Inscrição

Informações

 

PLANO RESUMIDO DE CURSO

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Curso: Oficina de Redação para o ENEM

 

Período: 11 a 14 de Setembro

 

Horário: 08:00 às 12:00  

 

Carga Horária: 16 horas

 

Número de vagas: 40  

 

Instrutor:  Lilívia Ferreira Lima Bomfim

 

APRESENTAÇÃO

 

          

 O objetivo da oficina de redação para o Enem é discutir e problematizar as principais dificuldades encontradas pelos sujeitos na expressão escrita, levando-os a refletir sobre o que se deve escrever, levando-se em conta as competências exigidas para a redação no Enem e escapando, assim, das ideias prontas e dos lugares-comuns.

 

 

EMENTA

 

Aspectos gerais da Redação para o Enem. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Aspectos gramaticais relevantes para a redação dissertativo-argumentativa.

 

OBJETIVO GERAL

 

Compreender, produzir e revisar textos dissertativo/argumentativos adequando-os aos princípios que norteiam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).                                                                                                                                                                                           

 

METODOLOGIA

 

A oficina será desenvolvida com base nos pressupostos pedagógicos utilizados pela Universidade Corporativa do Serviço Público da Bahia (UCS). Ao longo da oficina, serão adotados os seguintes procedimentos metodológicos de efetivação da aprendizagem:

 

  1. formação coletiva de conceitos;

 

 

  1. exposição dialogada com apoio audiovisual;

 

  1. leituras, discussões, realização de exercícios de forma individual e em pequenos grupos;

 

 

  1. dinâmicas de grupo para fixação e resgate de conceitos.

 

O recurso audiovisual será recorrente sempre quando houver a necessidade de introduzir um novo ponto de estudo. As produções individuais serão compartilhadas em grupos para melhor fixação e resgate dos conceitos aprendidos. As leituras serão solicitadas aos capacitandos, sempre em sala de aula. As discussões ocorrerão, preferencialmente, ao término do estudo dos temas abordados e serão complementadas com a efetivação das redações que serão corrigidas pela instrutora.

 

 

 

MATERIAL DIDÁTICO

 

 

 

 

P1 computador com projetor de slides

P 20 lápis com borracha

P 20 canetas esferográficas de cor azul

P 20 blocos de anotações

P1 tesoura

P1 fita adesiva

 

 

 

 

P 1 saco de balas diversas

 

P10 pincéis atômicos (5 pretos e 5 verdes)

 

P1 saco de bolas de assoprar (com cores diversas)

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

 

AZEREDO, J. C. de. Gramática houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

 

BECHARA, E. Moderna gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.

 

______. Moderna gramática portuguesa. 38. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

 

CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

 

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBEKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 560 p.

 

 

 

Local e Data

Sala de Treinamento do CDRH

Universidade Estadual de Santa Cruz, Salobrinho

Ilhéus - Bahia

Data 11/09/2017 - 14/09/2017 às 08:00

Organizador

Página no facebook