvador. Atualmente é professora substituta da Escola de Teatro da UFBA e também consultora pedagógica do CESA/OSID

Ivan Lopes

Universidade Federal da Bahia


Bacharel Interdisciplinar em Artes e Graduando em Artes Cênicas, tendo realizado alguns trabalhos nas áreas de atuação e produção de espetáculos teatrais.

Luna Gonçalves

Universidade Federal da Bahia


Atriz, graduanda em Interpretação Teatral (UFBA). Atuou também como operadora de iluminação, assistência de direção e direção.

Vânia Pitanga

Universidade Federal da Bahia


Graduanda em Artes Cênicas (UFBA), atuou em diversos espetáculos como "Como Falar aos Leões" (Cia da Laje) e "Cordel de Santo Antônio" (Direção: Nauzina Santos). Concorreu ao prêmio de melhor atriz e melhor curta-metragem brasileiro no 47° Festival de Cinema de Gramado com "E o que a gente faz agora?" (Direção: Marina Pontes).