Curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas (PPI)2025.1
Inscrições de 13/02 á 16/02 até ás 00hors.
Turma: 2025.1
Público Alvo: Professores da Sala Regular da Rede Estadual de Ensino da Paraíba
Quantidade de vagas:120 vagas
Carga Horária: 105 horas
Modalidade: Remoto (aulas síncronas)
Dia das aulas: Terças-feiras (semanalmente)
Ementa:Este curso aborda as políticas educacionais voltadas para a Educação Especial, com ênfase na promoção de uma educação de qualidade, igualitária e inclusiva, que respeite e valorize a diversidade humana. Reconhecendo o direito dos estudantes à educação inclusiva, o curso enfatiza a importância de adaptar as práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas dos alunos, considerando suas características individuais e garantindo acesso aos serviços especializados da Educação Especial. A formação visa capacitar os participantes para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que eliminem barreiras à aprendizagem e promovam o pleno desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Serão exploradas metodologias e estratégias de ensino que assegurem o engajamento, a permanência e a inclusão desses estudantes no ambiente escolar, diversificando os modos de acessar e expressar o conhecimento. Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o avanço das concepções e práticas inclusivas na educação, além de desenvolver competências para programar aulas e adaptar métodos de ensino que valorizem as diferentes formas de aprendizagem e incentivem a participação ativa de todos os alunos.
Objetivo Geral:Qualificar profissionais da educação para desenvolver e implementar práticas pedagógicas inclusivas, respondendo de forma eficaz aos desafios do processo educacional e promovendo o desenvolvimento integral, a autonomia e a aprendizagem significativa dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI).
Objetivos Específicos:
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Proporcionar aos professores fundamentos teóricos e práticos que favoreçam o reconhecimento das características e necessidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), bem como identificar os processos de aprendizagem que melhor atendem a esse público.
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Apresentar os recursos e materiais pedagógicos disponíveis, além de desenvolver estratégias de ensino que promovam a identificação dos diferentes domínios e o desenvolvimento de habilidades específicas dos alunos com TEA e/ou DI.
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Fomentar a reflexão crítica sobre a inclusão escolar e as necessidades educacionais específicas, discutindo os desafios e as práticas que favorecem uma educação verdadeiramente inclusiva.
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Capacitar os educadores para conhecer, desenvolver e aplicar estratégias pedagógicas que assegurem o trabalho inclusivo na sala de aula, promovendo a participação ativa e o desenvolvimento dos estudantes com TEA e/ou DI.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Políticas Educacionais para Educação Especial com Foco em TEA e DI
Ementa: Estudo das políticas públicas e documentos legais que orientam a educação de estudantes com TEA e DI. Análise dos direitos educacionais específicos e das diretrizes para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Reflexão sobre os avanços e desafios na implementação de políticas inclusivas para TEA e DI.
Módulo 2: Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades para TEA e DI
Ementa: Exploração dos fundamentos teóricos que sustentam a educação inclusiva, com ênfase nas necessidades dos estudantes com TEA e DI. Identificação de barreiras específicas que dificultam a aprendizagem e participação desses alunos e estratégias para superá-las. Discussão sobre o papel do educador na promoção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para estudantes com TEA e DI.
Módulo 3: Características e Processos de Aprendizagem de Estudantes com TEA e DI
Ementa: Estudo aprofundado das características comportamentais, cognitivas e emocionais de alunos com TEA e DI. Análise dos processos de aprendizagem mais adequados para esses estudantes, considerando suas potencialidades e desafios. Revisão de práticas pedagógicas baseadas em evidências que favorecem o desenvolvimento cognitivo e social de alunos com TEA e DI.
Módulo 4: Estratégias Pedagógicas Específicas para Estudantes com TEA e DI
Ementa: Desenvolvimento de metodologias de ensino adaptadas às necessidades específicas de alunos com TEA e DI. Uso de recursos e materiais pedagógicos que ampliem as possibilidades de aprendizagem e expressão para esses estudantes. Aplicação de tecnologias assistivas e ferramentas digitais para apoiar o processo educativo inclusivo.
Módulo 5: Planejamento e Avaliação Personalizados no Contexto de TEA e DI
Ementa: Elaboração de planos de ensino que considerem as características individuais dos alunos com TEA e DI. Adaptação de práticas avaliativas para refletir o progresso de forma justa e significativa. Desenvolvimento de estratégias para o monitoramento contínuo do avanço dos estudantes com TEA e DI.
Módulo 6: Prática Reflexiva e Projetos Inclusivos Voltados para TEA e DI
Ementa: Criação de projetos pedagógicos que respondam às necessidades de alunos com TEA e DI, integrando teoria e prática. Reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas adotadas e ajustes necessários para maximizar a inclusão e o aprendizado. Implementação de propostas inovadoras que incentivem a participação ativa dos estudantes com TEA e DI.
