Conjunto de oficinas online de INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E LICENCIANDOS com momentos síncronos e assincronos, do dia 16/10/2020 até 23/10/2020.
Este projeto de extensão, devido a pandemia de Covid-19, está desenvolvendo todas as suas atividades de modo remoto, incluindo as oficinas online, para que todos os participantes possam ter acesso e para que trabalhemos o uso do método científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por professores no ambientes escolar.
No caso de presença em mais de 75% das atividades, será fornecido certificado único contendo a carga horária completa referente à participação nas Oficinas de Introdução ao Método Científico, destinadas a Professores de Ensino Básico e Licenciandos (CH 10h).
REDENEURO é uma plataforma de estímulo e suporte à criatividade e inovação destinada aos professores da Educação Básica que incentiva o desenvolvimento de projetos científicos por docente e discentes. Partimos, para isso, dos conhecimentos da neurociência acerca do desenvolvimento criativo em prol da formulação de perguntas e hipóteses e para a escolha das estratégias metodológicas que permitam trabalhar as questões levantadas. a formulação de perguntas e questionamentos são o pontapé inicial para o trabalho científico e representam a base da nossa rede de fomento à inovação e à criatividade, abarcando docentes de todas as disciplinas da grade curricular comum.
Leia mais em: http://cienciasecognicao.org/redeneuro/quem-somos/
Objetivo: trabalhar o uso do método científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por professores no ambientes escolar.
Público-alvo: professores do ensino básico e graduandos de cursos de licenciatura e pedagogia.
Data: 16/10/2020 até 23/10/2020
Certificado: será emitido certificado digital do workshop para os participantes que tiverem presença registrada em mais de 75% das atividades, com carga horária de 10 horas (Não será emitido certificado para partes ou atividades isoladas).
Programação:
- 16/10/2020 (sexta-feira) – Oficina: “O papel da pergunta e da hipótese para o método científico” [Atividade assíncrona]
- 19/10/2020 (segunda-feira), 18h às 19h – Aula Síncrona, para debate e troca de experiências sobre os pontos desenvolvidos na oficina do dia 16/10.
- 20/10/2020 (terça-feira) – Oficina: “Teste de hipóteses e análise de dados” [Atividade assíncrona]
- 21/10/2020 (quarta-feira), 18h às 19h – Aula Síncrona, para debate e troca de experiências sobre os pontos desenvolvidos na oficina do dia 20/10.
- 22/10/2020 (quinta-feira) – Oficina: “Como apresentar e divulgar os resultados de uma pesquisa” [Atividade assíncrona]
- 23/10/2020 (quarta-feira), 18h às 19h – Aula Síncrona, para debate e troca de experiências sobre os pontos desenvolvidos na oficina do dia 22/10.