O Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) tem como finalidade a viabilização de ações relacionadas à interoperabilidade entre sistemas acadêmicos, científicos, tecnológicos e de inovação, no que diz respeito a informações relacionadas à pós-graduação, a disponibilização de ferramentas de gestão da informação e definições de padrões e serviços, em observância ao controle e proteção dos dados envolvidos no processo. (CAPES, 2025).
Com o propósito de promover a melhoria da governança da informação da pós-graduação em colaboração com os atores envolvidos o Programa busca impulsionar a criação de um ecossistema de informações composto por pessoas, processos, pesquisas, produtos e tecnologias relacionados à pós-graduação, provendo meios para racionalizar os processos e serviços, visando promover a qualidade da informação como suporte estratégico à tomada de decisão, à avaliação e à visibilidade da pós-graduação brasileira.
Dentre os atores deste ecosistemas estão os repositórios digitais da produção cientíifca, que são sistemas de informação de acesso aberto que armazenam, gerenciam e disseminam a produção científica, incluindo a da pós-graduação. Ao disponibilizar a produção intelectual de forma organizada e acessível, os repositórios institucionais se tornaram essenciais para a organização e o acesso a produção da pós-graduação, sendo ele um elemento capitalizador do preenchimento da Plataforma Sucupira. Com a recente publicação da Portaria CAPES nº 109/2025 e o Programa de Governança Colaborativa da Informação da Pós-Graduação (GoPG), os repositórios digitais assumem papel estratégico no suporte aos Programas de Pós-Graduação (PPG), garantindo a integridade, acessibilidade e visibilidade da produção científica brasileira.
Deste modo a Rede de Brasileira de Repositórios Digitais, por meio das suas regionais Norte e Nordeste, promovem esta reunião de alinhamento sobre as novas demandas da Avaliação Quadrienal da CAPES, especialmente no que se refere à coleta, padronização e disponibilização da produção científica nos repositórios institucionais de pordução científica.
Abertura Abertura
Programa de governança GoPG e os impactos nos repositórios institucionais no contexto da avaliação da pós-graduação no Brasil Mesa-redonda · Dra. Emanuelle Torino, Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente cedida ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Pesquisadora da Rede de Integração Acadêmico-Científica da Pós-Graduação (RICA-PG), por meio do Projeto "Arquitetura de Dados da Avaliação da Pós-Graduação brasileira no contexto da CAPES
Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Coordenadora da Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Ibict. Membro da Rede de Integração Acadêmico-Científica da Pós-Graduação (RICA-PG). Membro do Comitê Gestor do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) da CAPES. Coordenadora do Projeto "Arquitetura de Dados da Avaliação da Pós-Graduação brasileira no contexto da CAPES"