ATENÇÃO!
Estão disponíveis os anais e os certificados do II SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE. Para fazer o download, basta clicar no link e será redirecionado para uma pasta. Lá estão os anais e os certificados de participação e de todas as oficinas realizadas no evento. Localize a sua oficina, baixe o arquivo correspondente e clique para imprimir em PDF somente a página que consta o seu nome no certificado e/ou no resumo.
Para acessar, clique aqui.
II SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE
TEMA: Extensão universitária internacional e práticas educativas no contexto socioambiental: como podemos por meio da Educação e Extensão enfrentar as mudanças climáticas?
LEMA: Tecendo a rede: construindo e compartilhando saberes internacionais para a construção de territórios sustentáveis.
O II SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE é uma iniciativa de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU. Nessa segunda edição, que ocorrerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Dois Vizinhos/Brasil), farão parte da equipe as seguintes instituições brasileiras: UTFPR, UEMS, USP, UFTM, UFBA, UENF, IFRJ em parceria com IES angolanas: Universidade do Namibe (UNINBE), Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED) e Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) - por meio de seus docentes e discentes de graduação e pós-graduação, inclusive da área interdisciplinar.
A proposta tem origem nas interlocuções em rede nas quais têm sido formuladas estratégias para desenvolver ações de extensão que promovam a formação inicial e continuada de professores, profissionais da saúde, meio ambiente, áreas tecnológicas e correlatas com o objetivo de possibilitar a construção de territórios sustentáveis para o enfrentamento às mudanças climáticas. Com esse propósito, desde 2020 uma equipe de pesquisadores e alunos de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, de Angola e do Brasil, vem se reunindo periodicamente para discutir e delinear perspectivas metodológicas direcionadas à atuação em contextos de carência de recursos materiais, pedagógicos e que enfrentam problemáticas socioambientais. Como desdobramento prático da cooperação transatlântica, membros dessa equipe participaram da criação da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU, 2022), da concepção de projetos de extensão internacional e do I Seminário Socioambiental Angola - Brasil, realizado em Moçâmedes, Província do Namibe, em Angola, de 30 de maio a 05 de junho de 2023 (https://doity.com.br/rieu).
Na segunda edição do Seminário Socioambiental Angola - Brasil, em Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, o objetivo permanece o mesmo: reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos socioambientais entre as instituições com o objetivo de promover diálogos participativos para o enfrentamento das mudanças climáticas preconizado na Agenda 2023 pela ONU. Para tanto, o evento será norteado pela seguinte questão: como as INSTITUIÇÕES envolvidas, promovem a sua própria ambientalização curricular por meio de efetivos processos de extensão universitária, comprometidos com profundas mudanças culturais para a "transição ecológica", junto aos municípios onde estão inseridos? Objetiva-se, ainda, fortalecer a formação dos educadores e alunos de ambos os países no que diz respeito à Educação, Meio Ambiente, Engenharia, Tecnologias e Saúde para a promoção de ações que busquem a prevenção de problemas ocasionados no/ao meio ambiente, tais como: desertificação, poluição da água, consumo desenfreado, resíduos, entre outros.
A partir do evento será possível identificar e difundir pesquisas, práticas educativas e de extensão/pesquisa desenvolvidas em ambos os países no âmbito da graduação e pós-graduação, especialmente da área interdisciplinar, a fim de estabelecer conexões, parcerias e trocas de saberes. Uma vez que, a partir do I SEMINÁRIO foi constituído o Grupo de Pesquisa em Educação Socioambiental: uma construção transatlântica (GPEAT) validado pelo CNPq. Dentre as atividades programadas, destacam-se: mesas redondas, grupos de discussão, oficinas, palestras, visitas técnicas para proposição de pesquisas conjuntas e sessões de apresentação de comunicações.
Considerando a Agenda 2030, esse evento atenderá vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU, entre eles:
ODS 03 - Saúde e bem estar
ODS 04 - Educação de qualidade
ODS 06 - Água potável e saneamento
ODS 10 - Redução das desigualdades
ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
Cabe aqui destacar que dentre as metas do ODS 04 fala-se especificamente sobre ações que envolvam países africanos.
Público-Alvo
O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, em especial da área interdisciplinar, representado pelo Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UENF), grupos de pesquisa, professores da educação básica e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Engenharia, Tecnologias e Saúde. Além de representantes da Comunidade em geral, como: associações, pequenos produtores, empresas, moradores envolvidos em ações socioambientais na região, gestores/conselheiros municipais e representantes do ministério público.
Objetivo Geral do II Seminário
O objetivo é reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as instituições envolvidas e a proposição de pesquisas conjuntas acerca das questões socioambientais.
Objetivos Específicos
- Compartilhar experiências entre ambos os países;
- Propor metodologias inovadoras e participativas na construção de propostas de extensão;
- Fomentar a cooperação entre as instiruições envolvidas;
- Fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países;
- Promover o enraizamento da Educação Ambiental nos territórios como forma de enfrentamento às mudanças climáticas.
Metodologia
O evento será inteiramente presencial, no campus da UTFPR, na cidade de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. A participação como comunicador e ouvinte no seminário será mediante inscrição prévia no site do evento. Os certificados de participação serão enviados para o e-mail indicado no momento da inscrição imediatamente após o término do evento.
Submissão de Trabalhos
A inscrição para apresentação de comunicações será realizada via online por meio do preenchimento do formulário https://forms.gle/GbPPMy1gXgf5uMBp7.Quaisquer dúvidas sobre a submissão de trabalhos serão esclarecidas pelo e-mail: seminariosocioambiental-dv@utfpr.edu.br.
