A atividade é composta por várias etapas e começa por discussões introdutórias sobre as mudanças climáticas e chega, ao final, à execução de um modelo de laboratório de um jardim de chuvas, que é um tipo de Solução Baseada na Natureza, usada para controlar as enchentes. O nome técnico dos jardins de chuva é sistema de biorretenção e a cidade de São Paulo, por exemplo, já implantou mais de 300 jardins de chuva para melhorar o escoamento das águas!
Etapa 1: os estudantes serão introduzidos ao ODS 13, chamado “Ação contra a mudança global do clima” e haverá uma discussão em grupos para compreender as causas das mudanças climáticas e seus impactos, incluindo os prejuízos para as diferentes infraestruturas de uma cidade, como o transporte, o saneamento etc. Ao final da discussão, haverá uma dinâmica para entender como interpretar os gráficos das previsões feitas pelos cientistas no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Etapa 2: os estudantes irão realizar uma atividade prática sobre um modelo de chuvas em encostas de morro, que foi desenvolvido pela aluna veterana Gabriela Tuzzolo, utilizando o caso do litoral norte de São Paulo. A atividade será feita no Laboratório de Geologia e contará com a presença da Gabriela. Etapa 3: os participantes vão realizar ensaios no Laboratório de Mecânica dos Solos para conhecer a granulometria de uma amostra de solo, ou seja, quais são os tamanhos das partículas que o compõem, que podem ser finas, médias ou grossas, e em que proporção elas estão presentes. Esse conhecimento é fundamental para pensar nos materiais que irão compor o jardim de chuva. Etapa 4: os estudantes vão conhecer quais são as Soluções Baseadas na Natureza e como elas podem ser aplicadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Será realizado o planejamento inicial da execução do modelo do jardim de chuva. Etapa 5: será realizado um ensaio no Laboratório de Saneamento para identificar as frações de sólidos em águas, ou seja, os tamanhos de partículas presentes na água após escoamento pelos jardins de chuva, já que outra vantagem dessa Solução Baseada na Natureza é filtrar a água, melhorando sua qualidade. Etapa 6: os estudantes vão conhecer as geomembranas, um componente essencial para a construção do jardim de chuva. Serão realizados testes em laboratório para verificar a resistência desse componente. Etapa 7: será feita a montagem prática do modelo de jardim de chuva, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade.
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Instituto Mauá de Tecnologia, 09580-900, Praça Mauá, Mauá, São Caetano do Sul, São Paulo
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