CURSO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS ( PPI ) 2025.1

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De 13 fevereiro a 20 de julho Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas (PPI)2025.1

Inscrições de 13/02 á 16/02 até ás 00hors.

Turma: 2025.1

Público Alvo: Professores da Sala Regular da Rede Estadual de Ensino da Paraíba

Quantidade de vagas:120 vagas

Carga Horária: 105 horas

Modalidade: Remoto (aulas síncronas)

Dia das aulas: Terças-feiras (semanalmente)

Ementa:Este curso aborda as políticas educacionais voltadas para a Educação Especial, com ênfase na promoção de uma educação de qualidade, igualitária e inclusiva, que respeite e valorize a diversidade humana. Reconhecendo o direito dos estudantes à educação inclusiva, o curso enfatiza a importância de adaptar as práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas dos alunos, considerando suas características individuais e garantindo acesso aos serviços especializados da Educação Especial. A formação visa capacitar os participantes para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que eliminem barreiras à aprendizagem e promovam o pleno desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Serão exploradas metodologias e estratégias de ensino que assegurem o engajamento, a permanência e a inclusão desses estudantes no ambiente escolar, diversificando os modos de acessar e expressar o conhecimento. Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o avanço das concepções e práticas inclusivas na educação, além de desenvolver competências para programar aulas e adaptar métodos de ensino que valorizem as diferentes formas de aprendizagem e incentivem a participação ativa de todos os alunos.

Objetivo Geral:Qualificar profissionais da educação para desenvolver e implementar práticas pedagógicas inclusivas, respondendo de forma eficaz aos desafios do processo educacional e promovendo o desenvolvimento integral, a autonomia e a aprendizagem significativa dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI).

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar aos professores fundamentos teóricos e práticos que favoreçam o reconhecimento das características e necessidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), bem como identificar os processos de aprendizagem que melhor atendem a esse público.

  • Apresentar os recursos e materiais pedagógicos disponíveis, além de desenvolver estratégias de ensino que promovam a identificação dos diferentes domínios e o desenvolvimento de habilidades específicas dos alunos com TEA e/ou DI.

  • Fomentar a reflexão crítica sobre a inclusão escolar e as necessidades educacionais específicas, discutindo os desafios e as práticas que favorecem uma educação verdadeiramente inclusiva.

  • Capacitar os educadores para conhecer, desenvolver e aplicar estratégias pedagógicas que assegurem o trabalho inclusivo na sala de aula, promovendo a participação ativa e o desenvolvimento dos estudantes com TEA e/ou DI.

Conteúdo Programático:

Módulo 1: Políticas Educacionais para Educação Especial com Foco em TEA e DI

Ementa: Estudo das políticas públicas e documentos legais que orientam a educação de estudantes com TEA e DI. Análise dos direitos educacionais específicos e das diretrizes para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Reflexão sobre os avanços e desafios na implementação de políticas inclusivas para TEA e DI.

Módulo 2: Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades para TEA e DI

Ementa: Exploração dos fundamentos teóricos que sustentam a educação inclusiva, com ênfase nas necessidades dos estudantes com TEA e DI. Identificação de barreiras específicas que dificultam a aprendizagem e participação desses alunos e estratégias para superá-las. Discussão sobre o papel do educador na promoção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para estudantes com TEA e DI.

Módulo 3: Características e Processos de Aprendizagem de Estudantes com TEA e DI

Ementa: Estudo aprofundado das características comportamentais, cognitivas e emocionais de alunos com TEA e DI. Análise dos processos de aprendizagem mais adequados para esses estudantes, considerando suas potencialidades e desafios. Revisão de práticas pedagógicas baseadas em evidências que favorecem o desenvolvimento cognitivo e social de alunos com TEA e DI.

Módulo 4: Estratégias Pedagógicas Específicas para Estudantes com TEA e DI

Ementa: Desenvolvimento de metodologias de ensino adaptadas às necessidades específicas de alunos com TEA e DI. Uso de recursos e materiais pedagógicos que ampliem as possibilidades de aprendizagem e expressão para esses estudantes. Aplicação de tecnologias assistivas e ferramentas digitais para apoiar o processo educativo inclusivo.

Módulo 5: Planejamento e Avaliação Personalizados no Contexto de TEA e DI

Ementa: Elaboração de planos de ensino que considerem as características individuais dos alunos com TEA e DI. Adaptação de práticas avaliativas para refletir o progresso de forma justa e significativa. Desenvolvimento de estratégias para o monitoramento contínuo do avanço dos estudantes com TEA e DI.

Módulo 6: Prática Reflexiva e Projetos Inclusivos Voltados para TEA e DI

Ementa: Criação de projetos pedagógicos que respondam às necessidades de alunos com TEA e DI, integrando teoria e prática. Reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas adotadas e ajustes necessários para maximizar a inclusão e o aprendizado. Implementação de propostas inovadoras que incentivem a participação ativa dos estudantes com TEA e DI.

