Angola - Brasil 2025

Faça sua inscrição
De 1 a 7 de junho Todos os dias das 08h00 às 22h30

Sobre o Evento

III SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE

TEMA: Cooperação Internacional para o enfrentamento às emergências socioambientais por meio da extensão universitária.


O III SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE é uma iniciativa de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU. Nessa terceira edição, que ocorrerá no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Sumbe – Cuanza Sul, Angola), farão parte da equipe as seguintes instituições brasileiras: UTFPR, UEMS, USP, UFTM, UFBA, IFRJ em parceria com IES angolanas: Universidade do Namibe (UNINBE), Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED) e Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

A proposta tem origem nas interlocuções em rede nas quais têm sido formuladas estratégias para desenvolver ações de extensão que promovam a formação inicial e continuada de professores, profissionais da saúde, meio ambiente, educação e áreas tecnológicas e correlatas com o objetivo de possibilitar a construção de territórios sustentáveis para o enfrentamento às mudanças climáticas. Com esse propósito, desde 2020 uma equipe de pesquisadores e alunos de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, de Angola e do Brasil, vem se reunindo periodicamente para discutir e delinear perspectivas metodológicas direcionadas à atuação em contextos de carência de recursos materiais, pedagógicos e que enfrentam problemáticas socioambientais. Como desdobramento prático da cooperação transatlântica, membros dessa equipe participaram da criação da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU, 2022), da concepção de projetos de extensão internacional e do Seminário Socioambiental Angola - Brasil, realizado em sua primeira edição em Moçamedes, Província do Namibe, de 30 de maio a 05 de junho de 2023.

Na segunda edição do Seminário Socioambiental Angola - Brasil, em Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, o objetivo permaneceu o mesmo: reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos socioambientais entre as instituições com o objetivo de promover diálogos participativos para o enfrentamento das mudanças climáticas preconizado na Agenda 2023 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para tanto, o evento foi norteado pela seguinte questão: como as INSTITUIÇÕES envolvidas, promovem a sua própria ambientalização curricular por meio de efetivos processos de extensão universitária, comprometidos com profundas mudanças culturais para a "transição ecológica", junto aos municípios onde estão inseridas? Objetiva-se, ainda, fortalecer a formação dos educadores e alunos de ambos os países no que diz respeito à Educação, Meio Ambiente, Engenharia, Tecnologia e Saúde para a promoção de ações que busquem a prevenção de problemas ocasionados no/ao meio ambiente, tais como: desertificação, poluição da água, consumo desenfreado, resíduos, entre outros.

Na terceira edição, retornando ao espaço angolano, agora na cidade do Sumbe, Província do Cuanza Sul, busca-se dar continuidade às ações de identificação e difusão das pesquisas, mapear práticas educativas e de extensão/pesquisa desenvolvidas em ambos os países no âmbito da graduação e pós-graduação a fim de estabelecer conexões, parcerias e trocas de saberes. Uma vez que, a partir do I SEMINÁRIO foi constituído o Grupo de Pesquisa em Educação Socioambiental: uma construção transatlântica (GPEAT) validado pelo CNPq. Dentre as atividades programadas, destacam-se: mesas redondas, grupos de discussão, oficinas, palestras, visitas técnicas para proposição de pesquisas conjuntas e sessões de apresentação de comunicações.

Considerando a Agenda 2030, esse evento atenderá vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU, entre eles:

ODS 03 - Saúde e bem estar
ODS 04 - Educação de qualidade
ODS 06 - Água potável e saneamento
ODS 10 - Redução das desigualdades
ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação

Cabe aqui destacar que dentre as metas do ODS 04 fala-se especificamente sobre ações que envolvam países africanos.


Público-Alvo

O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Engenharia, Tecnologia e Saúde. Além de representantes da Comunidade em geral, como: associações, pequenos produtores, empresas, moradores envolvidos em ações socioambientais na região.


Objetivo Geral do III Seminário

O objetivo é reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as universidades envolvidas e a proposição de pesquisas conjuntas acerca das questões socioambientais e o enfrentamento às mudanças climáticas..


