O evento tem por objetivo dar sequência a discussões relacionadas à qualidade do Ensino de Agronomia e a pulverização de cursos que vem causando preocupação e desvalorização profissional da categoria.
Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, existem registrados cerca de 100 mil Eng° Agrônomos no Sistema CONFEA/CREA e atualmente há quase 500 cursos de agronomia autorizados no País ofertando cerca de 100 mil vagas/ano, sendo a maioria em sistema de ensino semi-presencial com qualidade duvidosa. Essa preocupação vem sendo amplamente debatida pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e pelo Conselho de Classe (Sistema CONFEA-CREA), conforme pautas do XXXI Congresso de Agronomia realizado em 2019 no Rio de Janeiro, e mais recentemente, no I Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Agronomia, em Curitiba-PR, dentre outros. Contudo, as Instituições de Ensino Superior (IEs), em especial as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) que são referência na área, ainda não se mobilizaram efetivamente para unir forças à CONFAEAB e ao Sistema CONFEA/CREA na defesa do ensino de qualidade e valorização da profissão do Eng° Agrônomo.
Neste sentido, a Reunião Nacional de Coordenadores e Gestores de Cursos de Agronomia visa dar seguimento a estas iniciativas no sentido de criar uma representação forte das IFEs, em especial as Federais, e somar esforços às entidades de Classe CONFAEAB e Sistema CONFEA/CREA na defesa do ensino de qualidade e da profissão do Eng° Agrônomo.
Documento que embasou encontro entre coordenadores dos cursos de Agronomia em Curitiba:
Sejam bem-vindos ao grupo de articulação para a criação de uma nova entidade que represente o grupo Agronomia. Estamos sem representação oficial para o conjunto das IES em Brasília e no Brasil. As IES estão desarticuladas para discutirem as questões da formação Agronômica e as Ciências Agrárias como um todo. A ABEAS fechou em 2017. Vamos trabalhar juntos e criar uma nova entidade, que nos represente de fato.
Desde 2017, A ABEAS (Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior) está inativa, em função de problemas de gestões passadas, nos Tribunais de Contas da União. Problemas diversos de execução de projetos junto ao MAPA (Ministérios da Agricultura) e outros. Assim como prestações de contas mal elaboradas desde 2002, levaram a ABEAS ao fechamento e suspensão de suas atividades, bem como perda da sua representação em Brasília e junto a ECHERA (Entidade Mundial de IES do grupo Agronomia). A gestão 2011-2016 tentou de inúmeras maneiras sanear os problemas e retomar as atividades, sem sucesso. Como não houve continuidade da gestão, pelo motivos apontados, as IES do grupo Agronomia perderam sua representatividade junto ao CONFEA (perda do assento no CDEN), interlocução junto ao MEC/INEP e CNE (Conselho Nacional de Educação). Urge, iniciar a criação de uma nova Associação de IES, do grupo Agronomia. Para tanto, solicitamos aqui a formalização junto a sua Instituição para a criação de uma nova Associação representativa e apoio via ofício, para a sua criação, se essa for a vontade das IES. Deste modo, solicitamos aqui o seu registro, como nome, IES telefone e assinatura ou rubrica para futuros contatos e interlocuções. Por sugestão de colegas presentes no evento de Curitiba solicitamos aqui o registro dos dados solicitados. Assim agendaremos em breve um evento virtual via Plataforma Remota para a criação da nova associação e assim discutirmos os rumos da Educação Agrícola Superior no Brasil.