I JORNADA NACIONAL SOBRE RACISMO INSTITUCIONAL E SISTEMA DE JUSTIÇA

Faça sua inscrição
De 22 a 23 de março Todos os dias das 09h às 18h
Rio de Janeiro, RJ Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Sobre o Evento

Visamos propiciar, neste evento, o encontro de pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e ativistas que investiguem, trabalhem e atuem com temáticas relacionadas ao racismo institucional, em especial no sistema de justiça. Esta será uma oportunidade de apresentar resultados de pesquisas e experiências oriundas de intervenções profissionais e políticas a respeito das temáticas correlacionadas. Deste modo, reunir especialistas e ativistas com experiências individuais e coletivas, de ação acadêmica, institucional e política para a “I Jornada Nacional sobre Racismo Institucional e Sistema de Justiça” irá contribuir para a discussão e difusão de conhecimento teórico e prático sobre o tema, e, sobretudo para a criação e fortalecimento de uma rede que se articule a nível nacional para incidência política e em pesquisas.

Programação

09h30 Racismo institucional e sistema de justiça
Local: FESUDPERJ

Nesta sessão pretendemos abordar as dimensões performativa, discursiva e relacional do racismo institucional no sistema de justiça. Buscaremos identificar diferentes formas de manifestação do Racismo Institucional no Sistema de Justiça, visando, sobretudo, trabalhos voltados para o estudo/produção de indicadores e de modos de se observar as dinâmicas de racismo institucional fora do sistema criminal/infracional e da segurança pública, para alcançar, em perspectiva inter e multidisciplinar, o sistema de justiça como um todo. Interessa-nos também não só discutir a produção de diagnósticos neste âmbito, mas também abordar estratégias de prevenção e enfrentamento ao Racismo Institucional no Sistema de Justiça, bem como debater a formulação de políticas públicas relacionadas à temática.

14h00 Racismo Institucional no Sistema de Justiça com foco no Sistema Criminal/Infracional e Segurança Pública
Local: FESUDPERJ

Nesta sessão selecionaremos trabalhos que abordem a temática do Racismo Institucional no Sistema de Justiça com foco no Sistema Criminal/Infracional e Segurança Pública. Interessa-nos promover um debate dedicado à área da justiça penal, ainda que no âmbito pré-processual ou de (pós) execução das penas, bem como da segurança pública, fazendo dialogar estudos sobre polícias, territórios e modos de tratamento dos conflitos penais, entre outros. 

16h30 Racismo Institucional com foco em trabalhos interdisciplinares
Local: FESUDPERJ

Nesta sessão abordaremos a temática do racismo institucional a partir de um viés interdisciplinar. Buscaremos somar à nossa jornada trabalhos de outras áreas, como por exemplo, provenientes do campo da saúde, da educação e outros.

09h30 O Sistema de Justiça e as Relações Raciais no Brasil
Local: Auditório FESUDPERJ

Nesta sessão selecionaremos trabalhos que tragam reflexões a respeito da dinâmica das relações raciais no sistema de justiça. Buscaremos discutir como o racismo estrutura a nossa sociedade e como ele interpela as instituições e as relações inter e intrapessoais.

14h00 Racismo Institucional e Sistema de Justiça: experiências e práticas
Local: Auditório FESUDPERJ

Nesta sessão a temática do racismo institucional no sistema de justiça será abordada a partir de práticas e experiências. Serão valorizados, desse modo, a discussão em torno de trabalhos empíricos voltados para experiências de campo.

17h00 Avaliação e encaminhamentos
Local: FESUDPERJ

Definição dos próximos passos, planejamento da incidência política sobre o tema e redação do documento final da jornada.

Como ampliar o debate e estender a reivindicação da pauta do racismo institucional no sistema de justiça? Quais as possibilidades e obstáculos a ultrapassar? Quais ações políticas prioritárias e estratégicas e quais os públicos-alvo?

Local

Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - 20020-080, Avenida Marechal Câmara, 271, Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Apoio

Organizador

Criola, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e Forum Justiça