Objetivos Específicos

  • Compartilhar experiências entre ambos os países;
  • Propor metodologias inovadoras e participativas na construção de propostas de extensão;
  • Fomentar a cooperação entre as instiruições envolvidas;
  • Fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países;
  • Promover o enraizamento da Educação Ambiental nos territórios como forma de enfrentamento às mudanças climáticas.

Metodologia

O evento será inteiramente presencial, no campus da ISCED-Sumbe, na cidade do Sumbe, Cuanza Sul, Angola. A participação como comunicador e ouvinte no seminário será mediante inscrição prévia no site do evento.

A inscrição no evento ocorrerá via online por meio do site oficial do evento https://doity.com.br/rieu e a submissão de trabalhos para apresentação de comunicações, nos distintos eixos, será realizada via email: seminariobrasilangola@gmail.com

Os certificados de participação serão enviados para o e-mail indicado no momento da inscrição imediatamente após o término do evento.


Resultados Esperados

Sedimentar conhecimento sobre o tema e consolidar parcerias em propostas de extensão universitária, pesquisas e práticas educativas que passem a ocorrer de forma continuada na promoção de práticas socioambientais nos territórios.

Construir coletivos educadores em cooperação internacional para o enfrentamento às mudanças climáticas.

Há, também, perspectiva de publicação dos trabalhos mais bem avaliados em periódicos brasileiros avaliados pelo sistema Qualis.


Local e Data de Realização

O evento será realizado no Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, na cidade do Sumbe, Cuanza Sul, Angola, entre os dias 01 a 07 de junho de 2025.


Eixos Temáticos

Eixo I: Meio Ambiente e Educação
Eixo II: Meio Ambiente e Saúde
Eixo III: Meio Ambiente e Formação de Professores
Eixo IV: Meio Ambiente e Linguagem
Eixo V: Meio Ambiente e Tecnologias/Engenharias


Modalidades

  • Palestras
  • Oficinas
  • Mesas-redondas
  • Sessões de comunicação
  • Visitas técnicas

Programação

1.º DIA: 01 de junho de 2025

PERÍODO DA TARDE


14h00 - 17H00: Hino Nacional do Brasil

Cerimonialista: Dr. Daniel Bovolenta Ovigli (UFTM)

Mesa redonda 1 - Projetos Salas Verdes e a lusofonia no enfrentamento das mudanças climáticas (representantes do Ministério do Meio Ambiente Brasil - Angola). – A CONVIDAR

Mediadora: Dra Anelize Queiroz Amaral.

Encerramento do 1.º dia de trabalhos

2.º DIA: 02 de Junho de 2025

PERÍODO DA MANHÃ


08h00 - 11h00:

Oficina 1. A formação de Coletivos Educadores para o desenvolvimento da Educação Ambiental em rede de cooperação internacional: Salas Verdes Brasil - Angola. Dra. Anelize Queiroz Amaral (UTFPR), Mestranda Daiane Nazário (UTFPR), MsC. Gil Cumena (UNINBE), Dr. Augusto Fazenda (ISCED – SUMBE).

Oficina 3. Etnomatemática e Educação Ambiental na parceria Angola - Brasil. Dr. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (UFTM) e Dr. Alfredo Capitango de Lúcio (UNINBE).


PERÍODO DA TARDE


14h00 - 16h00:

Mesa redonda 2: Cooperação acadêmica por meio da extensão internacional e da pesquisa conjunta em rede. Dra Suraya Novais Shimano (RIEU), Dr. Valdir Barzotto (USP), Dra Aline Intorne (IFRJ), Dra Tamara Van Kaick (UTFPR), Dr. Miguel Casimiro António (ISCED- SUMBE). Mediador: Dr. Celso Mandume (UNINBE)

16h30 - 18h00:

Sessões de comunicação.

3.º DIA: 03 de junho de 2025

PERÍODO DA MANHÃ


08h00 - 11h00:

Oficina 2. Plantas Alimentícias Não Convencionais: saberes e sabores em contextos Angolano. Dra. Daniela Macedo de Lima (UTFPR); Dr. Fernando Francisco de Sousa Neto (ISPCS).