Módulo 7: Plano Educacional Individualizado
Ementa: Introdução ao Plano Educacional Individualizado (PEI). Conceito e importância do PEI na educação inclusiva. Princípios fundamentais que orientam a elaboração do PEI. Legislação e Normativas Relacionadas ao PEI. Avaliação Diagnóstica. Importância da avaliação para a construção do PEI. Ferramentas e instrumentos de avaliação para identificar necessidades e potencialidades dos estudantes com TEA e DI. Definição de Objetivos e Metas. Métodos de ensino adaptados às necessidades dos alunos com TEA e DI.
Módulo 8: Teoria e Prática sobre Comunicação Alternativa
Ementa: Introdução à Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Definição e conceitos fundamentais. Bases Teóricas da CAA em Contextos Educacionais. Princípios e modelos teóricos que fundamentam o uso da CAA. A relação entre linguagem, comunicação e aprendizagem para alunos com TEA e DI. Perspectivas inclusivas e abordagens centradas no aluno. Recursos e Ferramentas de CAA para TEA e DI. Estratégias para integrar a CAA no planejamento pedagógico. Adaptações de atividades para promover a comunicação de alunos com TEA e DI. Desafios e Possibilidades no Uso da CAA.
Módulo 9: Teoria e Prática sobre Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Pedagógicas
Ementa: Fundamentos dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Aprendizagem Inclusiva. Conceitos básicos: definição de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas.A importância do lúdico para o desenvolvimento integral dos alunos com TEA e DI. Teorias de aprendizagem que fundamentam o uso de atividades lúdicas. Seleção e Adaptação de Jogos e Brinquedos para Alunos com TEA e DI. Critérios para escolha de materiais pedagógicos adequados e seguros. Estratégias de adaptação e personalização para diferentes perfis de alunos. Análise de brinquedos e jogos tradicionais e a sua viabilidade no contexto inclusivo. Desenvolvimento de Competências com Brincadeiras Estruturadas e Livres. Planejamento de atividades para promover habilidades sociais, linguagem e cognição. Práticas para estimular a interação e o engajamento de alunos com TEA e DI. Jogos e Brincadeiras Pedagógicas para o Desenvolvimento de Habilidades Específicas. Jogos e atividades para estimular habilidades motoras finas e grossas. Atividades que auxiliam na comunicação e expressão de sentimentos. Jogos para o desenvolvimento da atenção, memória e resolução de problemas. Desafios e Estratégias para a Implementação do Lúdico no Ambiente Escolar.
Módulo 10: Introdução a Psicomotricidade para alunos com TEA/DI
Ementa: Fundamentos da Psicomotricidade. Definição e objetivos da psicomotricidade no desenvolvimento humano. Importância da psicomotricidade no desenvolvimento global de alunos com TEA e DI. Aspectos da Psicomotricidade em Alunos com TEA e DI. Características psicomotoras comuns em alunos com TEA e DI. Desafios psicomotores específicos e como impactam a vida escolar e social. Estratégias e Atividades Psicomotoras no Ambiente Escolar. Planejamento e aplicação de atividades psicomotoras para o contexto inclusivo. Desafios e Potencialidades da Psicomotricidade para Inclusão Escolar. Identificação de barreiras e desenvolvimento de estratégias para superar dificuldades psicomotoras. Importância da observação e avaliação contínua das necessidades psicomotoras dos alunos.
Módulo 11: Produção de Documentos e Relatórios pedagógicos
Ementa: Conceito e tipos de documentos pedagógicos: relatórios, planos de aula e adaptações curriculares. A relevância dos registros para a continuidade do acompanhamento dos alunos com TEA e DI. Ética, sigilo e comunicação clara na produção de documentos. Estrutura e Componentes Essenciais de Relatórios Pedagógicos. Estrutura básica de relatórios pedagógicos inclusivos. Principais elementos: identificação, diagnóstico, objetivos, descrição de atividades e intervenções, avaliação de desenvolvimento e recomendações. Linguagem e clareza na comunicação das necessidades e progressos dos alunos. Produção de Relatórios Individualizados para Alunos com TEA e DI. Exemplos práticos de relatórios e como adaptar conforme o perfil do aluno. Descrição de objetivos pedagógicos e adaptações necessárias. Registro de estratégias de ensino inclusivo e avaliações personalizadas. Como documentar progressos e ajustar o planejamento com base em resultados observados. Avaliação e Feedback nos Relatórios Pedagógicos. Ferramentas para a avaliação de desenvolvimento e de impacto das práticas pedagógicas. Reflexões sobre o papel do relatório como instrumento de inclusão e melhoria contínua.
