CURSO DE EXTENSÃO: AS GRANDES QUESTÕES

APRESENTAÇÃO

Perguntar-se? Questionar-se? Que atitudes importantes e determinantes! Mais importante do que respostas são as perguntas que emergem, sejam quais forem as condições, circunstâncias e curiosidades. As perguntas advêm da atitude de curiosidade, ou então, da atitude de admiração, desde a admiração das pequenas coisas até as coisas mais complexas. As perguntas e os questionamentos não vêm prontos, preestabelecidos ou predeterminados, mas, antes, da atitude de quem quer saber, conhecer e aprofundar o seu conhecer, o seu analisar, o seu compreender e o seu interpretar. Perguntar move, movimenta, desestabiliza e incentiva a imaginação, a análise, a descrição, a compreensão e a interpretação dos fatos enquanto tal. Em sendo assim, é mister dar-se conta de que há questões mais simples, questões médias e questão mais complexas. Há, porém, questões cruciais à existência humana na Casa Comum.

EMENTA

Compreensão da atitude de admiração. Passagem da atitude de admiração à atitude do questionamento e da pergunta. As grandes perguntas. As perguntas fronteiriças. As perguntas mais específicas. Atitude aberta e inacabada dos questionamentos e das perguntas.

OBJETIVO GERAL

Compreender a relevância e a imprescindibilidade da atitude de admiração e de questionamento frente às concepções hodiernas, fortemente, com tendências, muito fortemente acentuadas de teores e matrizes, tais como: unilaterais, unidimensionais, fundamentalistas, misóginas, racistas, machistas, a fim de promover um debate e uma discussão mais sistematizados e abrangentes acerca das grandes questões que envolvem os seres humanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Entender a importância da atitude admirativa para a compreensão da vida dos seres vivos na Casa Comum.

2) Sistematizar uma reflexão mais abrangente sobre algumas das muitas questões que o ser humano busca compreender.

3) Fomentar a imprescindibilidade da atitude contínua da pergunta e da busca de possíveis respostas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MARÇO

Por que a admiração? (11/03, das 19h30 às 21h):

Prof. Dr. Fernando Sidnei Fantinel

Link de acesso a sala do Teams: https://l1nk.dev/MOojq

Por que a pergunta? (25/03, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Luiz Carlos Bombassaro (UFRGS)

ABRIL

Por que o conhecimento? (08/04, das 19h30 às 21h)

Profa. Dra. Tânia Maris de Azevedo (UCS)

Por que a cultura? (22/04, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Luiz Cláudio Baptista de Oliveira (UCB)

MAIO

Por que a ética? (13/05, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Paulo César Nodari (UCB)

Por que a política? (27/05, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Mateus Salvadori (UCS)

JUNHO

Por que o direito? (10/06, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Lucas Mateus Dalzzotto (UCS)

Por que os direitos humanos? (24/06, das 19h30 às 21h)

Prof. Esp. Vicente Sérgio Brasil Fernandes (Studo Consultoria)

JULHO

Por que a desigualdade social? (08/07, das 19h30 às 21h)

Profa. Dra. Lêda Gonçalves de Freitas (UCB)

Por que a diversidade? (22/07, das 19h30 às 21h)

Prof. Ms. Moema Bragança Bittencourt (UCB)

AGOSTO

Por que o Diálogo? (12/08, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Luiz Síveres

Por que a Comunicação Não Violenta? (26/08, das 19h30 às 21h)

Prof. Ms. José Ivaldo Araújo de Lucena (UCB)

SETEMBRO

Por que o ser humano? (09/09, das 19h30 às 21h)

Profa. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (PUC-RS)

Por que a violência? (23/09, das 19h30 às 21h)

Profa. Ms. Vanildes Gonçalves dos Santos (UCB)

OUTUBRO

Por que a religião? (14/10, das 19h30 às 21h)

Profa. Dra. Romi Bencke (CONIC)

Por que o ensino religioso? (28/10, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Elcio Cecchetti

NOVEMBRO

Por que Deus? (11/11, das 19h30 às 21h)

Prof. Dr. Érico Hammes (PUC-PR)

Por que espiritualidade(s)? (25/11, das 19h30 às 21h)

Profa. Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)

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Data do evento

26 de fevereiro de 2024, 08h00 até 25 de novembro de 2024, 18h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Link: https://l1nk.dev/MOojq