Módulo 7: Plano Educacional Individualizado

Ementa: Introdução ao Plano Educacional Individualizado (PEI). Conceito e importância do PEI na educação inclusiva. Princípios fundamentais que orientam a elaboração do PEI. Legislação e Normativas Relacionadas ao PEI. Avaliação Diagnóstica. Importância da avaliação para a construção do PEI. Ferramentas e instrumentos de avaliação para identificar necessidades e potencialidades dos estudantes com TEA e DI. Definição de Objetivos e Metas. Métodos de ensino adaptados às necessidades dos alunos com TEA e DI.

Módulo 8: Teoria e Prática sobre Comunicação Alternativa

Ementa: Introdução à Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Definição e conceitos fundamentais. Bases Teóricas da CAA em Contextos Educacionais. Princípios e modelos teóricos que fundamentam o uso da CAA. A relação entre linguagem, comunicação e aprendizagem para alunos com TEA e DI. Perspectivas inclusivas e abordagens centradas no aluno. Recursos e Ferramentas de CAA para TEA e DI. Estratégias para integrar a CAA no planejamento pedagógico. Adaptações de atividades para promover a comunicação de alunos com TEA e DI. Desafios e Possibilidades no Uso da CAA.

Módulo 9: Teoria e Prática sobre Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Pedagógicas

Ementa: Fundamentos dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Aprendizagem Inclusiva. Conceitos básicos: definição de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas.A importância do lúdico para o desenvolvimento integral dos alunos com TEA e DI. Teorias de aprendizagem que fundamentam o uso de atividades lúdicas. Seleção e Adaptação de Jogos e Brinquedos para Alunos com TEA e DI. Critérios para escolha de materiais pedagógicos adequados e seguros. Estratégias de adaptação e personalização para diferentes perfis de alunos. Análise de brinquedos e jogos tradicionais e a sua viabilidade no contexto inclusivo. Desenvolvimento de Competências com Brincadeiras Estruturadas e Livres. Planejamento de atividades para promover habilidades sociais, linguagem e cognição. Práticas para estimular a interação e o engajamento de alunos com TEA e DI. Jogos e Brincadeiras Pedagógicas para o Desenvolvimento de Habilidades Específicas. Jogos e atividades para estimular habilidades motoras finas e grossas. Atividades que auxiliam na comunicação e expressão de sentimentos. Jogos para o desenvolvimento da atenção, memória e resolução de problemas. Desafios e Estratégias para a Implementação do Lúdico no Ambiente Escolar.

Módulo 10: Introdução a Psicomotricidade para alunos com TEA/DI

Ementa: Fundamentos da Psicomotricidade. Definição e objetivos da psicomotricidade no desenvolvimento humano. Importância da psicomotricidade no desenvolvimento global de alunos com TEA e DI. Aspectos da Psicomotricidade em Alunos com TEA e DI. Características psicomotoras comuns em alunos com TEA e DI. Desafios psicomotores específicos e como impactam a vida escolar e social. Estratégias e Atividades Psicomotoras no Ambiente Escolar. Planejamento e aplicação de atividades psicomotoras para o contexto inclusivo. Desafios e Potencialidades da Psicomotricidade para Inclusão Escolar. Identificação de barreiras e desenvolvimento de estratégias para superar dificuldades psicomotoras. Importância da observação e avaliação contínua das necessidades psicomotoras dos alunos.

Módulo 11: Produção de Documentos e Relatórios pedagógicos

Ementa: Conceito e tipos de documentos pedagógicos: relatórios, planos de aula e adaptações curriculares. A relevância dos registros para a continuidade do acompanhamento dos alunos com TEA e DI. Ética, sigilo e comunicação clara na produção de documentos. Estrutura e Componentes Essenciais de Relatórios Pedagógicos. Estrutura básica de relatórios pedagógicos inclusivos. Principais elementos: identificação, diagnóstico, objetivos, descrição de atividades e intervenções, avaliação de desenvolvimento e recomendações. Linguagem e clareza na comunicação das necessidades e progressos dos alunos. Produção de Relatórios Individualizados para Alunos com TEA e DI. Exemplos práticos de relatórios e como adaptar conforme o perfil do aluno. Descrição de objetivos pedagógicos e adaptações necessárias. Registro de estratégias de ensino inclusivo e avaliações personalizadas. Como documentar progressos e ajustar o planejamento com base em resultados observados. Avaliação e Feedback nos Relatórios Pedagógicos. Ferramentas para a avaliação de desenvolvimento e de impacto das práticas pedagógicas. Reflexões sobre o papel do relatório como instrumento de inclusão e melhoria contínua.

Metodologia e Procedimentos de Ensino: O curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) será orientado por princípios como participação ativa, solidariedade, globalidade e respeito às particularidades institucionais, visando uma formação prática e reflexiva que integre teoria e experiência. Para isso, serão adotadas estratégias diversificadas que promovam a interação, o desenvolvimento de habilidades e a construção colaborativa do conhecimento.

As estratégias de ensino incluirão:

Aulas expositivas dialogadas: Focadas na interação teoria-prática, utilizando os saberes prévios e experiências dos participantes para enriquecer as discussões e o aprendizado.

Seminários: Apresentação de seminários pelos cursistas, envolvendo leitura, estudo e debate de temas relevantes, incentivando a reflexão crítica e a troca de conhecimentos.

Leituras e debates: Realização de leituras dirigidas, discussões de textos, exibição de filmes, vídeos e outros materiais multimídia que facilitem a compreensão e aprofundamento dos conteúdos.

Práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias: Utilização de plataformas como Google Sala de Aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet para organizar atividades, promover a comunicação e apoiar o desenvolvimento das práticas educativas.

Oficinas práticas: Desenvolvimento de habilidades manuais para a criação de recursos pedagógicos alternativos, com o objetivo de ampliar as estratégias de ensino inclusivas.

Trabalhos individuais e em grupo: Elaboração de atividades que possibilitem uma análise crítica dos conteúdos abordados, favorecendo o desenvolvimento de competências necessárias para a prática pedagógica inclusiva.

Requisitos e Responsabilidades dos Participantes:

- Os cursistas deverão possuir e-mail no Gmail e acesso ao aplicativo Telegram para comunicação e acesso aos materiais e atividades do curso.

- É responsabilidade e obrigatóriedade dos participantes acompanhar os comunicados e materiais disponibilizados nas plataformas utilizadas (Google Meet, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram), bem como manter a regularidade na participação.

- A assiduidade, pontualidade e participação ativa nas atividades são indispensáveis para a certificação. O controle de frequência será rigoroso e computado em cada encontro.

- O curso adota uma política de tolerância zero ao plágio. Trabalhos que apresentarem evidências de cópia serão desconsiderados, resultando na exclusão imediata do participante.

- Os cursistas são incentivados a interagir com os colegas e docentes, acompanhar o cronograma e buscar fontes complementares para o aprofundamento dos temas.

Aulas On-line:

As aulas serão semanais Terças-feiras nos turnos manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30), conforme cronograma, com encontros síncronos on-line ao vivo.

A frequência será monitorada nas aulas as on-line.

Normas de Convivência: Todos os participantes devem respeitar as normas estabelecidas, promovendo um ambiente de convivência harmônica e colaborativa.

Procedimentos de Avaliação: A avaliação no curso de Práticas Pedagógicas Inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) será contínua e formativa, contemplando ações de diagnóstico, análise e acompanhamento do desenvolvimento dos cursistas. O processo visa identificar dificuldades, reforçar pontos positivos e promover estratégias para a superação de obstáculos, garantindo um aprendizado significativo.

Os instrumentos de avaliação incluirão:

- Atividades Avaliativas: Questões dissertativas e objetivas, programadas de acordo com o cronograma do curso, para avaliar a compreensão dos conteúdos teóricos e práticos.

- Seminários e Apresentações: Trabalhos apresentados individualmente ou em grupos, proporcionando aos cursistas a oportunidade de explorar temas relevantes e compartilhar conhecimentos.

- Trabalhos Práticos e Reflexivos: Elaboração de atividades que demonstrem a capacidade de aplicação dos conteúdos em contextos reais, com foco em práticas pedagógicas inclusivas.

- Autoavaliação: Incentivo à autoanálise por parte dos cursistas, para refletirem sobre o próprio processo de aprendizagem, identificando avanços e áreas a serem melhoradas.

Para obter aprovação e certificação no curso, os seguintes critérios serão exigidos:

- Frequência: Participação igual ou superior a 75% das atividades presenciais e on-line. Frequência inferior a essa porcentagem resultará em reprovação automática.

- Realização das Avaliações: Conclusão de pelo menos 75% das atividades avaliativas previstas, respeitando os prazos estabelecidos.

- Trabalho Final: Entrega obrigatória do Trabalho Final, que deverá ser concluído com 100% de conformidade às orientações fornecidas.

O cronograma de avaliações será divulgado no início do curso e poderá ser ajustado conforme necessário, com aviso prévio. A política de tolerância a atrasos e ausências será administrada com rigor, visando garantir a seriedade e o compromisso com a formação dos cursistas.

Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial (AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio á Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursoppi@gmail.com

E-MAIL PARA INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursoppi@gmail.com

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Organizador

Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência-FUNAD/ Assessoria de Educação Especial

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD, vinculada à Secretaria de Estado de Educação, colabora na execução e promoção da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dispõe do setor de Assessoria de Educação Especial (AEE) com uma equipe multiprofissional que atua no acompanhamento, assessoramento e monitoramento dos programas que favorecem o processo de escolarização de alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Estado. Através da Secretaria de Estado da Educação (SEE), este setor desenvolve suas atividades tanto na sede da FUNAD quanto na interiorização das ações junto às Gerências Regionais de Ensino. Ao longo dos anos a AEE vem desenvolvendo suas atividades objetivando disseminar a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva ampliando cada vez mais a capacitação inicial e continuada desenvolvida na sede da FUNAD e nos municípios através de parcerias realizadas com diversos órgãos e secretarias municipais de educação em todo Estado. A cada ano observa-se um número maior de profissionais da educação que procuram por cursos na área da Educação Especial na perspectiva Inclusiva ofertados pela FUNAD, refletindo dessa forma no aumento do número de formações ofertadas por esta Instituição, bem como no quantitativo de profissionais capacitados.