O minicurso a ser oferecido será composto de diferentes abordagens pedagógicas que levem o/a aluno/a a conhecer, através de uma obra, um/a intelectual negro/a brasileiro\a. A ideia é que tome um breve contato com sua obra, pois conhecendo poderá optar por considerá-la em seu repertório de leitura. A formação dos alunos/as, em diferentes níveis de formação, em geral não perpassa a leitura de autores/as negros/as, razão pela qual surge esta proposta. Assim, é uma oportunidade do participante se apropriar de um pensamento menos eurocêntrico, que trate de temas que interessam particularmente à população brasileira, pelas lentes de seus intelectuais negros, historicamente afastados da academia. É ainda uma forma de compreender a pluralidade do Movimento Negro. Os/as profissionais e alunas envolvidos/as dedicam-se a compreender a sociedade brasileira a partir da base estruturante e interseccionais de raça, gênero e classe, no âmbito da saúde em especial, uma vez que nossa história – a das negritudes brasileiras – foi historicamente apagada, para ser forçadamente incorporada à narrativa europeia. A isso chamamos Epistemicídio, e a presente proposta, uma resposta a este fenômeno. Santos; Meneses (2009) apresentam como Epistemologia toda noção ou ideia sobre o que se considera um conhecimento válido, e que, através deste, uma experiência social torna-se inteligível, não havendo, pois, conhecimento que brote sem as práticas sociais e seus atores, em diferentes tipos de relações, culturais e políticas, originando diferentes epistemologias. A cultura brasileira apresenta-se como multicultural, mas não intercultural, dominando aqui uma epistemologia contextual advinda do mundo moderno cristão ocidental, do colonialismo e do capitalismo, impostos pelas intervenções políticas, econômicas e militares aos povos e culturas não ocidentais e não-cristãos. O descrédito e supressão das práticas e saberes desses povos ocorridos com a “missão colonizadora” que buscou tornar o mundo homogêneo, consiste no epistemicídio, a supressão dos conhecimentos locais perpetrada por um conhecimento alienígena (SANTOS; MENESES, 2009). É sob a égide deste conceito que esta proposta nasce, entendendo a pluralidade do pensamento e experiências cognitivas negras que foram desperdiçadas nos últimos séculos. Autores e Autoras que foram “ignorados, silenciados, marginalizados, desqualificados ou simplesmente eliminados” do cenário intelectual brasileiro, irão emergir neste minicurso em uma linguagem acessível, afetuosa e franca, para que as instituições de ensino, de diferentes níveis de formação, não sejam mais um lugar de reprodução de práticas epistemicidas, mas sim de novos sujeitos, novas subjetividades e fortalecimento dos que pertencem aos grupos étnicos sociais historicamente subalternizados.
Carga horária: 10 horas / Síncrono 2 horas, Assíncrono 8 horas
Encontro Síncrono: Sexta 10:00 às 12:00