II Jornada Meios Eletrônicos para Solução de Conflitos

20 de setembro de 2018, 08h30 - 13h00

Instituto de Estudos Avançados da USP, São Paulo, SP

Sobre

Vivemos no Brasil em uma cultura de litigiosidade. Todos os conflitos buscam solução na justiça, gerando uma sobrecarga de processos de proporções alarmantes. Há mais de 100 milhões de processos nas diversas instâncias, o que impede o judiciário de tratar as questões relevantes em tempo hábil. A justiça que tarda, falha. Porém, a tendência mundial é considerar que conflitos, principalmente no universo comercial, possam ser resolvidos por acordos entre as partes.

Objetivos


Nesta jornada discutiremos como substituir os processos judiciais por meios alternativos/adequados de solução de conflitos, apoiados por soluções tecnológicas que os tornam mais simples e rápidos, de menor custo e acessíveis para a sociedade: cidadão comum, iniciativa privada e governo.

Mapa do Local do Evento

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)

Antigo Anfiteatro do Conselho Universitário (andar Térreo)

Perguntas e Respostas Frequentes

1- Por que preciso informar meu RG no momento da inscrição?
A identificação é necessária para autorizar sua entrada no local evento.

2- Já fiz minha inscrição, mas houve um imprevisto e não poderei participar do evento. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não. Por questões de segurança é necessário apresentar na entrada do local do evento o documento que foi utilizado no momento da inscrição. No caso de um imprevisto, mande um e-mail para cest_usp@outlook.com explicando o ocorrido para que possamos auxiliá-lo o quanto antes.

3- Os organizadores do evento emitirão um certificado de participação?
Sim. Haverá emissão de certificado de participação para os participantes que fizerem a inscrição e assinarem a lista de presença no dia e local do evento. A emissãoon-line será liberada somente após o evento epoderá ser feita neste link. Não serão emitidos certificados para os participantes remotos que assitirem o evento pela internet.

4- Como faço para adicionar ou remover o meu nome da lista de e-mails do CEST?
Se você quiser saber mais sobre futuro eventos do CEST ou outras notícias, clique neste link: CADASTRAR. Caso contrário, descadastre-se de nossa lista acessando este link: DESCADASTRAR.

5- Como posso contatar os organizadores do evento caso eu tenha quaisquer outras dúvidas?
Para solucionar quaisquer outras dúvidas você pode mandar um e-mail para cest_usp@outlook.com.

6- O evento será transmitido pela internet?
Sim, o evento será transmitido no canal do CEST do YouTube e a gravação ficará disponível para acesso.

IMPORTANTE: A transmissão comecará somente no dia e horário do evento.

Local do evento

Instituto de Estudos Avançados da USP - 05508-050, Rua da Praça do Relógio, 109, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • José Roberto Castilho Piqueira

    José Roberto Castilho Piqueira - Escola Politécnica da USP

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1987) e livre-docência em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). Tem 101 artigos indexados na principal coleção da Web of Science, orientou 23 mestrados, 24 doutorados e supervisionou 9 pós-doutorados. Participa do corpo editorial do periódico Journal of Control, Automation and Electrical Systems (Springer). É presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos.

    20/09 - 09h00 Abertura

  • Edison Spina

    Edison Spina - Escola Politécnica da USP

    Doutor em Engenharia de Computação pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EP-USP). Foi Auditor Líder ISO 9000 (1995); Consultor Freelancer em Interferência e Compatibilidade Eletromagnética (1987), Qualidade e Gestão de Projetos (1998); Diretor da Antares Eletrônica Ltda (indústria, 1986-2000); Gerente de Projetos da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - FDTE; Analista de Sistemas Eletrônicos de Segurança (LCA e GAS / PCS). Coordenou as Equipes Brasileiras de Projetos Europeus INSTINCT (FP6), BELIEF (FP6), BELIEF 2 (FP7), VertbrALCUE (Alfa3) e eMundus (Erasmus Mundus). Atualmente é professor assistente do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - PCS (EP-USP, desde 1988); Membro do Knoma (Laboratório de Engenharia do Conhecimento); Coordenador Acadêmico do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da USP; Membro do Conselho do Comitê de Ciências e Tecnologia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Membro do Comitê de Relações Internacionais da Escola de Engenharia da USP (EP-USP); e Conselheiro do Conselho Executivo do Grupo Menon (Bruxelas).

