Roda de Conversa sobre atenção e cuidado com mulheres em situação de violência

Faça sua inscrição
Terça, 21 de novembro de 2023 Das 14:00 às 17:00

Sobre o Evento

Roda de Conversa sobre atenção e cuidado com mulheres em situação de violência

A violência contra as mulheres é um fenômeno multifacetado. Este tipo de violência atinge mulheres em todo o mundo, de todas as classes sociais, em diferentes idades, raças/etnias, sexualidades, para citar alguns marcadores sociais, e tem impacto nos diversos âmbitos da vida, especialmente na saúde mental. No intento de colaborar para a discussão de um modo transnacional, esta roda de conversa pretende trazer perspectivas de atuação com mulheres em situação de violência no México e em Portugal, a partir da experiência de estudo e atuação profissional de professoras estrangeiras que estarão em visita ao PPGNEIM/UFBA, com apoio do Capes Print. Ana Isabel Sani e Elizabeth Ramírez tem formação em psicologia. Sob uma perspectiva de gênero e feministra, Ana Izabel apresentará discussões acerca de protocolo de atendimento a mulheres em situação de violência em Portugal e Elizabeth trará colaborações para o diálogo sobre auto-cuidado para mulheres, com base na experiência mexicana.

O evento aconterá no dia 21 de novembro (terça-feira feira) das 14h às 17hs no auditório Raul Seixas, em São Lázaro

Sobre as Palestrantes:

Ana Isabel Sani

Professora Associada com Agregação na Universidade Fernando Pessoa (UFP - Portugal). Doutoramento em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM - Portugal). Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da UFP; Membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP. Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e Crime; Co-coordenadora do Eixo Pedagógico (Psicologia da Justiça) da Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP-UFP). Perito forense. Co-coordenadora e investigadora do Observatório Permanente da Violência e da Criminalidade (OPVC) (http://opvcufp.com/). Investigadora co-responsável pelo período 2018 - 2021 do Projecto LookCrim (Olhar para o crime: Comunidades e Espaços Físicos) http://www.lookcrim.com/) financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/DIR-DCP/28120/2017. Membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho/Portugal. Colabora com o Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento (FP-B2S) da UFP. Colaboradora estrangeira em Grupos de Pesquisa no Brasil (GREIVI; APlab). Membro Especialista da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Desenvolve pesquisas sobre os temas vitimização e proteção infantil. Os estudos centram-se no fenómeno da violência doméstica (crianças e mães) e na sua ligação ao apoio psicossocial (intervenção psicológica e estruturas de apoio social), à segurança (forças policiais) e ao sistema de justiça (promoção e proteção das crianças e justiça criminal). Colabora na formação de técnicos de apoio à vítima, proteção de crianças e em áreas de especialização em psicologia da justiça. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais nas áreas de Vitimologia, Psicologia Forense e Criminologia. Membra Especialista da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia, Direito e Ciências Sociais.

Elizabeth Ramírez

Acompañante de procesos socioemocionales, eco-feminista, madre, investigadora posdoctoral conahcyt en el Instituto de Investigaciones Sociales de la UNAM (IIS-UNAM). Psicoterapeuta Gestatl y Corporal; acompañante de círculos de mujeres desde el cuerpo en la terapia; acompañante de procesos de empoderamiento a través del cuerpo; Psicopedagoga con especialidad en el Desarrollo de Habilidades del Pensamiento.

Coordenação: Professoras do PPGNEIM, Vanessa Cavalcanti e Darlane Andrade

O evento é aberto para profissionais e estudantes de todas as áreas interessadas/os no tema violência contra as mulheres.

Os certificados de participação no evento serão emitidos por este site através do e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Evento com vagas limitadas.

Este evento integra o Projeto de Extensão Encruzilhadas epistêmicas: Diálogos formativos sobre gênero, alteridades e desigualdades, proposto pelo GADNEIM - Grupo de pesquisa Gênero, alteridades e desigualdades, do NEIM/UFBA, e PPGNEIM - Programa de Pós-graduação em Estudos Interdiciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos da UFBA.

Para conhecer sobre nossos cursos, acesse nossas mídas!

PPGNEIM

GADNEIM

Palestrantes

  • Ana Izabel Sani
  • ELIZABETH RAMÍREZ

Local

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - 40210-909, Estrada São Lázaro, Federação, Salvador, Bahia,
Ver no mapa

Organizador

GAD NEIM

GADNEIM E PPGNEIM