Palestrante: Prof. Dr. Jorge Sá Martins

Título: A Inovação Pedagógica no IF-UFF

Resumo: O discurso sobre a falência dos métodos tradicionais de ensino expositivo já se tornou lugar comum em nossas universidades. Em países de sistema universitário mais consolidado e maduro, esta constatação deu origem a um movimento de renovação pedagógica, especialmente nas disciplinas das áreas de STEM, que ganhou força nas últimas décadas do século XX. Este movimento chega agora ao Brasil. O IF-UFF foi pioneiro nesta transformação, tendo usado desde 2003 técnicas de eficácia respaldada pela pesquisa em ensino em algumas de suas disciplinas. Depois de um projeto piloto no uso do método Mazur (ou "peer instruction"), foi criada em 2005 uma disciplina introdutória totalmente apoiada em atividades tutoriais, a Física por Atividades. Inicialmente optativa, ela foi acoplada a uma disciplina de final de licenciatura - Atividades para o Ensino de Física - e incorporada ao rol de obrigatórias a partir da última reforma curricular dos cursos de bacharelado e licenciatura em Física em 2010. Em paralelo, acontece desde 2014 no IF-UFF e no ICEx-UFF a popularização do método Mazur e seu uso rotineiro por parte de um grupo de professores. Em outra frente, desde 2009 um projeto de filmagem, edição e disponibilização de vídeo-aulas se dedica a instrumentar através da publicação de seus produtos no YouTube e no portal de vídeo-aulas da UFF estratégias de "sala de aula invertida". Nesta palestra descreverei estas iniciativas e apresentarei evidências de sua eficácia na promoção do aprendizado.

Compartilhe!