Sobre

05 de outubro de 2021

das 10h às 12h

"Webinar Como preparar revisões sistemáticas de alta qualidade com a Embase"

Revisão sistemática da literatura, estudos de revisão sistemática, revisão bibliográfica sistemática ou simplesmente revisão sistemática é a pesquisa científica que reúne estudos relevantes sobre uma questão formulada, utilizando o bases de dados da literatura que tratam sobre aquela questão como fonte e métodos de identificação, seleção e análises sistemáticas, com intuito de se realizar uma revisão critica e abrangente da literatura. A sistematização na revisão tem como objetivo evitar vieses que ocorreriam em uma revisão não sistemática. Algumas revisões podem incluir meta-análise a fim de aumentar o poder estatístico da pesquisa primária. Quando a revisão sistemática não inclui meta-análise, isto é, os estudos primários são integrados de forma sintetizada, mas sua integração não é combinada estatisticamente, a revisão comumente é chamada de revisão sistemática qualitativa (Fonte: WIKIPEDIA).

Embase é considerada referência na área de respostas biomédicas e farmacológicas. Ferramenta de pesquisa biomédica, a Embase apresenta informações sobre drogas e tratamento de doenças, por meio de conteúdo confiável e autorizado que permite às áreas biomédica e farmacêutica, o desenvolvimento de novos medicamentos e a descoberta de novas aplicações para drogas existentes.

Embase permite aos usuários recuperar artigos relevantes que muitas vezes não podem ser encontrados em outras ferramentas de busca. Esse conteúdo pode ser encontrado porque o Embase combina um trabalho de indexação com uma poderosa ferramenta de busca. Atualmente possui como fonte mais de 25 milhões de registros, provenientes de mais de 7.000 revistas científicas de mais de 70 países indexadas através do tesauro EMTREE, que engloba também as nomenclaturas MeSH. Além disso, possui mais de 5 milhões de artigos e trabalhos de conferências que estão exclusivamente indexados no Embase e todo o conteúdo da MEDLINE produzido pelo National Library of Medicine (NLM). O acesso está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.

Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete, o link e senha para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente participado.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com a Elsevier

Local do evento

Evento online
O link do evento ainda não foi informado

Palestrante

  • María Dávila Rodriguez

    María Dávila Rodriguez - Elsevier

    Especialista em treinamento Embase - Elsevier

    05/10 - 10h00 Como preparar revisões sistemáticas de alta qualidade com a Embase

Programação

Horário Atividade Descrição
05/10
10h00 Online Como preparar revisões sistemáticas de alta qualidade com a Embase
Webinário
María Dávila Rodriguez

Como preparar revisões sistemáticas de alta qualidade com a Embase

Inscrições

Organizador