    20/09 - 09h00 Abertura

  • Mario E. S. Magalhães

    Mario E. S. Magalhães - Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da USP

    Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo onde também realizou seus estudos de pós-graduação em engenharia de sistemas e, posteriormente, na Universidade de Toronto / Business School São Paulo, em Administração de Empresas. Foi responsável por soluções aproximando negócios e tecnologia em instituições financeiras, como Itaú, Unibanco, ABN AMRO, Real, Nacional e Safra, incluindo metodologias, processos, governança e inovação. Como consultor da McKinsey serviu vários clientes na América do Sul e Europa. Na Andersen Consulting e FDTE já trabalhou e engenharia de sistemas e de processos. Atualmente em sua própria empresa de consultoria Strategium Consultoria Empresarial, além de seu trabalho na definição e desenvolvimento de soluções inovadoras de negócios de TI e seus modelos, explora as possibilidades e impactos da tecnologia sobre a ética, a resolução de disputas on-line e questões relativas ao acesso e democratização da justiça.

    20/09 - 09h10 Introdução ao tema

  • Guilherme Novaes Procópio Araújo

    Guilherme Novaes Procópio Araújo - IBM Brasil

    Trabalhou na IBM por 2003 a 2009 em diferentes funções na área de Infraestrutura – HW. Retornou a IBM em 2015 assumindo a liderança da unidade de Cybersecurity para IBM Brasil. Em 2017 assumiu a liderança de Watson para o Brasil, período em que liderou Watson Platform, Health, IOT e Weather company. Atualmente é o assistente executivo da gerente geral IBM América Latina. Trabalhou também no mercado financeiro. Atuou como empreendedor vendendo sua startup na área de prestação de serviços personalizados em nuvem. Também liderou as unidades de Cloud Computing e Mainframe para América Latina na BMC Software. Possui MBA em Gestão de Vendas, Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia e Bacharelado em Administração de Empresas pela FGV. Atualmente cursando MBA executivo pela Fundação Dom Cabral e Singularity University – Exponential Thinking master degrees.

    20/09 - 09h30 Inteligência Artificial: o que é e suas aplicabilidades na Resolução de Conflitos

  • Thomas Eckshimdt

    Thomas Eckshimdt - Instituto Capitalismo Consciente Brasil

    Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo. Executivo internacional com experiência em diversos setores e em mais de 20 países, Empreendedor de sucesso com mais de 10 prêmios, inovador com 4 patentes depositadas, autor com mais 7 livros publicados palestrante internacional com participação no TEDx. Thomas tem experiência internacional na resolução de conflitos comerciais através de plataformas digitais e é autor do livro "Do Conflito ao Acordo na Era Digital", Editora Doyen 2016. Thomas também é cofundador do movimento capitalismo consciente no Brasil e em outros países.

    20/09 - 10h30 Acordos na Era Digital

  • Luis Gustavo Paiva Leão

    Luis Gustavo Paiva Leão - Viseu Advogados

    Sócio da área de Direito Digital e Comércio Eletrônico, do Viseu Advogados. Professor das disciplinas de Direito Empresarial e Direito do Consumidor da Saint Paul Institute of Finance, da Fundação Instituto de Administração - FIA e do programa de Administração do Varejo - PROVAR. Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, Seção de São Paulo, ode é Presidente do Comitê de Comércio Eletrônico, da Diretoria Jurídica da ABCOMM.

    20/09 - 11h20 Painel Principal: Estado Atual e Perspectivas dos meios eletrônicos para resolução de conflitos no Brasil

  • Victor Aracaty

    Victor Aracaty - Melhor Acordo

    Graduado em Direito pela UNICAP. Pós graduando em Master in Business and Administration pela EAESP/FGV. Trabalhou em escritório de advocacia especializado em contencioso de massa, deixando o mundo jurídico para empreender em diversas áreas, como e-commerce, casas noturnas e produção de eventos voltados para shopping centers e ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Agência de meio ambiente de Pernambuco. Atualmente é COO e Sócio da Melhor Acordo, LawTech voltada para resolução de conflitos judiciais e extrajudiciais com seus consumidores e funcionários, de forma automatizada.

