Documentação Pedagógica no Cotidiano da Educação Infantil

Faça sua inscrição
De 15 abril a 17 de maio Todos os dias das 19h00 às 12h00

Sobre o Evento

Documentação Pedagógica no Cotidiano da Educação Infantil

A documentação pedagógica no cotidiano da Educação Infantil envolve a escuta atenta, a observação cuidadosa e a realização de múltiplos registros. Essa prática permite que docentes planejem e desenvolvam ações pedagógicas com base nos interesses, saberes e curiosidades das crianças, consolidando uma abordagem educativa que valoriza a participação e o protagonismo infantil (Focchi, 2018).

Com base nessas compreensões, o curso “Documentação Pedagógica no Cotidiano da Educação Infantil” tem como objetivo refletir sobre a relevância dessa abordagem na construção de uma pedagogia que respeita o tempo, os interesses e as linguagens das crianças. Durante o curso, diferentes formas de documentar serão apresentadas e debatidas, considerando as especificidades de bebês e crianças pequenas, bem como os olhares singulares das docentes. O curso é gratuito, voltado a profissionais da Educação Infantil, estudantes e demais interessados no tema.

A presente proposta integra o Projeto de Extensão “Formação Continuada de Professores da Educação Infantil”, que desenvolve ações formativas junto à Rede Municipal de São Luiz do Quitunde, sob a coordenação da professora Dra. Suzana Marcolino. Este curso conta com a secretaria da estudante do curso de Pedagogia Ana Sara Amorim.

ATENÇÃO: Para receber o certificado de participação, é necessário realizar a inscrição prévia e participar de, no mínimo, duas palestras online. Para as docentes do município de São Luiz do Quitunde, será exigida a participação em pelo menos quatro encontros.


Ementas e Palestrantes

A prática de registro entre as interações e a observação
Palestrante: Pedro Neto Oliveira de Aquino (UFC)
Data: 15/04/2025
Horário: 19h (Online)
Este encontro apresenta e discute a documentação pedagógica como ferramenta fundamental para a Educação Infantil. Com foco em práticas que visam registrar e interpretar as vivências cotidianas das crianças, destaca a importância da observação sensível, da escuta ativa e do planejamento baseado nos interesses e saberes infantis. Serão explorados procedimentos como observação, registro, interpretação e comunicação, bem como o papel dessas práticas na construção de vínculos com as famílias e na avaliação do trabalho pedagógico.


Mini-histórias: narrativas poéticas no cotidiano de bebês e crianças na primeira infância
Palestrante: Gillian Taveira Moraes Ichiama (SEMED Sorocaba / PUC-SP / CRIEI-UFSCar)
Data: 17/04/2025
Horário: 19h (Online)
Este encontro propõe uma reflexão aprofundada sobre o conceito de mini-histórias e seu impacto na prática da documentação pedagógica. Serão discutidas formas de capturar pequenos fragmentos dos acontecimentos diários por meio de registros sensíveis e observações atentas das cenas cotidianas. A proposta considera a importância do olhar e da escuta ativa, gerando reflexões significativas sobre tempo, espaço, acolhimento, interações, movimentos e brincadeiras.


Documentação Pedagógica e os Documentos Oficiais da Educação Infantil
Palestrante: Rozana Machado Bandeira de Melo (SEMED Maceió / CESMAC)
Data: 26/04/2025
Horário: 19h (Online)
Este encontro aborda a documentação pedagógica em diálogo com os documentos oficiais da Educação Infantil, propondo novos “fazeres” pedagógicos que vão além da teoria, fundamentando-se nas vivências do cotidiano educativo.


Documentação Pedagógica e Produção de Registros na Creche: construindo histórias, memórias e autorias
Palestrante: Viviane dos Reis Silva (SEMED Maceió)
Data: 10/05/2025
Horário: 9h (Presencial – exclusivo para o município de São Luiz do Quitunde, AL)
Estudo das especificidades da prática de registro e documentação pedagógica na creche, reconhecendo seu caráter formativo, processual e interpretativo do trabalho docente e das aprendizagens dos bebês e crianças bem pequenas.


Encontro: Eu consigo subir na árvore sozinha
Palestrante: Lúcia de Mendonça Ribeiro (SEMED Maceió)
Data: 24/05/2025
Horário: 9h (Presencial – exclusivo para o município de São Luiz do Quitunde, AL)
Este encontro busca compreender a relevância da documentação pedagógica na construção de memórias das experiências vividas por crianças e educadores no cotidiano da Educação Infantil. A prática contribui para a avaliação e autoavaliação docente, potencializando outros modos de ser e estar com as crianças desde os primeiros anos de vida.


Obs.: O link de acesso às palestras será enviado por e-mail aos participantes inscritos.

Carregando área de inscrição

Organizador

Suzana Marcolino

Professora do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).