Projeto de Extensão: Metodologias Ativas no Ensino Superior - 120h
Dados do(a) coordenador(a)/proponente
Proponente: João Batista Bottentuit Junior - joaobbj@gmail.com ou joao.batista@ufma.br,
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Doutor em Ciências da Educação - UMINHO
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4828197220419425
Canal: www.youtube.com/joaobbj
Estagiárias
- Sara Matos de Jesus - Academica de Pedagogia - UFMA
- Ingrid Durans Bottentuit Souza - Academica de Pedagogia - UFMA
Introdução (definição do objeto/ação a ser executado);
O presente projeto tem como objetivo central capacitar professores do ensino superior no Maranhão em metodologias ativas, visando promover uma transformação significativa na prática pedagógica e, por consequência, na qualidade da educação oferecida na região. As metodologias ativas são abordagens de ensino que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida e para o mercado de trabalho.
A necessidade de implementar metodologias ativas surge da demanda por uma educação mais dinâmica, contextualizada e alinhada com as exigências do mundo contemporâneo. No contexto atual, os desafios enfrentados pelo ensino superior incluem a crescente diversidade de perfis de estudantes, a revolução tecnológica, as mudanças no mercado de trabalho e a necessidade de formação de profissionais criativos, críticos e colaborativos.
Diante desse cenário, torna-se imprescindível que os professores estejam preparados para adotar práticas pedagógicas inovadoras que respondam às demandas da sociedade e promovam uma aprendizagem significativa e transformadora. Nesse sentido, o presente projeto propõe a realização de um programa de capacitação abrangente, que inclui desde a introdução aos conceitos básicos das metodologias ativas até a prática e reflexão sobre sua aplicação nas diversas disciplinas e contextos de ensino superior.
Ao capacitar os professores em metodologias ativas, espera-se não apenas melhorar a qualidade do ensino superior no Maranhão, mas também promover uma educação mais inclusiva, participativa e eficaz, capaz de preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do século XXI. Diante deste cenário o projeto visa responder à questão de pesquisa: Qual a percepção dos docentes sobre a formação em metodologias ativas para implementação no ensino superior no Maranhão?
O sucesso desse projeto dependerá do engajamento e colaboração de todas as partes interessadas, incluindo professores e os formadores em geral, em prol de uma educação de qualidade e transformadora para todos.
i. Objetivo geral e objetivos específicos;
Objetivo Geral:
Capacitar professores do ensino superior no Maranhão em metodologias ativas, visando aprimorar suas práticas pedagógicas e promover uma educação mais participativa, inclusiva e ativa.
Objetivos Específicos:
- Selecionar professores do ensino superior de instituições públicas e privadas interessados em aprender e utilizar metodologias ativas em suas práticas pedagógicas.
- Analisar o perfil e os conhecimentos prévios dos professores participantes do projeto acerca das metodologias utilizadas em sala de aula e sobre as possíveis metodologias ativas que utilizam.
- Capacitar os professores na criação e adaptação de materiais didáticos e recursos pedagógicos alinhados às metodologias ativas.
- Introduzir os professores no conceito e na aplicação das metodologias ativas, destacando suas vantagens e práticas associadas.
- Desenvolver habilidades de mediação e facilitação de aprendizagem ativa nos professores, para que possam engajar os alunos de forma eficaz em seus processos de ensino e aprendizagem.
- Avaliar continuamente a percepção e o impacto da capacitação na prática docente dos professores e no desempenho acadêmico dos alunos, buscando aperfeiçoar o processo de formação.
Metodologia
A pesquisa ação será materializada por meio de um projeto de extensão e será dividida em diversas etapas que englobam desde a seleção dos participantes, formação dos professores do ensino superior, até a avaliação dos impactos da formação. A seguir, são detalhadas as etapas e os materiais e métodos que serão utilizados.
Seleção dos Participantes
- Professores do ensino superior de instituições públicas e privadas no Maranhão (50 professores).
- Interesse demonstrado em aprender e aplicar metodologias ativas em suas práticas pedagógicas.
- Diversidade de áreas de ensino para garantir uma amostra representativa.
Procedimento de Seleção
- Divulgação do projeto através de e-mails, redes sociais, e murais das instituições de ensino.
- Preenchimento de um formulário de inscrição com informações sobre o perfil e o interesse do professor.
- Seleção baseada em critérios preestabelecidos e análise do formulário de inscrição.
Análise do Perfil e Conhecimentos Prévios dos Participantes
- Questionário inicial (online) para avaliar o perfil dos participantes, seus conhecimentos prévios sobre metodologias ativas, e as práticas pedagógicas atualmente utilizadas.
Análise de Dados
- Análise quantitativa e qualitativa dos questionários para identificar o nível de familiaridade dos professores com as metodologias ativas e suas expectativas em relação ao curso de capacitação.
Capacitação dos Professores
- Introdução às Metodologias Ativas: Definição, importância e benefícios.
- Tipos de Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Cooperativa, entre outras.
- Criação e Adaptação de Materiais Didáticos: Ferramentas e recursos.
- Mediação e Facilitação de Aprendizagem Ativa: Técnicas e estratégias.
- A formação terá momentos síncronos em plataformas de comunicação e vídeos e materiais online para apoiar a formação (videoaulas e apostilas).
Método de Ensino
- Workshops online com atividades práticas e teóricas.
- Estudos de caso e simulações.
- Sessões de tutoria e mentoria individualizadas.
- Material de apoio, como apostilas, vídeos digitais e artigos científicos.
g) Ferramentas Utilizadas
- Plataformas de ensino online (Google Classroom).
- Ferramentas de videoconferência (Zoom, Google Meet).
- Aplicativos interativos (Kahoot, Mentimeter).
- Recursos visuais e multimídia (vídeo aulas digitais, podcasts, infográficos).
h) Desenvolvimento de Habilidades de Mediação e Facilitação
- Atividades Práticas
- Simulações de situações de sala de aula.
- Projetos colaborativos desenvolvidos pelos professores.
- Observação e feedback com aulas práticas.
i) Avaliação Formativa
- Feedback contínuo através de observações e discussões reflexivas.
- Autoavaliação e avaliação por pares.
j) Avaliação dos Impactos da Capacitação
- Questionários pós-capacitação para avaliar mudanças na percepção dos professores.
- Entrevistas semiestruturadas para um aprofundamento qualitativo.
- Observação dos professores participantes para verificar a aplicação das metodologias ativas.
Módulos
- Módulo 1: Metodologias de Aprendizagem: tradicionais e ativas (concepção teórica) - 20 horas
- Módulo 2: Apresentação dos modelos ativos e suas estratégias de adoção - 40 horas
- Módulo 3: Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial para integração com modelos ativos - 40 horas
- Módulo 4: Avaliação da Aprendizagem para modelos ativos, propostas e estratégias - 20 horas
Cronograma de execução das atividades:
Atividades | Intervalo de tempo |
Seleção e investigação sobre as metodologias ativas mais adequadas ao ensino superior | 09/2024 – 10/2024 – 11/2024 |
Planejamento e estruturação da formação em metodologias ativas aos docentes | 12/2024 a 01/2025 |
Seleção dos professores do ensino superior | 01/2025 a 02/2025 |
Levantamento do perfil dos professores | 03/2025 |
Formação dos professores | 03/2025 a 07/2025 |
Acompanhamento da formação, aplicação dos instrumentos de verificação dos impactos e resultados | 07/2025 a 08/2025 |
Entrega do Relatório Final de Pesquisa | 09/2025 |
Certificação
120 horas (será concedido o certificado a todos os participantes que realizarem 75% das atividades propostas em cada modulo)
Custo
Curso Gratuito
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Metodologias ativas e tecnologias digitais: propostas pedagógicas para o ensino da matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 144–160, 2022a.
BOTTENTUIT JUNIOR, JOÃO BATISTA. Sala de Aula Invertida: Recomendações e Tecnologias Digitais para sua Implementação na Educação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, p. 11-21, 2019.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Contexto da (e Pós) Pandemia. In: Paulo Cesar Piquini. (Org.). Jornada Acadêmica Integrada Compilação de Artigos de 2021. 1ed.Santa Maria - RS: FACOS - UFSM, 2022b, v. 1, p. 6-15.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Tecnologias Digitais e Múltiplas Metodologias Ativas A Serem Utilizadas em Contextos da (e Pós) Pandemia. In: Elizangela Araújo Pestana Motta, Ricardo Costa Alvarenga, Karolinne Silva Lima, Wendel Vinicius de Freitas Santos. (Org.). Emaranhado de conhecimento: 100 anos de nascimento de Paulo Freire. 1ed.São Luís: Pascal, 2022c, p. 35-41.
DUQUE, Cássia; SANTANA, Marttem Costa de; SOUZA, Alcione Santos de; PLACIDO, Ivonete Telles Medeiros; GONTIJO, Fabricia Ribeiro; POLAK, Avanilde; JESUS, Gisele Moura de; PEREIRA, Ailton Leal (Orgs). Metodologias Ativas e Didáticas para o Ensino no Cotidiano. 1.ed. / Vitória: Editora Educação Transversal, 2023, 121 p.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACHIC, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45
OLIVEIRA, Frederico Sauer Guimarães; MELO, Yuri de Abreu de; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 28, n. 8, p. 1-19, 07 jun. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772023000100004.
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THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136 p.