    20/09 - 11h20 Painel Principal: Estado Atual e Perspectivas dos meios eletrônicos para resolução de conflitos no Brasil

  • Brunno Pandori Giancoli

    Brunno Pandori Giancoli - Legal Sprint

    Consultor Jurídico, professor de Direito do Consumidor, Direito Empresarial e Gestão Jurídica da Universidade Presbiteriana Mackenzie e FIA (Fundação Instituto de Administração) e CEO da Empresa Legal Sprint.

    20/09 - 11h20 Painel Principal: Estado Atual e Perspectivas dos meios eletrônicos para resolução de conflitos no Brasil

  • Sandra Assali

    Sandra Assali - ITKOS Mediação

    Formada em Direito, com extensão Universitária em Mediação Transformativa de Conflitos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo - ESMP. Atualmente é Presidente da ABRAPAVAA - Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vitimas de Acidentes Aéreos, com mais de 200 acidentes aéreos assistidos por todo o Brasil. Integrante da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/SP. Sócia Fundadora da ITKOS Mediação. Mediadora cadastrada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Autora do livro – O Dia Que Mudou Minha Vida.

    20/09 - 11h20 Painel Principal: Estado Atual e Perspectivas dos meios eletrônicos para resolução de conflitos no Brasil

  • Giovani Ravagnani

    Giovani Ravagnani - 99 Taxis

    Mestrando em Direito Processual Civil pela USP. Professor da Rede LFG e de Future Law. Gerente Jurídico de Litígios LATAM da empresa 99 Taxis.

    20/09 - 11h20 Painel Principal: Estado Atual e Perspectivas dos meios eletrônicos para resolução de conflitos no Brasil

Programação

Horário Atividade Descrição
20/09
08h30 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Credenciamento
Credenciamento

Credenciamento dos participantes e café de boas vindas.

09h00 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Abertura
Abertura
Edison Spina, José Roberto Castilho Piqueira

Abertura feita pelos coordenadores do CEST. 

09h10 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Introdução ao tema
Palestra
Mario E. S. Magalhães

Breve apresentação sobre o tema do evento e sobre os palestrantes convidados.

09h30 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Inteligência Artificial: o que é e suas aplicabilidades na Resolução de Conflitos
Palestra
Guilherme Novaes Procópio Araújo

Palestra do Assessor Executivo da Presidência da IBM, Guilherme Novaes Procópio Araújo

10h30 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Acordos na Era Digital
Palestra
Thomas Eckshimdt

Palestra do engenheiro e empreendedor social, Thomas Eckshimdt. 


 

11h00 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Network Coffee Break
Intervalo

Intervalo para realização de networking entre palestrantes e participantes.

11h20 Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP Painel Principal: Estado Atual e Perspectivas dos meios eletrônicos para resolução de conflitos no Brasil
Painel
Luis Gustavo Paiva Leão, Victor Aracaty, Sandra Assali, Giovani Ravagnani, Brunno Pandori Giancoli

Moderação: Mario E.S.Magalhães, pesquisador associado do CEST. Palestrantes: Luis Gustavo Leão, Victor Aracaty, Brunno Giancolli, Sandra Assali e Giovani Ravagnani.

12h50 Instituto de Estudos Avançados da USP Encerramento
Encerramento

Encerramento e agradecimentos finais.

Inscrições

Organizador

  • Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia
    O CEST (Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia) fica localizado no campus da Universidade de São Paulo e seu propósito é pesquisar e discutir questões complexas envolvendo a tecnologia e a sociedade, elaborando papers científicos, workshops abertos, envolvendo acadêmicos, técnicos, autoridades públicas e a população de forma a endereçar essas e outras questões importantes e gerar propostas e repostas úteis para a sociedade.
    Entre em contato