Oficina 5. Construção de metodologias integradoras entre Angola e Brasil: a educação ambiental a partir do gênero curta-metragem. Dra Lucilene Soares da Costa (UEMS), Dr. Lourenço Lino de Sousa (ISPCS) e Ayla Dresch Bonfim.


PERÍODO DA TARDE


14h00 - 16h00:

Mesa 3 - Experiências de ensino - pesquisa - extensão nas instituições angolanas e a sua relação com a cooperação internacional. Dr. Alfredo Noré Muacahila (UNINBE), Dr. Raimundo Kwaya (ISPCS), Dr. Augusto Fazenda (ISCED), Dra Mariana Teixeira (ISPI), Dra Fátima Aparecida de Souza (UFBA). Mediador: Dr. Joaquim Tavares (ISCED).

16h30 - 18h00:

Sessões de comunicação.


4.º DIA: 04 de junho de 2025

PERÍODO DA MANHÃ


08h00 - 11h00:

Oficina 4. Escolas Sustentáveis para Educação Climática no Sul Global. Dra. Aline Chaves Intorne (IFRJ/UENF) e Dra. Mariana Teixeira (ISPI).

Oficina 6. Compostagem: possibilidade para a reciclagem de resíduos orgânicos. Dra. Anelize Queiroz Amaral (UTFPR), Dra. Tamara Van Kaick (UTFPR), Dr. Augusto Fazenda (ISCED) e Mestranda Daiane Nazário (UTFPR); Armindo Binete Alberto Guimarães (ISCED).

Oficina 7. Silêncios e silenciamentos sobre desigualdades socioambientais em enunciados jornalísticos/midiáticos: reflexões para o ensino da leitura e da escrita no ensino básico - Dra. Fatima Aparecida de Souza (UFBA), Dr. Bernardo Sacanene (ESP-Bengo), Mestrando José Carvalho Chipia (ISCED-Sumbe).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERÍODO DA TARDE


14h00 - 16h00:

Mesa redonda 4: Ensaios de Educação Ambiental para a Sala Verde do ISCED-Sumbe em cooperação com a Sala Verde - Brasil. Dr. Augusto José Fazenda (ISCED-Sumbe), Dra Arlinda Conceição Santos (ISCED-Sumbe), Dr. Lourenço Lino de Sousa (ISPCS), Dr. Felizardo Neto (ISPCS), Dr. Domingos Augusto Lunga (ISPLibolo) ,Dra. Anelize Queiroz Amaral (UTFPR).- Mediadora: Dra Daniela Macedo de Lima

16h30 - 18h00:

Sessões de comunicação.

5.º DIA: 05 de junho de 2025

PERÍODO DA MANHÃ


8h00 - 11h00:

Oficina 8. Saúde, inclusão e meio ambiente: estratégias de promoção de saúde pela relação saudável e inclusiva com o ambiente natural. Dra Suraya Gomes Novais Shimano; Dra Joyce Mara (UFTM), Dr. Lourenço Lino de Sousa (ISPCS).

Oficina 9. Produção artesanal de queijo de cabra e perspectiva na utilização do soro na elaboração de coprodutos lácteos. MsC. Luiz Eduardo Coelho Nurimberg; Daniela Macedo de Lima (UTFPR).

Oficina 10. A DEFINIR


PERÍODO DA TARDE


14h00 - 16h00:

Sessões de comunicação.


16h30 - 18h00

Sessões de comunicação.

6.º DIA: 06 de junho de 2025

14h00 - 16h00:
Palestra Encerramento: A Universidade e a sua relação com uma Fazenda Experimental Tecnológica para o desenvolvimento do ensino-pesquisa-extensão (Dr. Laércio Sartor). Mediador: Daniel Bovolenta Ovigli (UFTM).---------------------------------------------------------------

7.º DIA: 07 de junho de 2025

14h00 - 16h00:
Visita técnica (apenas para delegação estrangeira e comissão organizadora).--------------------------------------------------------------

Carregando área de inscrição

Local

Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, 85660-000, Bairro do Chingo “Terra Prometida” Zona 4, Sumbe, Cuanza-Sul., Chingo, Zona 4, Kwanza Sul
Ver no mapa

Organizador

Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul