Psicologia e Capacitismo: o que isso tem a ver?

O GTPCD propõe uma mesa redonda para explanar sobre o que é o capacitismo: conceito e contexto sócio histórico cultural; dialogando com a COF sobre a relação desta forma de violência (pouco conhecida conceitualmente) e as respectivas infrações ao Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o (CEPP). Este projeto objetiva elucidar à sociedade, e principalmente à categoria, sobre o capacitismo, suas formas de manifestação (explícita ou implicitamente),aproveitando o espaço para realizar umas das atividades fim desta autarquia,orientando as/os profissionais de Psicologia sobre as infrações ao CEPP, através da participação de uma/um representante da COF. Por se tratar de um termo recente e pouco discutido, o capacitismo, caracterizado pelo preconceito e discriminação contra a Pessoa com Deficiência (PcD), se faz necessária ações informativas à sociedade, e à categoria, sobre esta violência, e suas respectivas consequências disciplinares (enquanto profissional) e penais.
Falar sobre o capacitismo e estratégias de enfrentamento é também uma ação que proporciona uma maior visibilidade às Pessoas com Deficiência, que histórica e estruturalmente foi, e ainda é, invisibilizadas, negligenciadas e violentas pela sociedade. Para tanto, a mesa contará com pesquisadoras/es e profissionais atuantes na luta contra o capacitismo, em sua maioria PcDs.

Mediador: Atanael Ribeiro da Silva Weber

Palestrantes:

Marco Antonio Gavério -Cientista Social, Mestre e Doutorando em Sociologia. Pesquisador com enfasena sociologiae antropologia lidando com o tema deficiência como um fenômeno histórico, social, cultural e político.

Janaína Kerollay da Silva Oliveira -Bacharel em Psicologia, empresária e militante nas causas das pessoas com deficiência.

Rafael Ribeiro Filho (CRP-17/3227) - Conselheiro no CRP-17

Antônio Rogério C. Greenhalgh (CRP03/2012) – Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-03

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Evento online
Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.