Psicologia, Educação e Decolonialidade - teorias e práticas em ambientes escolares

A escola é o segundo mais importante ambiente socializador em que a criança é inserida, juntamente com a comunidade e a família, tendo em vista o seu impacto na formação e orientação do discente, e entendendo que esse espaço também precisa ser promotor de cuidado e proteção. O contexto escolar é passível de vários problemas e enfrentamentos na tarefa de educar. Um desses problemas diz respeito ao preconceito racial e à maneira como essa questão é abordada entre os professores, estudantes e no cotidiano escolar. Visando compreender e minimizar os traumas causados pelo racismo estrutural no desenvolvimento da subjetividade da população negra, sobretudo das crianças em idade escolar, é necessário entendermos que a escola desde muito cedo deve problematizar a questão racial, descolonizando os saberes. Educadores e educadoras precisam conscientizar-se de que são responsáveis não só pelo conhecimento cientifico que as crianças adquirem acerca do mundo em que vivem, como também entender que eles são demasiadamente responsáveis pelo desenvolvimento dos padrões psíquicos, da subjetividade que os alunos constroem acerca de si e do outro que com eles convivem. Com isso, os grupos de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais e Psicologia Escolar têm, na realização de ações como esta proposta de seminário, o cumprimento das suas diretrizes que preconizam a divulgação e promoção de eventos, materiais e demais ações que corroborem para a sensibilização de profissionais, estudantes de psicologia e sociedade civil, sobre a importância e a influência que discussões como essa têm sobre a prática dos profissionais da educação em contexto escolar.

Abertura

Palestrantes:

ANA CRISTINA SANTOS DA SILVA - Psicóloga CRP 03/11015 (Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do CRP 03 | FSA)

ADERILSON ANUNCIAÇÃO DE OLIVEIRA - Psicólogo CRP 03/18594 (Grupo de Trabalho de Psicologia em Educação do CRP 03 | FSA)

BRUNO VIVAS DE SÁ - Psicólogo CRP 03/7197

Tema : Os olhares e as vivências decoloniais nas escolas

Palestrantes:

IAGO GOMES – Professor da rede pública com uma perspectiva de raça e gênero. Qual a relevância de tratar de questões raciais na escola?

THAISE LOPES - Psicóloga escolar – atuante em escola pública. Como a psicologia escolar podem atuar frente a questões raciais?

ADRIELLE DE MATOS BORGES TEIXEIRA – Psicóloga CRP 03/5864– doutora em relações raciais no contexto universitário. Problematizando as questões raciais no ensino superior

Tema: Atuação profissional

Palestrantes:

EXPEDITO SILLAS BRAGA MOREIRA SAMPAIO (CRP/03 21916)

EDUARDO MIRANDA

JOSELICE SOUZA BARBOSA - Professora da Educação Básica - Sec. BA

Leia mais... →

Data do evento

7 de novembro de 2020, 08h00 - 15h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCg3OBb_DUBUaTMxWbs_ERZw