Há, também, perspectiva de publicação dos trabalhos mais bem avaliados em periódicos qualizados brasileiros, a exemplo da Revista Triângulo (ISSN 2175-1609), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Clique Aqui! Trabalhos recomendados para publicação nas revistas parceiras do evento considerarão o limite do número de autores permitido pela respectiva revista.
Clique aqui para fazer downloads dos arquivos com o modelo do resumo e para o modelo do trabalho completo. As submissões ocorrerão de 08/03/2024 a 21/04/2024.
Como recebemos muitas inscrições e tivemos que encerrá-las para recebê-los da melhor forma. Aos autores que tiveram seus trabalhos aprovados, somente um precisará se inscrever a partir de agora e todos terão a certificação garantida.
Para orientações gerais sobre a apresentação dos trabalhos, clique aqui.
Eixos Temáticos
Eixo I: Meio Ambiente e Educação
Eixo II: Meio Ambiente e Saúde
Eixo III: Meio Ambiente e Formação de Professores
Eixo IV: Meio Ambiente e Linguagem
Eixo V: Meio Ambiente e Tecnologias/Engenharias
Modalidades
- Palestras
- Oficinas
- Mesas-redondas
- Sessões de comunicação
- Visitas técnicas
Programação
1.º DIA: 03 de junho de 2024 |
PERÍODO DA NOITE 19h00: Hino Nacional do Brasil Cerimonialista: Dr. Daniel Bovolenta Ovigli (UFTM) Sessão de abertura:
Acordos: assinatura oficial dos acordos de cooperação Brasil - Angola
Momento cultural 20h00 Mesa-redonda: Cooperação acadêmica por meio da extensão internacional e da pesquisa conjunta em Rede Mediadora: Profa. Dra. Fátima Aparecida de Souza (UFBA)
|
2.º DIA: 04 de Junho de 2024 |
PERÍODO DA MANHÃ 08h00 - 11h00: visita técnica guiada na Fazenda Tecnológica Sustentável – UTFPR para o conhecimento de práticas de sustentabilidade para a comitiva Angolana e Brasileira. PERÍODO DA TARDE 14h00 - 17h00: OFICINAS Oficina 1. Educação Ambiental e a construção de sociedades sustentáveis para o enfrentamento de questões socioambientais: Brasil X Angola. Oficina 2. Construção de metodologias integradoras entre Angola e Brasil: a educação ambiental a partir do gênero curta-metragem. Oficina 3. Escolas sustentáveis no Brasil e em Angola. PERÍODO DA NOITE 19h00 - 20h30 Mediador: Dr. Joaquim Ferreira da Silva Tavares (ISCED) Palestra: Biotecnologia aplicada aos Processos de Tratamento de Efluentes - Dra. Marina Celant de Prá (UTFPR) 21h00 - 22h30 Mediador:
Palestra: A implantação de wetlands e vasos secos em comunidades que não possuem tratamento de esgoto - Dra. Tamara Van Kaick (UTFPR) |
3.º DIA: 05 de junho de 2024 |
PERÍODO DA MANHÃ 08h00 - 11h00: Visita técnica guiada aos laboratórios da UTFPR para a comitiva Angolana e Brasileira. PERÍODO DA TARDE 14h00 - 17h00: OFICINAS Oficina 4. Pesquisa acadêmica em educação ambiental: discurso e ideologia. Oficina 5. PROMOVER INOVAÇÃO: construção de projetos inovadores pautados na sustentabilidade e equidade. Oficina 6. Práticas pedagógicas em etnomatemática e educação ambiental. PERÍODO DA NOITE 19h00 - 22h30: MESA REDONDA Mediadora: Dra. Aline Chaves Intorne (IFRJ/UENF)Palestra: Projeto Amazônia Sustentável - Promovendo a inclusão social pelo acesso à energia elétrica e água de qualidade de comunidades locais amazônicas - Dra. Samara Souza (UTFPR)Palestra: Micro(plásticos): é só jogar fora! - Dra. Nédia Ghisi (UTFPR) |
4.º DIA: 06 de junho de 2024 |
PERÍODO DA MANHÃ 09h00 - 12h00: Comunicações de trabalho (apresentações)-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- PERÍODO DA TARDE 14h00 - 17h00: Comunicações de trabalho (apresentações) PERÍODO DA NOITE 19h00 - 22h00: Comunicações de trabalho (apresentações) |
5.º DIA: 07 de junho de 2024 |
PERÍODO DA MANHÃ 8h00 - 11h00: OFICINAS Oficina 7. Roda de café com experiências de ensino, pesquisa e extensão do outro lado do Atlântico - Angola. Mediador: Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP) ficina 8. Avaliação de mitoses com foco em aplicações ambientais. PERÍODO DA TARDE 14h00 - 17h00: OFICINAS Oficina 9. Aplicações genéticas na área ambiental. Oficina de extensão na comunidade do município CRUZEIRO DO IGUAÇU. Ações de curricularização da extensão Projeto Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu: uma proposta prática de Educação Ambiental em uma comunidade às margens do rio Iguaçu. 19h00 - 22h00Cerimonialista: Dr. Daniel Bovolenta Ovigli (UFTM) Hino Nacional do BrasilSessão de encerramento:
Momento cultural Palestra de Encerramento: Projetos Salas Verdes e a lusofonia no enfrentamento das mudanças climáticas. Dr. Marcos Sorrentino – MMA. Discurso de Encerramento: Dr. Alfredo Noré Saluanja Muacahila – UNINBE e Dra. Anelize Queiroz Amaral - UTFPR. Encerramento do Seminário |
6.º DIA: 08 de junho de 2024 |
Visita técnica para delegação brasileira e angolana.-------------------------------------------------------------------- |