Sobre
Levar informação à comunidade civil e aumentar o nível de consciência e atenção no setor aeroviário e aeroportuário, por meio da disseminação de ideias, doutrinas e boas práticas de segurança de voo é o principal objetivo do evento.
Local do evento
Instituto Federal de Rondônia - IFRO - 76820-441, Avenida Calama - de 4753 a 5143 - lado ímpar, Flodoaldo Pontes Pinto , Porto Velho, Rondônia
Palestrantes
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                          José Eduardo da Silva Nunes - Força Aérea Brasileira*** 
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                          Madison Coelho de Almeida - Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação*** 
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                          Fábio Couto Bonnett - EMBRAER*** 
Programação
| Horário | Atividade | Descrição | 
|---|---|---|
| 22/09 | ||
| 12h30 Auditório da IFRO | Credenciamento Credenciamento | Credenciamento dos Participantes | 
| 13h00 Auditório da IFRO | Abertura Abertura | Abertura Oficial do III Simpósio de Segurança de Voo de Rondônia | 
| 13h50 Auditório da IFRO | Atitude Pessoal e a Segurança de Voo Palestra  | A palestra aborda aspectos do comportamento humano individual e de grupo. Através de conceitos e estudos de caso, o ouvinte será estimulado a refletir sobre sua forma de agir, bem como a do grupo onde está inserido e será concientizado sobre os impactos de suas atitudes na segurança operacional. | 
| 15h10 Auditório da IFRO | Aeronaves Remotamente Pilotadas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro Palestra  | A apresentação objetiva abordar a evolução da interação dos Sistemas de aeronaves Remotamente Pilotadas com o Espaço Aéreo Brasileiro, por meio da apresentação da legislação nacional em vigor. A palestra também abordará aspectos de conscientização de uso de RPA, bem como do Sistema de Autorização de Uso de Espaço Aéreo por Aeronave Remotamente Pilotada (SARPAS). | 
| 16h30 Auditório da IFRO | Motores Convencionais: Práticas Inseguras de Manutenção Palestra  | Relatórios Finais de ocorrências investigadas pelos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos apontam a falha de motor em voo com percentual significativo dentre os eventos. Da mesma forma, na Aviação Geral, tais acidentes e incidentes revelam o aspecto manutenção como preponderante para a falha. Pesquisa feita com as ocorrências nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul levantou que práticas inseguras, na manutenção dos motores convencionais, estavam presentes como contribuintes nessas ocorrências. | 
| 17h50 Auditório da IFRO | Seção de Debates Sessão de Perguntas | Os palestrantes respondem perguntas dos participantes | 
| 18h20 Auditório da IFRO | Encerramento Encerramento | *** | 
| 18h40 Auditório da IFRO | Confraternização Coquetel | *** | 
Inscrições
Organizador
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                  SERIPA VII 
 O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) criada pela Portaria nº 2/GC3, de 5 de janeiro de 2007, tem por finalidade planejar, gerenciar, controlar e executar atividades relacionadas com a prevenção e a investigação de acidentes aeronáuticos na aviação civil, no âmbito de sua jurisdição ou conforme determinado pelo Chefe do CENIPA.
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