Metodologia e Procedimentos de Ensino: O curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) será orientado por princípios como participação ativa, solidariedade, globalidade e respeito às particularidades institucionais, visando uma formação prática e reflexiva que integre teoria e experiência. Para isso, serão adotadas estratégias diversificadas que promovam a interação, o desenvolvimento de habilidades e a construção colaborativa do conhecimento.
As estratégias de ensino incluirão:
Aulas expositivas dialogadas: Focadas na interação teoria-prática, utilizando os saberes prévios e experiências dos participantes para enriquecer as discussões e o aprendizado.
Seminários: Apresentação de seminários pelos cursistas, envolvendo leitura, estudo e debate de temas relevantes, incentivando a reflexão crítica e a troca de conhecimentos.
Leituras e debates: Realização de leituras dirigidas, discussões de textos, exibição de filmes, vídeos e outros materiais multimídia que facilitem a compreensão e aprofundamento dos conteúdos.
Práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias: Utilização de plataformas como Google Sala de Aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet para organizar atividades, promover a comunicação e apoiar o desenvolvimento das práticas educativas.
Oficinas práticas: Desenvolvimento de habilidades manuais para a criação de recursos pedagógicos alternativos, com o objetivo de ampliar as estratégias de ensino inclusivas.
Trabalhos individuais e em grupo: Elaboração de atividades que possibilitem uma análise crítica dos conteúdos abordados, favorecendo o desenvolvimento de competências necessárias para a prática pedagógica inclusiva.
Requisitos e Responsabilidades dos Participantes:
- Os cursistas deverão possuir e-mail no Gmail e acesso ao aplicativo Telegram para comunicação e acesso aos materiais e atividades do curso.
- É responsabilidade e obrigatóriedade dos participantes acompanhar os comunicados e materiais disponibilizados nas plataformas utilizadas (Google Meet, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram), bem como manter a regularidade na participação.
- A assiduidade, pontualidade e participação ativa nas atividades são indispensáveis para a certificação. O controle de frequência será rigoroso e computado em cada encontro.
- O curso adota uma política de tolerância zero ao plágio. Trabalhos que apresentarem evidências de cópia serão desconsiderados, resultando na exclusão imediata do participante.
- Os cursistas são incentivados a interagir com os colegas e docentes, acompanhar o cronograma e buscar fontes complementares para o aprofundamento dos temas.
Aulas On-line:
As aulas serão semanais Terças-feiras nos turnos manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30), conforme cronograma, com encontros síncronos on-line ao vivo.
A frequência será monitorada nas aulas as on-line.
Normas de Convivência: Todos os participantes devem respeitar as normas estabelecidas, promovendo um ambiente de convivência harmônica e colaborativa.
Procedimentos de Avaliação: A avaliação no curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) será contínua e formativa, contemplando ações de diagnóstico, análise e acompanhamento do desenvolvimento dos cursistas. O processo visa identificar dificuldades, reforçar pontos positivos e promover estratégias para a superação de obstáculos, garantindo um aprendizado significativo.
Os instrumentos de avaliação incluirão:
- Atividades Avaliativas: Questões dissertativas e objetivas, programadas de acordo com o cronograma do curso, para avaliar a compreensão dos conteúdos teóricos e práticos.
- Seminários e Apresentações: Trabalhos apresentados individualmente ou em grupos, proporcionando aos cursistas a oportunidade de explorar temas relevantes e compartilhar conhecimentos.
- Trabalhos Práticos e Reflexivos: Elaboração de atividades que demonstrem a capacidade de aplicação dos conteúdos em contextos reais, com foco em práticas pedagógicas inclusivas.
- Autoavaliação: Incentivo à autoanálise por parte dos cursistas, para refletirem sobre o próprio processo de aprendizagem, identificando avanços e áreas a serem melhoradas.
Para obter aprovação e certificação no curso, os seguintes critérios serão exigidos:
- Frequência: Participação igual ou superior a 75% das atividades presenciais e on-line. Frequência inferior a essa porcentagem resultará em reprovação automática.
- Realização das Avaliações: Conclusão de pelo menos 75% das atividades avaliativas previstas, respeitando os prazos estabelecidos.
- Trabalho Final: Entrega obrigatória do Trabalho Final, que deverá ser concluído com 100% de conformidade às orientações fornecidas.
O cronograma de avaliações será divulgado no início do curso e poderá ser ajustado conforme necessário, com aviso prévio. A política de tolerância a atrasos e ausências será administrada com rigor, visando garantir a seriedade e o compromisso com a formação dos cursistas.
Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial (AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio á Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursoppi@gmail.com
E-MAIL PARA INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursoppi@gmail.com