Projeto Doe sangue

Objetivo geral:

Promover ação conjunta de promoção da cidadania, da dignidade da pessoa humana e de valorização à vida na comunidade acadêmica da FANS, envolvendo estudantes, professores, colaboradores e familiares no projeto de doação de sangue.

Objetivos específicos:

– Exercer a cidadania por meio da doação de sangue.

– Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue nas respostas aos problemas da sociedade.

– Conscientizar estudantes sobre o direito e o dever da sociedade civil de estar informada sobre onde doar, como doar e por que doar.

– Estimular jovens entre 18 e 25 anos a se tornarem doadores de sangue.

– Zelar pelo bem maior da vida.

– Constituir cadastro de doadores de sangue da FANS.

O evento acontecerá no dia 22/09/2014

Horas complementares: 15 horas

Limite máximo de inscritos: 20

Saindo 06h do antigo campus FANS (Avenida Dom Cabral)

Critérios básicos para doação de sangue
Quem pode doar
  • Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
  • Quem tem e está com boa saúde;
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Quem dorme bem na noite anterior à doação;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
  • Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
  • Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
  • Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
  • Quem usou ou usa drogas injetáveis;
  • Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
  • Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
  • Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
  • Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
  • Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
  • Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
  • Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação, 12 meses após sua retirada.
    Lembrando que:
    Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes; à tarde, dar um intervalo de três (3) horas após o almoço.
  • Documentos
    Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação.
    Estado geral
    O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. Lembrando que a doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador.
    Nutrição
    O candidato a doador deve se encontrar em boas condições nutricionais, a fim de que seu organismo possa responder adequada e prontamente à doação de sangue. O sangue doado é rapidamente reposto, a partir das reservas de líquido, vitaminas e minerais do corpo. Por isso, caso haja algum déficit proteico-calórico ou vitamínico, deve-se aguardar a normalização do estado nutricional para doar sangue. Caso se observe uma perda rápida de peso acima de 10% do peso inicial, é preciso aguardar três meses após a estabilização para a doação de sangue, mesmo que não se tenha utilizado medicamentos. Se houver perda de peso, sem que a pessoa tenha se submetido a dietas ou condicionamento físico, recomenda-se procurar o médico para averiguar o motivo.
    Temperatura
    O doador deve estar sem febre. A temperatura será aferida no momento da triagem e não poderá exceder 37° C.
    A ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h. O alcoolismo crônico impede a doação de sangue. Esta restrição ocorre porque o uso frequente de bebidas alcoólicas pode afetar o fígado. O fígado doente pode não conseguir produzir adequadamente os fatores de coagulação. Na doação de sangue, a bolsa é fracionada em, pelo menos, três componentes, dentre os quais o plasma fresco congelado (PFC). O PFC é utilizado para repor fatores de coagulação em pessoas que estejam apresentando sangramento anormal. Assim, se o plasma de uma pessoa com doença hepática (doença do fígado) for utilizado, a transfusão pode não funcionar. Além disso, se o doador não estiver produzindo quantidades adequadas de fatores de coagulação, ele também poderá apresentar um sangramento anormal no local da doação, favorecendo a
    ocorrência de hematomas.
    A realização de tatuagem ou de maquiagem definitiva impede a doação de sangue por 12 meses. Este procedimento é relacionado a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.

Leia mais... →

Data do evento

22 de setembro de 2014, 06h00 - 12h00

LOCAL DO EVENTO

DIVINÓPOLIS - Rua José G Mendef, 220, Padre Libério, Divinópolis - Minas Gerais